61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
ATIVIDADE FÍSICA HABITUAL DE IDOSOS MORADORES DE COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA REGIÃO DO MÉDIO SOLIMÕES, NO MUNICÍPIO DE COARI – AM.
Elisangela Domingos Miranda 1
Grasiely Faccin Borges 2
1. Universidade do Estado do Amazonas
2. Universidade Federal do Amazonas
INTRODUÇÃO:
A prática de atividades físicas por idosos está diretamente ligada á manutenção da saúde e prevenção de doenças. Tais práticas, tão importantes principalmente no cotidiano, envolvem também benefícios a domínios funcionais e psicológicos. Este trabalho objetivou identificar quais são essas atividades praticadas, no cotidiano de idosos, moradores de comunidades ribeirinhas da região do Médio Solimões, município de Coari – AM.
METODOLOGIA:
Durante expedição científica pelo Médio Solimões - da cidade de Coari - AM até sua fronteira com Tefé- AM, este estudo foi realizado através de entrevista semi estruturada, com idosos a partir de 60 anos de idade e moradores das comunidades ribeirinhas. Posteriormente foi elaborado um code book para que os dados fossem tratados.
RESULTADOS:
Foram entrevistados 17 idosos, sendo 64,7% de homens e 35,29% de mulheres. A média de idade foi de 66 anos com Desvio Padrão de 8,4. A agricultura foi a função mais desempenhada pelos indivíduos com 47,05% de trabalhadores. Carregar água, do rio até a casa onde mora, foi considerada a tarefa doméstica mais árdua de se realizar com 41,17% de relatos sendo realizada 5 ou mais vezes na semana. Tem-se como árdua tal tarefa porque para se chegar do rio até a casa do ribeirinho existem barrancos e a distância é longa, além do peso dos vasilhames com água carregados nas costas ou na cabeça. As atividades esportivas ficaram com 17,64% de praticantes de futebol por 1 a 2 vezes na semana. No tempo livre, os entrevistados relataram diversas atividades, mas 52,90% destes não praticam nenhuma. Com 17,60% dos entrevistados estão as costuras para a família e 29,5% estão entre pesca, atividades religiosas, trabalhos em lavoura própria, consertos da casa e caminhada pela comunidade.
CONCLUSÃO:
As atividades físicas habituais dos idosos ribeirinhos foram consideradas intensas e de alta freqüência, relevando principalmente o peso carregado e as distâncias percorridas para as atividades do cotidiano e de extrema importância para a sobrevivência. Apesar dessas práticas não obterem orientações ou qualquer tipo de intervenções profissionais, até mesmo por serem, em maioria de cunho doméstico e trabalhista, elas oferecem o bem estar e a independência do idoso, fatores de importância na qualidade de vida destes.
Palavras-chave: Atividade física habitual, Idosos, Comunidades ribeirinhas.