61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
RENDIMENTO DE ÓLEO ESSENCIAL EXTRAÍDO DAS FOLHAS FRESCAS DE Eucalyptus camaldulensis Dehnh EM FUNÇÃO DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE ADUBAÇÃO
Ricardo Carvalho dos Santos 1
Hosana Carolina dos Santos Barreto 1
Antonio Alves de Melo Filho 1
Habdel Nasser Rocha da Costa 1
Mirian Cristina Gomes Costa 2
Rita de Cássia Pompeu de Sousa 3
1. Departamento de Química - Universidade Federal de Roraima
2. Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal do Ceará
3. EMBRAPA-RR
INTRODUÇÃO:
As plantas possuem sistemas de defesa natural. Sua defesa é focada em muitos inimigos naturais, a saber: bactérias, fungos e insetos. Algumas das defesas da planta podem ser dos tipos física (espinhos) e/ou química (metabólitos secundários). Um desses metabólitos secundários é chamado de óleo essencial, o qual é secretado pela planta para atrair insetos polinizadores ou mesmo causar repelência. O óleo essencial pode ser extraído mediante diversos processos (destilação a vapor, extração por solvente, pressão, entre outros) e, de diversas partes do vegetal (folhas, flores, madeiras, ramos, galhos, frutos, rizomas, entre outros). Sua composição e rendimento podem ser determinados por fatores genéticos e fatores externos, como: horário, região, umidade, água, solo, entre outros. O presente trabalho teve como objetivo extrair e avaliar o rendimento do óleo essencial de Eucalyptus camaldulensis Dehnh em função de diferentes concentrações de adubação, e justifica-se pela sua relevância social no campo farmacêutico, agricultura, entre outros.
METODOLOGIA:
Coletou-se as amostras na primeira hora da manhã no campo experimental da Embrapa em Boa Vista-RR. Extraiu-se o óleo essencial das amostras coletadas pelo processo de hidrodestilação com sistema tipo Clevenger por 4 horas ininterruptas no Laboratório de Produtos Naturais da UFRR. Os óleos extraídos foram acondicionados em embalagens de vidro âmbar e mantidos resfriados. Logo avaliou-se os rendimentos.
RESULTADOS:
Através do processo de hidrodestilação, utilizando aparelho tipo Clevenger, obteve-se resultados numa média de 0,55% de rendimento de óleo essencial do Eucalyptus camaldulensis Dehnh. Este percentual está de acordo com a literatura analisada que é de 0,3 a 2,8%.
CONCLUSÃO:
Para as diferentes concentrações de adubação, os óleos voláteis extraídos das folhas frescas do Eucalipto em estudo apontaram para um rendimento em consonância com o que é descrito na literatura. O manejo de espécies odoríferas tem, na atualidade, interferido nas atividades econômicas nos setores da indústria farmacêutica, alimentos, cosméticos, entre outros. Nesta perspectiva, estado de Roraima desponta com um grande potencial de pesquisas nestes setores.
Instituição de Fomento: Universidade Federal de Roraima-UFRR / EMBRAPA-RR
Palavras-chave: Óleo essencial, Rendimento, Eucalyptus camaldulensis.