61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 7. Planejamento Urbano e Regional - 3. Serviços Urbanos e Regionais
SERVIÇOS URBANOS BÁSICOS E ESTRESSE: UM ESTUDO EM DUAS ÁREAS URBANAS DO MUNICÍPIO DE BELÉM – PARÁ.
Biatriz Araújo Cardoso 1
Daniela Teixeira Costa 1
Camila do Carmo Fernandes 1
Flavia de Souza Faria 1
Voyner Ravena Cañete 1
1. Universidade da Amazônia
INTRODUÇÃO:

A exclusão aos serviços urbanos básicos acarreta grandes problemas sociais, ocasionando a falta de acesso às oportunidades, oferecidas pela sociedade aos seus membros, podendo implicar na falta de recursos, ou de uma forma mais abrangente, ausência de cidadania, a qual abarca diferentes níveis de organização e expressão, tais como: ambiental, cultural, econômico, político e social. Nesse sentido, essa exclusão promove, dentre os vários problemas, o da saúde, que abrange a grande situação de estresse vivido pela sociedade. Estresse é uma questão tão antiga e ao mesmo tempo tão presente no cotidiano urbano dos indivíduos que não apresentam serviços urbanos adequados e pode ser entendido como o estado de desgaste emocional e/ou comprometimento da habilidade do indivíduo, decorrente de uma incapacidade do organismo de tolerar, superar, ou se adaptar às exigências de natureza psicológica existentes em seu ambiente de vida. Este estudo teve como objetivo geral estudar o estresse e a exclusão aos serviços urbanos básicos em duas áreas urbanas do município de Belém - Pará.

METODOLOGIA:
O estudo foi de inquérito transversal em duas comunidades do município de Belém - Pará, a do entorno do Igarapé Mata Fome e do entorno da Unama Campus Alcindo Cacela. A amostra foi constituída por 84 indivíduos em cada área estudada, de ambos os sexos e acima de 40 anos. Os participantes foram submetidos a dois questionários, o primeiro refere-se aos dados socioeconômicos e demográficos/ habitacionais e o segundo, ao questionário de nível de estresse baseado em Oliveira (2002), constituído de 18 questões, onde para cada pergunta obteve-se uma pontuação, ao final deve-se somar os resultados o que varia de 110 a 0 pontos, na qual é dividido de 81 a 110 pontos indicando positivo bem-estar; 76 a 80 pontos – baixa positividade;  71 a 75 pontos – marginal (no limite);  56 a 70 pontos – indica problema de estresse;  41 a 55 pontos – indica sofrimento; 26 a 40 pontos – indica sofrimento sério e de 0 a 25 pontos – indica sofrimento severo; quanto maior for a numeração mais calma é o indivíduo. A análise estatística foi realizada por meio de um pacote estatístico Biostat 4.0, teste qui-quadrado, sendo considerado o nível alfa de 0.05 para rejeição da hipótese de nulidade.
RESULTADOS:
Na pesquisa encontrou-se que na comunidade do entorno da Unama Campus Alcindo Cacela, 96% eram indivíduos do sexo feminino e 4% masculino, com 36% na faixa etária de 40-49 anos, onde 57% apresenta renda mensal acima de 3 salários mínimos. Nas características demográficas/habitacionais, 54% das residências são de alvenaria e 81% apresentam o banheiro dentro da moradia. As residências apresentam esgoto, água encanada, coleta de lixo e energia elétrica. Na comunidade do entorno do Igarapé Mata Fome, 61% eram do sexo feminino e 39% masculino, com 35% na faixa etária entre 40-49 anos, no entanto a maioria com 42% possui renda mensal entre 2 a 3 salários mínimos. Nas características demográficas/ habitacionais, 53% das residências são de madeira, onde 39% dos banheiros de localizam fora. As residências apresentam coleta de lixo, água encanada de forma não satisfatória, não apresenta esgoto e a energia elétrica é clandestina. Em relação aos valores do nível de estresse, observou-se que houve significância estatística, com p-valor de 0,00, na qual a comunidade do entorno a Unama Campus Alcindo Cacela apresentou 72% e a comunidade do entorno do Igarapé Mata Fome apenas 35% com indicação de positivo bem-estar, no entanto, esta indica 23% de problemas de estresse.
CONCLUSÃO:

A exclusão aos serviços urbanos básicos contribui para o aumento do nível de estresse das comunidades que não a possui como ocorreu no entorno do Igarapé Mata Fome, que é quase totalmente excluída desses serviços, alterando o equilíbrio psicológico e mental da população. O oposto pode ser observado na outra comunidade estudada, que apresenta os serviços urbanos básicos e com mais acessibilidade apesar de não ser completamente satisfatório, no entanto, a população apresenta um positivo bem-estar.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado do Pará - FAPESPA
Palavras-chave: serviços urbanos básicos, estresse, Belém.