61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
O PROBLEMA DO LIXO EM PARINTINS (AM) E A INSERÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES NA COLETA SELETIVA
Luís Oreste Azevedo Pessoa 1
João D Anuzio Menezes de Azevedo Filho 1
1. Universidade do Estado do Amazonas/UEA
INTRODUÇÃO:
Um dos grandes desafios enfrentados pelo município de Parintins é o aumento da produção dos resíduos sólidos e sua destinação final. Como agravantes temos crescimento urbano, o aumento da população, consumismo, os descartáveis e a falta de políticas públicas voltadas para o meio ambiente. Diariamente são geradas em média 64 toneladas de resíduos despejados no lixão sem nenhum tratamento. Vários bairros surgiram, alguns projetados e outros provenientes de invasões. De rural, antes da década de 80, a cidade tornou-se urbana. População aumentou e os problemas sociais se agravaram, como o desemprego, miséria e exclusão social. Neste contexto, surge uma nova categoria de trabalhadores: os catadores de lixo que a mais de dez anos trabalham na lixeira pública. Este artigo tem como objetivo analisar os principais problemas relacionados ao lixo em Parintins e mostrar a importância da Associação dos Catadores de Lixo de Parintins (ASCALPIN) no processo de coleta seletiva, inclusão social e os benefícios ao meio ambiente, identificando os fatores históricos da cidade em relação ao crescimento da população, o aumento da produção de resíduos e os locais utilizados pela prefeitura para disposição final do lixo.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, tomando como princípio o fato de que o conhecimento das investigações é influenciado por valores sociais e culturais, sem excluir, no entanto, dados quantitativos. O método de investigação foi o indutivo e fenomenológico porque parte da observação de fatos ou fenômenos cujas causas deseja-se conhecer e que considera a realidade a partir da intencionalidade da consciência voltada para o fenômeno através da percepção. A revisão bibliográfica foi realizada constantemente. Dentre as técnicas de pesquisa foi utilizada a observação direta intensiva sistemática, sendo também realizadas as observações diretas extensivas baseadas na aplicação de questionários. Foram feitos registros fotográficos na lixeira pública, na rua e no galpão da associação.
RESULTADOS:
Parintins, localizada a cerca de 400 km de Manaus, estado do Amazonas, teve um crescimento populacional significativo desde a década de 1970. Nesse período, Parintins possuía 38.086 habitantes, sendo 43,97% na zona urbana. Em 2000, a população do município passou para 90.150 habitantes, 70,75% morando na zona urbana. Em 2007, a população é de mais de 102.000 habitantes. A acelerada urbanização de Parintins, não foi acompanhada por uma infra-estrutura adequada, o que gerou a carência de saneamento e de um planejamento integrado do sistema de limpeza pública. A disposição final do lixo da cidade é feita em um lixão, há uns 3 km do aeroporto e a grande concentração de urubus está complicando os pousos e decolagens de aeronaves. São cerca de 64 toneladas de resíduos por dia, cada habitante produz 0,963 gramas de lixo. A ASCALPIN foi constituída em 2007, tendo por finalidade a geração de emprego e renda mediante a experimentação não lucrativa das atividades de cata, separação e processamento de lixo, bem como artesanato e o desenvolvimento de atividades sócio-educativas, ambientais e culturais tudo através da execução de projetos sociais que privilegiem o seu interesse. O benefício que os catadores de rua trazem para a limpeza urbana é grande, eles coletam recicláveis antes do caminhão da prefeitura passar, portanto reduzindo os gastos com limpeza pública. É importância o apoio da sociedade e do poder público nas ações da ASCALPIN. A sensibilização da comunidade fará com que a coleta de resíduos recicláveis aumente e gere renda e inclusão social para os catadores.
CONCLUSÃO:
São muitos os problemas relacionados ao lixo em Parintins e a ASCALPIN é fundamental na tentativa, não de resolver, mas de amenizar esses problemas. A ausência de políticas públicas voltadas para o meio ambiente agrava ainda mais a situação. Parintins possui leis e códigos regendo sua organização territorial e urbana. O que precisa é ser colocada em prática. A população aumentou, vários bairros surgiram e a administração pública não acompanhou o desenvolvimento da cidade. Hoje o lixo é um dos principais problemas no município, causando transtornos diretamente a mais de 10.000 pessoas devido a disposição final inadequada de 64 toneladas diárias de lixo. A Associação surge como peça chave para o município implantar a coleta seletiva. Os resultados já começaram a aparecer: os catadores associados estão trabalhando em um galpão onde depositam, fazem a triagem e prensam os materiais coletados; estão desviando mensalmente da lixeira toneladas de resíduos; melhorou a renda; as condições de trabalho; inclusão social e os catadores passaram a ter cidadania.
Palavras-chave: Lixo, Catadores de lixo, Coleta Seletiva.