61ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica
INTERLIGAÇÃO DE CENTRAIS PARA VOIP
Guilherme Cruz Sampaio 1
Márcio Nascimento Bispo 1
1. Instituto Militar de Engenharia - IME
INTRODUÇÃO:
O uso de tecnologias para transmissão de voz na internet tem-se popularizado intensamente nos dois últimos anos. Os principais atrativos de tal tecnologia são o barateamento das chamadas de voz à longa distância, a possibilidade de associar o envio de dados à chamada de voz e a alta disponibilidade e alcance dos sistemas, que utilizam a internet como infra-estrutura. Para o Exército Brasileiro, a tecnologia se apresenta atraente para cenários de emprego de pequenos elementos de tropa destacados e para Forças de Paz em áreas desprovidas de infraestrutura própria da Força, embora dispondo de acesso à internet. Uma forma de implementar um sistema de transmissão de voz pela internet ocorre por meio do uso de centrais telefônicas, utilizando servidores com o software livre Asterisk. Tal software tem como característica importante a possibilidade de conectar-se a outros sistemas telefônicos através de tecnologias como troncos analógicos, digitais e VoIP. A interconexão através de VoIP pode se dar com diversos protocolos, tais como SIP e IAX. O objetivo desse trabalho é realizar a interconexão de dois PABX Asterisk através de diversas tecnologias existentes.
METODOLOGIA:
Foi realizada uma instalação inicial composta por dois servidores Pentium 4 – 2800MHz com a distribuição Linux AsteriskNow instalada, uma placa TDM400P (Digium), dois telefones analógicos e uma placa digital com um módulo E1 em cada servidor. A placa TDM400P possui dois módulos FXS e dois módulos FXO, apresentando uma configuração inicial advinda da distribuição AsteriskNow. Foram configuradas duas linhas telefônicas para cada PABX e conectada uma interface FXS de um servidor com uma interface FXO do outro servidor para interligá-los através do tronco analógico. Foi realizada também a interligação com a rede PSTN no módulo FXO de cada servidor, permitindo assim realizar chamadas para telefones pertencentes à rede de telefonia pública. A interligação das centrais telefônicas utilizando o tronco digital foi realizada através de um cabo Ethernet com a pinagem específica para o uso com o módulo E1. Foi configurada uma rede IP com softfones instalados nos dois computadores presentes, implementados dois ramais para SIP e dois ramais para IAX em cada computador.
RESULTADOS:
A integração com o hardware produzido pela Digium foi obtida com sucesso, bem como a implementação do plano de chamadas simples. A interligação de centrais utilizando troncos analógicos foi realizada e seus testes exibiram a ótima qualidade das chamadas com o software Asterisk. Já a integração com a placa digital E1 não obteve o sucesso esperado, pois não foi possível estabelecer uma chamada entre dois telefones via tronco digital. A interligação das centrais utilizando o tronco SIP mostrou-se eficiente, bem como de fácil implementação e uso. Foram realizadas chamadas entre os PABX utilizando softfones instalados nos servidores Asterisk e em outras máquinas conectadas à rede. O tronco SIP funcionou corretamente, inclusive na transferência de chamadas entre os servidores. O tronco IAX não foi avaliado, pois nos testes realizados, o protocolo não funcionou corretamente e com isso, deve ser objetivo de estudos futuros, já que é de extrema importância avaliar na prática qual desses troncos VoIP se adequa melhor às necessidades do Exército Brasileiro.
CONCLUSÃO:
O estudo desenvolvido avaliou as vantagens que a comunicação de voz utilizando o protocolo IP pode trazer para o Exército Brasileiro, principalmente no que diz respeito à redução de custos. A utilização de um PABX com o software livre Asterisk tem-se mostrado bastante flexível quanto às várias possibilidades de configuração. Através do estudo dos arquivos de configuração presentes no software Asterisk, foi possível configurar os telefones analógicos e interligar as centrais de maneira rápida e eficiente. O estudo de novas configurações dos servidores e de novos protocolos VoIP torna-se necessário para que o Exército Brasileiro tenha uma solução única e eficiente em comunicação de voz sobre protocolo IP, utilizando da melhor forma possível os benefícios da rede mundial de computadores.
Instituição de Fomento: Fundação Ricardo Franco
Palavras-chave: voip, asterisk, comunicação.