61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
INFLUÊNCIA DAS VITAMINAS NA PRODUÇÃO DE METABÓLITOS ANTIMICROBIANOS POR Flammulina velutipes
Élida Pinto Cruz 1
Ruby Vargas-Isla 2
Noemia Kazue Ishikawa 3
1. Curso de Biologia - UNINORTE
2. Curso de Pós-graduação Botânica-INPA
3. CPTA-INPA
INTRODUÇÃO:

Enokipodins A, B, C e D, são metabólitos secundários com atividade antimicrobiana produzidas pelo cogumelo comestível Flammulina velutipes (Curtis) Singer. Este apresenta interessante configuração química de interesse microbiológico, no entanto sua biossíntese é influenciada pela composição do meio, condições ambientais e variabilidade genética. Em experimento anterior, observou-se o aumento da produção de metabólitos antimicrobianos por F. velutipes no Meio Completo de Pontecorvo. Por outro lado, a produção de biomassa tenha sido inferior neste meio quando comparado ao obtido em outros meios de cultura. Este resultado gerou questionamentos quanto ao papel de cada componente deste meio de cultura. Sabe-se que a presença de vitaminas é requerida em pequenas quantidades e são fundamentais para o desenvolvimento e regulação da síntese de metabólitos secundários.  Deste modo este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito da exclusão de vitaminas do Meio Completo de Pontecorvo (MC) na biossíntese dos metabólitos antimicrobianos produzidos pela cultura micelial de F. velutipes.

METODOLOGIA:

O micélio da cultura estoque de F. velutipes foi cultivado a 25°C em placa de Petri contendo meio Batata Dextrose Ágar (BDA), após 7 dias foram retirados discos de micélio (9 mm de diâm.) e usados como inóculo dos experimentos. O MC foi utilizado como controle. Os tratamentos foram MC com exclusão das vitaminas tiamina, riboflavina, piridoxina, biotina, ác. p-aminobenzóico e ác. nicotínico. Os respectivos tratamentos foram distribuídos em frascos de Erlenmeyer de 125 mL, contendo 50 mL cada e esterilizados por 15 minutos a 121°C. Em seguida foram colocados três discos de inóculo de F. velutipes nos frascos, incubação a 25°C, sem luz, por 15 dias. Após este período, separou-se a biomassa fúngica do meio de cultura por filtração. A massa micelial foi desidratada a 65°C e depois a 105°C até peso constante. Os filtrados adquiridos foram submetidos à avaliação da atividade antimicrobiana pelo método de difusão em Ágar, com base na técnica do pocinho, contra Bacillus subtilis. A atividade antibacteriana do filtrado da cultura micelial foi determinada pela formação da zona de inibição do crescimento bacteriano.

RESULTADOS:
A produção de biomassa micelial obtida no controle (MC) foi semelhante ao resultado de estudos anteriores (0,15 g/frasco). Houve crescimento micelial em todos os tratamentos, indicando a exclusão das vitaminas não interferiu no desenvolvimento micelial de F. velutipes. Os filtrados obtidos dos tratamentos com exclusão de tiamina, riboflavina, ác. P-aminobenzóico e ác. Nicotínico apresentaram maior atividade antimicrobiana contra B. subtilis em relação ao controle. Por outro lado, o filtrado do tratamento com a exclusão de piridoxina apresentou resultado negativo no teste de atividade antimicrobiana e a exclusão de biotina apresentou resultado similar ao obtido no controle. Estes resultados sugerem que a presença das diferentes vitaminas pode estar atuando como o inibidor ou ativador da via biossintética de compostos antimicrobianos como os enokipodins A-D. No entanto, experimentos para obter resultados mais conclusivos estão em andamento.
CONCLUSÃO:
A exclusão de vitaminas do Meio Completo de Pontecorvo (MC) não influencia a produção de biomassa micelial de F. velutipes, no entanto, esta interfere na biossíntese dos metabólitos antimicrobianos. Das seis vitaminas estudadas a exclusão de vitaminas riboflavina e ác. Nicotínico apresentaram o maior halo de inibição contra B. subtilis, já a retirada de piridoxina inibiu a produção de compostos antimicrobianos por este fungo.
Instituição de Fomento: FAPEAM, CNPq
Palavras-chave: Biossíntese, Basidiomycete, Enokipodins.