61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
ALFABETIZAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: Estudo de Caso em Ji-Paraná
Aline Mariana Stiz 1
Nilton De Souza Silva 1
Zulei Guedes Cardoso Trindade 1
Ilma Rodrigues de Souza Fausto 1
1. FACULDADE PANAMERICANA DE JI-PARANA
INTRODUÇÃO:

A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo. O período da vida do ser humano divide-se em fases, cada qual com sua importância, sendo valorizadas conforme a cultura da sua região Os idosos pela Legislação Brasileira são considerados idosos todos aqueles maiores de 60 anos de idade. O idoso não é velho, mas sim uma pessoa vivida, com muita sabedoria e inteligência para lidar com os problemas do dia a dia, e o direito a educação é garantido pelo estatuto do idoso. A presente pesquisa com o tema Alfabetização na Terceira Idade: Estudo de Caso em Ji-Paraná tem como objetivos investigar os fatores que levam os idosos a buscar a alfabetização na Terceira Idade; apontar o índice de procura da alfabetização em relação aos homens e mulheres.

METODOLOGIA:

O método utilizado neste trabalho consiste em pesquisa exploratória/bibliográfica e descritiva.Foram aplicados questionários fechados com a terceira idade em processo de alfabetização no município de Ji-Paraná, utilizando para tanto a técnica de amostragem, também a equipe gestora responsável por essa alfabetização através de entrevista estruturada com roteiro previamente elaborado. Será utilizada também máquina fotográfica a fim de registrar a pesquisa de campo.

RESULTADOS:

O município de Ji-Paraná possui um projeto de alfabetização para idosos, e conta com 90 alunos divididos em 4 turmas. O projeto tem duração de seis meses, começando com a participação de 25 alunos, sendo que ao término desse processo de alfabetização, os professores atingem em média de 60% dos idosos alfabetizados. Os alfabetizadores são capacitados para trabalhar com o idoso. A metodologia utilizada é a construtivista, aliada a outras técnicas, com o apoio de temas que abordem a realidade dos alfabetizandos: confecções de cartazes, colagens, tendo em vista sempre a melhor maneira de alfabetizar para que haja uma maior aprendizagem. Noventa por cento do grupo é do sexo feminino, fator que inibe adesão de idosos do sexo masculino. Com base nos resultados compreende-se que a Terceira Idade busca a alfabetização principalmente para aprender a ler e escrever para compreender melhor o mundo, satisfação pessoal e forma de aproveitar melhor o tempo oportunizado pela aposentadoria. Enquanto estão em processo de alfabetização a maioria dos idosos planejam continuar os estudos até concluir uma graduação, mas o município só oferece suporte para a alfabetização. Algumas instituições de ensino superior privadas oferecem bolsas para a terceira idade.

CONCLUSÃO:

Através dessa pesquisa constatou-se que enquanto o idoso está em sala de aula para alfabetização, ele planeja continuar os estudos e sonha conseguir cursar uma faculdade. Nesse sentido, validaram-se as hipóteses: os idosos buscam a alfabetização com o objetivo de estarem inclusos na sociedade e só a buscam nessa fase da vida devido à falta de tempo e oportunidade, quando mais jovens, a família é a principal apoiadora. No entanto, com o descaso do poder público, que não dá suporte para a continuação de um ensino direcionado à Terceira Idade, o idoso acaba encontrando dificuldades que geram um alto índice de desistência.

Palavras-chave: alfabetização da terceira idade, idoso, alfabetização.