61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
A REPROVAÇÃO ESCOLAR NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAMENTAL DE 1ª À 4ª SÉRIE: A REALIDADE DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO BAIRRO PINTOLÂNDIA.
Rosana da Silva Marques 1
Mariana Souza Cruz 1, 2
1. Faculdade Cathedral de Ensino Superior / Boa Vista - RR
2. Orientadora
INTRODUÇÃO:
A reprovação escolar é um assunto bastante complexo, pois envolve questões educacionais, familiares, culturais e até mesmo emocionais. No entanto quando existe um olhar voltado para o ensino e para o ambiente escolar em uma sociedade de classes, encontram várias explicações e condições que podem por si só explicar as altas taxas de reprovação, no entanto continuam a atribuir as causas da reprovação à teoria da carência cultural. Portanto, as condições do ensino não decorrem somente de aspectos do desenvolvimento, mas também das práticas pedagógicas que são impostas ao educando em processo de formação e quanto mais se ampliar o conhecimento sobre essa realidade, melhores serão as condições para superá-la. Diante do exposto, objetivou-se encontrar as causas da reprovação escolar nas escolas públicas de Boa Vista, capital de Roraima, e verificar de que forma se encontra essa realidade nas séries iniciais. O presente trabalho se justifica por fornecer uma importante contribuição para a sociedade e pesquisadores acerca do assunto, ajudando a compreender o fenômeno que é a reprovação escolar, as famílias não devem atribuir as causas do fracasso somente aos professores e a elas próprias, pois os fatores que levam à reprovação escolar vão além das instituições educacionais e familiares.
METODOLOGIA:
A pesquisa sobre a reprovação escolar nas instituições de ensino fundamental teve como base inicial um estudo exploratório descritivo com um enfoque quantitativo para a obtenção de dados, onde foi realizada de início uma pesquisa em diversas literaturas com a finalidade de conhecer o objeto de estudo e descrevê-lo com clareza posteriormente. Para a realização da presente pesquisa sobre a reprovação escolar, foi realizada uma pesquisa de campo em (3) três escolas públicas estaduais de nível fundamental de 1ª à 4ª série do bairro Pintolândia, escolas Maria Raimunda Mota Andrade, Severino Cavalcante e Maria de Lourdes das Neves. Foi feito um termo de consentimento livre e esclarecido explicando detalhadamente o objetivo e procedimento da pesquisa. A pesquisa foi feita através de um questionário contendo (11) onze questões, das quais cinco eram de múltipla escolha, onde o participante poderia optar em marcar mais de uma opção; três fechadas e outras três abertas. Além das (11) onze questões o questionário possuía um espaço onde poderia ser preenchidas informações sobre casos de reprovação escolar de alunos, nestes espaços eram necessários (10) dez casos de reprovação de alunos de 1ª à 4ª série de 07 a 09 anos de ambos os sexos, estes foram escolhidos de forma aleatória.
RESULTADOS:
Durante a pesquisa, foi possível constatar que nenhum dos casos de reprovação teria relação com a metodologia ou até mesmo com a escola e sim que os alunos reprovavam por não alcançarem as notas bimestrais ou por falta de interesse dos mesmos. Foi possível detectar uma incoerência no discurso das escolas, pois foi respondido que ao se detectar algum tipo de problema que interferisse na aprendizagem os professores conversariam com os pais para a tentativa de solucionar o problema ou até mesmo compreender as verdadeiras causas desse comprometimento na aprendizagem. É bastante visível esta contradição, pois, como escolas que fazem um acompanhamento dos alunos com problemas de aprendizagem não possuem nenhuma informação a respeito das causas da reprovação além das que afirmam que os alunos reprovaram por nota ou por falta. Em relação aos professores, foi possível constatar uma grande preocupação com sua capacitação, pois os mesmos demonstraram ter bastante interesse em se manterem atualizados ao passar seus conhecimentos. Foi possível observar também que os pais não estão interessados no acompanhamento escolar dos filhos, pois participam pouco das reuniões e do cotidiano escolar dos alunos, só colaborando com teorias que acusam a família como responsáveis pelo fracasso dos filhos.
CONCLUSÃO:
Foi possível concluir a partir desta pesquisa, que as causas da reprovação escolar não é exclusivamente culpa dos pais ou responsáveis pelos alunos, pois foi possível constatar uma pequena falha no processo educacional das instituições escolares. Onde as mesmas deveriam obter na escola um profissional capacitado que fizesse um acompanhamento do aluno com problemas de aprendizagem, para que a instituição pudesse ter em seus arquivos informações sobre os verdadeiros motivos e acontecimentos que interferem no cotidiano escolar, mudando assim o discurso de que as causas da reprovação são por falta de obtenção de nota, falta de interesse ou até mesmo pelas condições socioeconômicas. Portanto, vale ressaltar que a aprovação ou o sucesso dos alunos dependem de fatores motivacionais diversificados, ou seja, para ocorrer o sucesso do aluno é preciso que exista uma integração entre família/escola/sociedade, pois é sabido que as repercussões causadas no meio social também interferem na aquisição de conhecimento das crianças prejudicando assim um desenvolvimento psicossocial sadio. Só assim será possível mudar o discurso acerca do fracasso como sendo uma teoria da carência cultural, nutricional ou como sendo a culpa exclusivamente da escola.
Instituição de Fomento: Faculdade Cathedral de Ensino Superior / Boa Vista - RR
Palavras-chave: Reprovação Escolar, Carência Cultural, Fatores Educacionais.