61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 1. Serviço Social Aplicado
O ESTAGIO CURRICULAR E A FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL A RELAÇÃO: ESTAGIÁRIO/SUPERVISOR DE CAMPO/SUPERVISOR DE ENSINO    RELATO DE EXPERIENCIA REALIZADO NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE
Silvia Bezerra da Silva 1
1. Centro Universitário do Norte - Uninorte
INTRODUÇÃO:

O estágio curricular do curso de serviço social é de suma importância para a formação profissional dos assistentes sociais, pois é ele que vai oportunizar o desenvolvimento de sua capacidade para o trabalho profissional assim como propiciar a reflexão sobre a realidade social a qual está inserido. O estágio, conforme Iamamoto (2007, p.290), é entendido como o “processo de qualificação e treinamento teórico-metodológico, técnico-operativo e ético-político do aluno”, ressaltando que nesta dinâmica, existem três segmentos que atrelados, dão vida a esse processo: o docente supervisor de ensino, o profissional de serviço social supervisor de campo e o estagiário. Este relato de experiência profissional busca analisar a relação Estagiário / Supervisor de Campo / Supervisor de ensino, abordando a dificuldade que estes segmentos enfrentam no seu dia a dia para a efetivação do estágio curricular. Explicitando que o docente supervisor de ensino precisa saber articular o conhecimento teórico à prática profissional e ao profissional supervisor de campo cabe o papel de transmitir ao estagiário o conhecimento da prática profissional. Nesta dinâmica, justifica-se a relevância deste estudo para proporcionar a identificação dos referidos papéis e atribuições de cada segmento. Assim, percebe-se que é no momento da vivência do estagio que o aluno se apropria da profissão e ao se apropriar da mesma vai absorver o papel e postura do profissional que o acompanha, acarretando assim, a construção de sua identidade profissional. Tal identidade refletirá através de sua postura profissional todo o preparo recebido na instituição de ensino e no campo de estagio.

METODOLOGIA:

A metodologia deste trabalho foi desenvolvida através da observação participante, tendo em vista que proporciona ao pesquisador um contato mais direto com a realidade analisada, viabilizando também a coleta de dados com a reflexão crítica baseada no referencial teórico e a prática vivenciada nos campos da pesquisa. O trabalho foi realizado no Centro Universitário do Norte - Uninorte, localizado na Rua Huascar de Figueiredo, s/n – Centro, especificamente na Coordenação de Estágio do Curso de Serviço Social. O objetivo proposto foi analisar a importância das atribuições dos segmentos supervisor de ensino e supervisor de campo para a construção da identidade profissional do discente do curso de serviço social.

Quanto ao perfil dos sujeitos, foram estudados os docentes no papel de supervisores de ensino e os profissionais de serviço social enquanto supervisores de campo. O referido estudo baseia-se em uma contribuição teórica e prática abordando o contexto de formação do assistente social e a realidade sobre o mercado de trabalho deste profissional.
RESULTADOS:

Dentre os resultados obtidos, pondera-se a existência de alguns equívocos em relação ao papel de cada segmento neste processo de formação profissional. Sendo o Estágio Supervisionado uma disciplina obrigatória para a formação profissional do assistente social, o estagiário por vezes entra em campo apenas para cumprir sua carga horária sem realmente estar comprometido com sua formação nem em desenvolver sua competência ético-política e teórico-metodológica através de sua experiência em campo. Infelizmente, outro fator preocupante é que, ao entrar em campo, o estagiário é sobrecarregado de tarefas que não são condizentes com seu papel, considerado como mão-de-obra barata tendo que atender o que lhe é imposto pela Instituição campo de estágio. Ao profissional de Serviço Social Supervisor de Campo, que tem o papel de ensinar a prática, fica um saldo devedor deste neste processo, pois, percebe-se certa falta do desenvolvimento dessa capacidade, pois conforme Buriolla (1996 apud Oliveira 2004), “a supervisão requer um profissional que tenha competência e domínio das particularidades e habilidades inerentes à ação supervisora”. Neste contexto, ainda se percebe a falta de estrutura e comprometimento da própria Instituição para o desenvolvimento desta dinâmica. Percebe-se também que tanto o supervisor de campo quanto o supervisor de ensino, precisam se articular e se integrarem de forma coesa para assim propiciar a qualidade na formação profissional do futuro assistente social.

CONCLUSÃO:

Dentro das diretrizes curriculares do curso de serviço social, o estágio é considerado atividade curricular obrigatória, iniciando a partir da inserção do discente nas instituições campo de estágio. Nesta atividade, o foco principal é a qualificação e o treinamento das competências teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política do discente. Sendo assim, neste processo, é de suma importância a participação e a contribuição do Supervisor de Campo, enquanto o profissional orientador da prática ao discente e do Supervisor de Ensino enquanto o norteador das concepções teóricas e sua articulação com a vivência prática do estagiário em campo. Este Relato de Experiência buscou analisar a relação estagiário / supervisor de campo / supervisor de ensino englobando neste contexto as dificuldades que cada segmento possui no seu cotidiano para a realização desta atividade. O papel que cada um desempenha, desde o comprometimento do estagiário com sua qualificação prática, relacionado com o desempenho profissional do supervisor de campo e de ensino é o que faz do estagio supervisionado um importante e significativo momento no processo de formação profissional do futuro assistente social.

Instituição de Fomento: Centro Universitário do Norte - Uninorte
Palavras-chave: Estagio, Formação Profissional, Assistente Social.