61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança
O ESTILO INTERPRETATIVO E COMPOSICIONAL DE GAROTO
Rodrigo Aparecido VICENTE 1
José Roberto ZAN 1
1. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – IA - Campinas
INTRODUÇÃO:
A década de 1950 é um período importante para a história da música popular brasileira, pois nela está contida parte da produção de músicos freqüentemente citados como precursores da Bossa Nova, como Johnny Alf e Garoto, por exemplo. No entanto, há uma escassez de estudos sobre esta fase, principalmente se levarmos em conta a vasta bibliografia já existente sobre a Época de Ouro do Rádio (1930-1945), e do período pós Bossa Nova (1958). Motivados por essas e outras constatações, estudamos neste trabalho três fonogramas do músico Garoto (1915-1955), gravados na primeira metade dos anos 50. Partindo do levantamento de informações biográficas, históricas e sociológicas do contexto em que o violonista esteve inserido, foram realizadas a transcrição e análise musical dos sambas “Maria” e “Risque”, ambos de Ari Barroso, em versões instrumentais arranjadas e interpretadas ao violão por Garoto. Além disso, transcrevemos e analisamos a composição “O Relógio da Vovó”, elaborada em parceria com Chiquinho do Acordeom e Fafá Lemos. A partir deste material, identificamos os elementos da música erudita e do jazz presentes nas obras, observando como o artista os articulam com aspectos típicos de gêneros como o choro e o samba, constituindo assim, o seu estilo interpretativo e composicional.
METODOLOGIA:
No primeiro momento foi realizado um levantamento de dados biográficos do músico, e histórico-sociológicos do contexto em questão. A partir de então empreendemos a transcrição e análise musical se utilizando de três métodos centrais: a dissertação Teoria da Harmonia na Música Popular: uma definição das relações de combinação entre os acordes na harmonia tonal (1995), de Paulo Sérgio Ribeiro de Freitas, adotada para a efetuação das análises harmônicas, em que o autor realiza o estudo das principais cadências e estruturas de acordes utilizadas na música popular; o método Fundamentos da Composição Musical, de Arnold Schoenberg (1996), incorporado à pesquisa para a realização das análises melódicas, emprestando os conceitos de frase, motivo e formas-motivo, entre outros, bem como a abordagem dos aspectos rítmicos e harmônicos da melodia; por fim, para o estudo das estruturas das músicas nos utilizamos do artigo O Feitio da Inovação na Década de 1930: A Contribuição de Vadico para a Música Popular Brasileira (2005), de Antonio Rafael Carvalho dos Santos, em que é efetuada a análise da canção “Feitio de Oração” (Noel Rosa e Vadico), identificando os elementos da música erudita e do jazz presentes neste samba, e que revela o hibridismo já encontrado em alguns gêneros populares da época.
RESULTADOS:
Através da análise da composição “O Relógio da Vovó” (choro), verificou-se a presença de modulações harmônicas incomuns para o gênero – modulação por terças -, bem como a estrutura da sua forma – AAB. Além disso, foram encontradas tensões pouco usuais na melodia para com relação à harmonia – nona menor sobre acordes do tipo dominante e meio-diminuto. Quanto aos arranjos de violão solo dos sambas “Maria” e “Risque”, constatou-se a utilização de inversões, substituições e adição de tensões nos acordes, ambos os três recursos freqüentemente praticados no jazz, assim como o uso de clusters – intervalos de segundas maiores ou menores localizadas na estrutura de um acorde -, cuja origem está na música erudita. Garoto explora também as escalas cromáticas, notas-pedal, condução de vozes e a interpretação do tempo (andamento), características muito próximas da linguagem da música de concerto.
CONCLUSÃO:
Ao final da pesquisa pôde-se concluir que, partindo da linguagem de estilos como o choro e o samba - os quais constituem a base de sua discografia -, Garoto utiliza constantemente recursos oriundos do jazz e da música erudita, tanto na forma de compor quanto na de interpretar. Através da articulação de algumas técnicas presentes nestes gêneros, o músico obteve uma sonoridade moderna para a época, pois, ao mesmo tempo em que emprega recursos avançados como o cluster e a adição de tensões nos acordes, por exemplo, é possível constatar o uso freqüente de sincopas nas suas harmonizações e rearmonizações, característica marcante do samba e do choro. Além do mais, é provável que o hibridismo presente no seu estilo interpretativo e composicional tenha influenciado os músicos da futura geração Bossa Nova, pois, diversas técnicas identificadas durante as análises tornaram-se recorrentes na produção desse gênero, em especial, as inversões, substituições e aplicação de tensões na harmonia.
Instituição de Fomento: CNPq/Pibic – Conselho Nacional de Pesquisa Científica/Programa Interno de Bolsas de Iniciação Científica
Palavras-chave: Música Popular, Violão, Análise.