61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
IMPLEMENTAÇÃO DE METADADOS NA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DO INPA
Karina Jussara de Moura Costa 1
Suely de Souza Costa 2
Angela Nascimento dos Santos Panzu 2
1. Universidade Federal do Amazonas/UFAM
2. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/ INPA
INTRODUÇÃO:
O Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA, criado em 29 de outubro de 1952, tem como finalidade valorizar a Amazônia investindo na produção e disseminação do conhecimento científico e tecnológico, promovendo estudos voltados para as condições de vida da região amazônica. Para fortalecer a produção científica gerada pelo instituto, desde a década de 70 o INPA vem conhecendo a Amazônia através do Programa Integrado de Pós-Graduação em Biologia Tropical e Recursos Naturais.Considerando a necessidade de mudança na atuação das bibliotecas, assim como as novas tecnologias no meio informacional, é que a Biblioteca do INPA aderiu ao consórcio da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, coordenada pelo IBICT, que permite aos usuários acesso ao texto integral de teses e dissertações. Esta pesquisa tem por objetivo avaliar a produção científica do INPA voltada para a região do alto Rio Negro,AM quanto a disseminação e acesso às teses e dissertações defendidas junto ao programa de pós-graduação do instituto no período de 2005 a 2007, e às demandas dos mestrandos e doutorandos nos serviços prestados pela Biblioteca de acesso a informação.
METODOLOGIA:
A metodologia apresenta as seguintes etapas: Levantamento das teses e dissertações concluídas de 2005 a 2007 junto ao Banco de teses do portal Capes; Classificação da produção acadêmica através de indicadores por ordem de freqüência quanto a área de conhecimento, palavras-chave, local, para identificar o conhecimento produzido na instituição sobre o Alto Rio Negro; Análise das teses e dissertações para verificação dos metadados, que consiste na confirmação das informações necessárias para a inclusão do arquivo no Sistema TEDE; Inclusão dos metadados no Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações – TEDE.
RESULTADOS:
A partir dos metadados extraídos do Banco de Teses Capes, constatou-se que a produção total do instituto equivale a de 293 no período de 2005 a 2007, onde 236 são apresentadas em dissertações e 57 em teses, apenas 05 dissertações mencionavam como área de pesquisa a região do alto Rio Negro. Estão disponíveis na Biblioteca do INPA, 233 teses e dissertações para consulta local ou domiciliar em documento impresso e 100 teses e dissertações disponíveis na BDTD do INPA. Com a verificação dos metadados constatou-se que 38% dos arquivos recebidos da secretária de pós-graduação precisam ser devolvidos para correção, por não fornecerem os metadados obrigatórios para a inclusão, o que contribui para o atraso na publicação das teses e dissertações.
CONCLUSÃO:
O acesso a conteúdos como as teses e dissertações, produzidos em institutos como o INPA, por meio da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, resultam na formalização da comunicação cientifica, onde os resultados das pesquisas necessitam ser compartilhados e comprovados, de forma a contribuir para a produção de outras pesquisas. Considerando os resultados constatou-se que há pouca informação disponível voltada para a região do Ato Rio Negro. Quanto ao acesso as teses e dissertações, observa-se uma porcentagem desigual na divulgação, onde o acesso online é inferior comparado ao impresso, o que requer mobilização dos agentes que participam deste processo, de modo a desenvolver meios que otimizem o compartilhamento da produção científica para o melhor aproveitamento das vantagens proporcionadas pelo sistema digital de publicações.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas/ FAPEAM
Palavras-chave: Teses, Dissertações, Metadados .