61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO FLAMMULINA VELUTIPES CONTRA BACTÉRIAS ISOLADAS DE FRUTOS DA AMAZÔNIA
Alisson dos Reis Canto 1
Robson Ribeiro Marinho 1
Bruna Mara Silva Seco 2
Allan Rafael Luzzi Gallo 2
Mirian Tiemi Kashiwabara 2
Noemia Kazue Ishikawa 3
1. Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas CEFET-AM-Manaus-AM
2. Universidade Estadual de Londrina UEL-Londrina-PR
3. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia INPA-Manaus-AM
INTRODUÇÃO:
A espécie de basidiomiceto Flammulina velutipes (Curtis) Singer, um cogumelo comestível amplamente consumida nos países asiáticos e conhecida popularmente como Enokitake, produz compostos com propriedades antitumor, imunomodulatória, antibacteriana, antifúngica, entre outras. Em 2000 foram isoladas e elucidas a estrutura química de quatro compostos antimicrobianos produzidos pela cultura micelial de F. velutipes, descobrindo assim um novo grupo de antimicrobianos, nomeados Enokipodins A, B, C e D. Atualmente, a busca dos consumidores por alimentos sem aditivos químicos, vem sendo um impulso que aumenta o interesse na utilização de agentes antimicrobianos naturais na preservação de alimentos. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo, avaliar a sensibilidade de bactérias isoladas de frutos da Amazônia aos metabólitos antimicrobianos produzidos por F. velutipes.
METODOLOGIA:
O isolado de F. velutipes (Fv-4) é proveniente da coleção de cultura da Universidade de Hokkaido-Japão. As bactérias utilizadas para o teste de atividade antimicrobiana, foram isoladas de partes deterioradas de cupuaçu, pupunha e tucumã. A identificação das bactérias foi realizada utilizando-se métodos tradicionais em bacteriologia, através da coloração de Gram, estudo de características micromorfológicas e testes bioquímicos. Para a obtenção do filtrado da cultura micelial com metabólicos antimicrobianos, um fragmento de ágar com micélio da cultura estoque, foi transferido para placas de Petri contendo meio extrato de malte e peptona ágar (EMPA) e, em seguida, as placas mantidas a 25 oC para obtenção de discos de micélio, utilizados como inóculo.  Sendo cinco discos com micélio imersos em frascos de Erlenmeyer com 100 mL de caldo extrato de malte e peptona (CEMP), e estes mantidos a 25 oC, no escuro e em condições estáticas por 40 dias. Depois da incubação, a biomassa fúngica foi separada do meio CEMP, por filtração. A atividade antimicrobiana dos compostos acumulados no filtrado foi testada pelo método de difusão em ágar com base na técnica do pocinho. Sendo determinada pela formação do halo de inibição do crescimento microbiano, após 24 h de incubação a 37 oC.
RESULTADOS:
As bactérias isoladas, identificadas e utilizadas no teste da atividade antimicrobiana, foram no total quatro, todas Gram-positivas sendo, Bacillus sp., do cupuaçu, Staphylococcus sp., da pupunha e Micrococcus sp. e Staphylococcus aureus, do tucumã. Com relação à obtenção do filtrado contendo compostos produzidos pela cultura micelial, após 40 dias de cultivo foram obtidos, em média 81,1 mL de filtrado e 0,051 g de massa micelial seca por frasco. Dos microrganismos o Bacillus sp., isolado do cupuaçu e S. aureus, isolado do tucumã, apresentaram sensibilidade aos compostos acumulados na cultura micelial de F. velutipes. Outros trabalhos, já relatam da atividade antimicrobiana de compostos antimicrobianos produzidos por F. velutipes, Enokipodins A-D, contra B. subtilis, frequentemente encontrado no ecossistema do solo, e S. aureus, que pode ser encontrado no solo, água e ar. Sendo estes dois microrganismos, possíveis contaminantes de alimentos de origem agrícola. Uma vez que é possível a utilização de agentes antimicrobianos contra deterioração de alimentos, inibindo a proliferação de microrganismo, os compostos antimicrobianos, produzidos por F. velutipes, possui potencial para ser utilizado no controle de bactérias prejudiciais aos frutos típicos da região Amazônica.
CONCLUSÃO:
As bactérias Bacillus sp. e S. aureus isoladas dos frutos tucumã e cupuaçu, respectivamente, apresentaram sensibilidade aos metabólitos antimicrobianos produzidos pela cultura micelial do fungo F. velutipes.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM)
Palavras-chave: Basidiomiceto, metabólitos antimicrobianos, preservação de frutos.