61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 1. Físico-Química
Caracterização e Análise Estatística dos Parâmetros Físico-Químicos do Álcool Etílico Hidratado Combustível (AEHC) Comercializado nos Estados de Rondônia e Acre
Nilton Fagner de Oliveira Araújo 1
Pedro di Tárique Barreto Crispim 1, 2, 3
Cícero Hênio Vieira Marques 3
Mariangela Soares de Azevedo 1, 3
Tainá Cunha de Aguiar 1
Luis Fernando Lira Souto 1, 3
1. Universidade Federal de Rondônia/UNIR
2. Prof. Msc. (Orientador)
3. Laboratório de Combustíveis (LABCOM/UNIR)
INTRODUÇÃO:

Atualmente o Álcool Etílico Hidratado Combustível (AEHC) é uma das principais alternativas à utilização de combustíveis derivados de petróleo. Com o aumento do consumo deste combustível, faz-se necessário o monitoramento e o controle de qualidade para coibir práticas de adulteração que levam a prejuízos tanto ao governo, devido a fraudes tributárias, como ao consumidor final, que pode ser lesado quanto à qualidade do produto adquirido. O monitoramento para o controle de qualidade é realizado em laboratório por meio de ensaios físico-químicos de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a American Society Testing and Materials (ASTM). As normas que determinam os limites de qualidade dos combustíveis é definida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Nos estado de Rondônia e Acre, as análises de conformidade e adequação dos combustíveis às normas vigentes são realizadas pelo Laboratório de Combustíveis da Universidade Federal de Rondônia (LABCOM/UNIR) em parceria com a ANP. O objetivo deste trabalho é identificar e caracterizar as principais propriedades físico-químicas do AEHC comercializado dos estados de Rondônia e Acre utilizando a análise descritiva, inferência e correlação de dados como ferramenta nesta avaliação.

METODOLOGIA:

O estado de Rondônia possui 52 municípios divididos em seis regiões para a coleta de amostras, o estado do Acre por sua vez representa a sétima região. Mensalmente foram realizadas amostragens sorteando os postos aleatoriamente por meio de estratificação. Cada posto foi identificado, enumerado e posteriormente sorteado determinando assim os postos em que as coletas foram feitas. A amostragem, nesta etapa, foi executada recolhendo aproximadamente 1000 mL de combustível diretamente da bomba medidora, e acondicionados em garrafas PET de cor âmbar, sendo lacrada e identificada por meio de um código único para cada amostra. Os ensaios físico-químicos foram realizados em laboratório de acordo com os critérios estabelecidos pela ANP (Resolução ANP n. 36 de 06/12/2005). Foram usadas 268 amostras analisadas nos estados de Rondônia e Acre no ano de 2008, tendo como parâmetros Massa Específica e Teor Alcoólico (ASTM D 4052), pH (NBR 10891), Condutividade Elétrica (NBR 10547), utilizando aparelhos específicos para cada análise: densímetro digital (Anton Paar DMA 4500), pH-metro (Tec – 3MP ) e condutivimetro (Tec – 4MP). O software STATISTICA versão 8.0 foi utilizado para as análises estatísticas, com nível de significância de 5%.

RESULTADOS:

As amostras apresentaram pH médio de 6,03 localizado no intervalo compreendido entre 5,99 e 6,07 com desvio padrão de 0,32 e coeficiente de variação igual a 5,33%, condutividade elétrica média 152,18 µS/m no intervalo entre 143,09 µS/m e 161,28 µS/m com desvio padrão de 75,63 e coeficiente de variação de 49,70%, massa especifica média de 809,95 kg/m3 localizada no intervalo entre 809,59 kg/m3 e 810,31 kg/m3, com desvio padrão de 3,01 e coeficiente de variação de 0,37%, teor alcoólico médio de 92,96 ºINPM, variando entre 92,82 ºINPM e 93,10 ºINPM, com desvio padrão de 1,17 e coeficiente de variação de 1,26%. A correlação linear de Pearson entre os parâmetros mostrou-se significativa em todos os casos (valor-p<0,05), destacando-se as correlações entre massa especifica e teor alcoólico (R2 = 0,998). As análises são voltadas para a composição química do combustível, deste modo o pH e a condutividade tem pouca interferência no teor alcoólico pois dizem respeito apenas à concentração de íons presentes na solução, já a massa especifica tem influencia muito forte com uma correlação negativa, assim, quanto maior a massa especifica, menor o teor alcoólico.

CONCLUSÃO:

O Álcool Etílico Hidratado Combustível comercializado nos estados de Rondônia e Acre apresenta um bom padrão de qualidade, com pouca variação dos limites estabelecidos pela Resolução ANP n. 36 de 06/12/2005. Quanto às propriedades físico-químicas, apresenta forte correlação entre massa especifica e teor alcoólico, e condutividade elétrica com um alto coeficiente de variação (49,70%) apresentando uma ampla faixa de valores que vão de 38,00 µS/m a 884,00 µS/m. Há a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre a condutividade elétrica, que pode fornecer mais informações a respeito da qualidade do combustível, pois os íons presentes podem ser nocivos ao meio ambiente e prejudicar o funcionamento do motor.

Instituição de Fomento: Laboratório de Combustíveis (LABCOM/UNIR), CNPq
Palavras-chave: AEHC, parâmetros físico-químicos, análise estatística.