61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 6. Fundamentos e Crítica das Artes
A IMAGEM DA MULHER NEGRA NO BRASIL: A OBRA DE JEAN BAPTISTE DEBRET, CECÍLIA MEIRELES E ROSANA PAULINO
Tayná Cristina Valêncio de Matteo 1
Maria Luiza Calim de Carvalho Costa 1
1. DARG, FAAC, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" / UNESP
INTRODUÇÃO:

O tema da pesquisa, a representação da mulher negra no Brasil, justifica-se uma vez que vivemos um momento que busca um maior entendimento da história e da cultura afro-brasileira, tenha visto a Lei N° 10.639/2003, que insere esse tema no ensino básico objetivando a compreensão e a valorização desta cultura. Dentro desse contexto, em uma pesquisa de gênero – na qual abordamos um sexo e uma raça social e culturalmente desprivilegiados e fragilizados – buscamos encontrar nas representações construídas historicamente a imagem contemporânea da mulher negra. Para tal foi realizado um recorte no qual foram escolhidos três artistas, sendo duas obras de cada, em três diferentes momentos históricos, que a retrataram de acordo com o olhar de seu tempo.  Jean Baptiste Debret, do qual foram selecionadas duas obras em especial, “Esclaves noirs de différentes nations” e “Noirs libres vivant dans leurs activités”; Cecília Meireles e as ilustrações “Baiana sambando” e “Sambista descansando”, ambas de sua conferência/exposição Batuque, Samba e Macumba; e Rosana Paulino, cujas obras selecionadas abordam a mulher negra de um ponto de vista bastante pessoal, são elas “Ama-de-leite” e “Bastidores”.

METODOLOGIA:

Os estudos iniciaram-se através de uma pesquisa histórica e bibliográfica investigativa, com análise dialética, levantando o imaginário presente em cada um dos períodos, seus contextos políticos e sociais. A leitura das imagens traz como base a Teoria da Estética da Recepção e a Teoria do Efeito, elaboradas respectivamente por Hans Robert Jauss (1994) e Wolfgang Iser (1996). Segundo a Estética da Recepção, o processo de recepção da leitura ocorre através da experiência estética que se compõe pela sensação de co-autoria da obra, de renovação da percepção e de atualização aplicativa em sua realidade. Iser complementa a idéia de Jauss dizendo que a interação do texto com o leitor ocorre pelo preenchimento de pontos vazios na narrativa por projeções e negações. Na leitura das imagens em questão a escrita e o visual são indissociáveis para a completa compreensão da obra, entretanto, texto e imagem, ao tratarem do mesmo tema, não significam necessariamente que devam transmitir a mesma idéia. Barthes (1982) denomina de revezamento a ação que ocorre quando uma linguagem completa a significação da outra.

RESULTADOS:
Apesar da pesquisa se apresentar em andamento, podemos iniciar a discussão sobre os olhares destes três momentos distintos. As obras de Jean Baptiste Debret e de Cecília Meireles, apesar de produzidas em contextos extremamente diferentes, parecem apresentar a mesma antítese, ao mesmo tempo em que seu texto visual pode parecer liberto a pré-concepções, seu discurso verbal enuncia o contrário. Já a obra de Rosana Paulino, inegavelmente tem o tom de denúncia e o que difere sua obra particularmente em relação às de Debret e Meireles é a perspectiva “de dentro” que Paulino oferece ao leitor. A artista mulher e negra denuncia o preconceito historicamente arraigado das senzalas aos serviços domésticos prestados pelas que ainda vivem em condições de submissão e precariedade de acessos.
CONCLUSÃO:
O trabalho, ainda inconcluso, segue em processo de leitura e análise dos dados coletados. O levantamento de jornais, literaturas e documentos do período ainda será realizado visando alcançar as interferências do meio social sobre as obras e a compreensão tida por seus leitores. Entretanto uma análise parcial destes textos e destas imagens indicia olhares ora preconceituosos, ora conciliadores, ora contundentes e denunciadores. Porém estes resultados podem ser revistos à luz das novas leituras que ainda estão por serem realizadas.
Instituição de Fomento: Ciência na UNESP
Palavras-chave: Identidade, Retrato, Mulher.