61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
O DESENVOLVIMENTO URBANO BASEADO NA ATIVIDADE TURISTICA: O CASO DE BOMBINHAS – SC.
Juliana Licio de Oliveira Baretta 1
Mauricio Aurélio dos Santos 1
1. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
INTRODUÇÃO:
O município de Bombinhas está localizado no litoral centro norte de Santa Catarina. A colonização açoreana, baseada na pequena produção mercantil imprimiu seu ritmo econômico ao município e essa estrutura só foi alterada a partir da década de 50, com o aumento do poder de compra da classe média que está concentrada nos grandes centros urbanos industriais, e passa a adquirir imóveis para segunda residência ou recreação, com isso a classe média brasileira começa a desfrutar de serviços turísticos que antes eram exclusivos das elites. (Santos Junior, 2006). O objetivo do trabalho é verificar os impactos do processo de urbanização influenciado pelo turismo.Para Moraes (1999) a zona litorânea apresenta particularidades como: favorabilidade na circulação de mercadorias e a valorização com espaços privilegiados de lazer. A zona costeira é um espaço finito e escasso com características geográficas particulares e por isso bastante valorizado. Essa valorização acaba por direcionar os usos da terra na zona costeira.  Essa constatação de que o litoral tornou-se um espaço privilegiado, aliado a compreensão das conseqüências do processo urbano industrial brasileiro para cidades com potencial turístico, é de grande relevância para a construção do argumento que fundamenta a presente pesquisa.  
METODOLOGIA:
O referencial teórico deste trabalho foi tomado, primeiramente, da obra O Espaço Urbano, de Roberto Lobato Correa, em que ele analisa organização do espaço pelo homem. Segundo Correa (2005), o espaço urbano - fragmentado, articulado, condicionante social e campo de lutas – é um produto social resultado do acumulo das ações dos agentes modeladores deste espaço ao longo do tempo. Para complementar a analise proporcionada por Correia serão usadas as obras de Milton Santos, principalmente, Espaço e Método em que Santos (1992) vale-se das definições de Forma, Função, Estrutura e Processo para explicar a produção do espaço. Os dados para a pesquisa, sobre a região e seu entorno, foram coletados por meio de: a) extensa revisão bibliográfica; b) aplicação de questionários nas localidades, tanto com os moradores quanto com os turistas; d) foram usadas seqüências de fotos aéreas, com diferentes datas, para auxiliar no estudo da expansão urbana e; e) também a observação in loco dos processos.
RESULTADOS:
As unidades de relevo da região fazem parte da Planície Costeira Quaternária com prolongamentos das Serras do Leste Catarinense, que avançam em direção ao Oceano (ATLAS DE SC, 1986). A combinação de costões rochosos entrecortados com a Mata Atlântica proporciona uma paisagem atrativa as muitas praias que a península possui. A atratividade natural que deriva da combinação das características físicas locais constitui-se no principal fator pelo qual a atividade turística desenvolveu-se na região A economia municipal é pouco diversificada e está pautada nas atividades de comércio, pesca artesanal, maricultura e no turismo, sendo essa última a de maior destaque e importância, pois os rendimentos comerciais e de serviços decorrentes do turismo representaram 61,5% do PIB municipal, em 2005 (IBGE,2007). . A população flutuante alcança altos índices nos períodos que abrangem a temporada de veraneio, entre os meses de dezembro a fevereiro. Em 2008 a cidade recebeu 126.804 visitantes entre Janeiro e Fevereiro (SANTUR, 2008) o que representa um número 10 vezes maior do que a população local.  Ainda segundo o Levantamento de Demanda Turística da Santur, Bombinhas está entre os cinco municípios que concentraram 53% dos turistas que visitaram o estado em 2005.
CONCLUSÃO:
No município de Bombinhas, a ocupação vem acontecendo de forma irregular, desrespeitando a legislação ambiental para a ocupação próximo a cursos d’água, nascentes, orla da praia, áreas de dunas e em declividades superiores a 30%, esse processo na maioria dos casos é coordenado pela especulação imobiliária e por suas conseqüências diretas na dinâmica do parcelamento do solo, que causaram  elevação marcante no valor das áreas ocupáveis. A especulação consiste num mercado altamente rentável para os grandes investidores –capitalistas e políticos locais- e também numa forma segura de aplicar o capital por meio da apropriação fundiária (Santos, 2006). Outro efeito sobre a organização espacial decorrente deste processo é a urbanização acelerada, sem a infra estrutura adequada, como no setor de saneamento básico, onde não há distribuição de água suficiente para atender a demanda durante os meses de veraneio, como também não existe um sistema de coleta de esgoto eficiente, segundo dados da Prefeitura Municipal(2008) 99% das residências dependem das fossas assépticas particulares.  A região abriga delicados ecossistemas costeiros e de remanescentes da Mata Atlântica que estão sendo degradados, o que representa uma ameaça para o potencial paisagístico do município.
Palavras-chave: Atividade turística, urbanização, especulação imobiliária.