61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA DE QUATRO LAGOS DA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO DO ALTO SOLIMÕES (CABALLO COCHA E CUSHILLO COCHA – AMAZÔNIA PERUANA; SOCO REDONDO E GARZA COCHA – AMAZÔNIA COLOMBIANA).
FABIANE FERREIRA DE ALMEIDA 1
LILIANA PALMA 2
ANGELA LUCIA PANTOJA-MATTA 3
SANTIAGO R. DUQUE 2
MARCELA NUÑEZ-AVELLANEDA 4
THAYSA DE MOURA NOGUEIRA 1
1. Universidade Federal do Amazonas - UFAM/INC - Benjamin Constant - AM
2. Universidade Nacional da Comlombia - UNAL - Leticia, Amazonas - Colômbia
3. Universidade de Cauca – UNICAUCA – Popayán – Cauca, Colômbia
4. Instituto Amazônico de Investigações Científicas SINCHI - Letícia – Amazonas
INTRODUÇÃO:
Os lagos presentes na Bacia Amazônia são sistemas com alta diversidade em todos os níveis tróficos devido ao fato de serem influenciados pela dinâmica do Pulso de Inundação, o qual possui um importante papel na regulação da mesma. Estas condições também determinam a composição da comunidade fitoplanctônica. O fitoplâncton é composto por organismos fundamentais para o equilíbrio do ambiente aquático. Seu curto período de geração permite que os importantes processos de sucessão sejam mais bem compreendidos, sendo, portanto o fitoplâncton útil como modelo para um melhor entendimento das comunidades aquáticas. Apesar da importância que merece o fitoplâncton, são poucos os estudos que abordam a dinâmica deste grupo nos ambientes aquáticos, especialmente, no Alto rio Solimões. Por isto este estudo objetiva aprofundar o conhecimento sobre a ecologia deste grupo e nesta ocasião busca estimar a composição em termos de riqueza do fitoplâncton e com isso realizar uma comparação entre os lagos, levando em conta os parâmetros físicos e químicos.
METODOLOGIA:
Os lagos amostrados neste estudo foram Caballo Cocha (3°54´56.2" S, 70°32´40,7" W) e Cushillo Cocha (3°56´14.9" S, 70°25´39,8" W) que situam-se próximo as cidades peruanas também chamadas Caballo Cocha e Cushillo Cocha e os lagos Soco Redondo (3°44´58.3" S, 70°31´0.3" W) e Garza Cocha (3°44´59.9" S, 70°31´0.0" W) que situam-se próximo a cidade colombiana de Puerto Nariño. As amostragens foram realizadas durante o período de cheia de 2009, onde foram amostradas duas estações em cada lago, uma abrangendo a região limnética e outra a região litorânea. As amostras foram coletadas através de arrastos horizontais e verticais com o auxílio de uma rede de plâncton com 20µm de abertura de malha, reservando se aproximadamente 100 ml de cada amostra fixada em Transeau. As amostras foram analisadas através de um microscópio óptico e as identificações foram feitas com auxílio de literatura específica. Analises de agrupamento (cluster) foram utilizadas para se identificar a similaridade entre os lagos no que se refere à composição de espécies e características físicas e químicas, baseado no índice de Jaccard e Bray Curtis, respectivamente.
RESULTADOS:
A profundidade na região limnética variou entre 7,5m (Garza Cocha) e 16m (Caballo Cocha). As características físicas e químicas apresentaram um gradiente de influência pelo rio Solimões, sendo que o lago Garza Cocha apresentou os menores níveis de influência com os menores valores de pH (3,7) e condutividade (15,1 µS.cm-1), e os lagos Caballo Cocha e Cushillo Cocha foram os que apresentaram maiores níveis de influência com maiores valores em média de pH (7,5) e de condutividade (135,4 µS.cm-1). Um total de 122 espécies foi inventariado, pertencendo a nove classes taxonômicas. O lago Caballo Cocha foi o que apresentou a maior riqueza (65 táxons) seguido pelo lago Garza Cocha (34 táxons). A classe Chlorophyceae foi a melhor representada (41 espécies) seguida pela classe Euglenophyceae (34 táxons), altas riquezas, para estas classes, já foram relatadas para outros ambientes de planície de inundação. A análise de agrupamento evidenciou a formação de um grupo composto pelos lagos Soco Redondo e Garza Cocha e outro por Caballo Cocha e Cushillo Cocha, dentro de cada grupo os lagos foram similares tanto para as características físico-químicas, quanto para a composição de espécies.
CONCLUSÃO:
  • Baseado nos resultados apresentados conclui-se que a composição de espécies dentro de cada lago é fortemente influenciada pelas características físicas e químicas, tendo em vista que os lagos que possuíram características físicas e químicas semelhantes também apresentaram composição de espécies similares.
  • Os lagos situados em território peruano apresentaram maior riqueza, tendo em vista, que estão mais próximos do rio Solimões o que facilita a conexão com o mesmo e como conseqüência o aporte de nutrientes necessários para o desenvolvimento da comunidade fitoplanctônica;
  • Ao contrario dos lagos amostrados na parte colombiana, que não possuem conexão com o rio Solimões e sim com rios menores ou igarapés de águas pretas.
  • A falta de conexão também é responsável pela variação das características físicas e químicas.



 

Palavras-chave: planície de inundação, Alto Solimões, fitoplâncton.