61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
PROCESSO DE VOÇOROCAMENTO NA ESTRADA DA EMADE, NO MUNICÍPIO DE TEFÉ – AM.
Cláudia Lima de Souza Ribeiro 1
1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS / UEA - CEST TEFÉ
INTRODUÇÃO:
A análise dos processos erosivos é necessária para a compreensão dos elementos naturais e humanos que ocorrem no meio, na qual à ação natural ou humana, causa modificações no ambiente, que são alvo de estudos e pesquisas, juntamente com agentes que interagem. Tal pesquisa teve como objetivo constatar os Processos Erosivos no final da Estrada da Emade, próximo à Barreira das Missões, no município de Tefé, os quais atingem níveis críticos de deteriorização do meio ambiente, que teve o seu processo acelerado pela ação antrópica devido a uma terraplanagem. A erosão dos solos reduz a sua fertilidade e cria ravinas e voçorocas, tornando impossível a sua utilização agrícola. A ação das águas (fluviais e pluviais) e a ação humana são fatores importantes no processo acelerador da erosão do solo, acarretando o seu desgaste e a sua desagregação.
METODOLOGIA:
Na composição da pesquisa, foram tomados os seguintes procedimentos: primeiramente houve a preocupação em fazer consultas bibliográficas que abordassem o tema em questão, a fim de obter referencial teórico para um embasamento concreto; posteriormente uma visita ao local "in foco" com o objetivo de realizar uma observação diagnóstica com a finalidade de coletar informações concretas em campo, assim como, levantamentos fotográficos do local comprovando o processo evolutivo da erosão. Em segundo momento, foi elaborado um relatório com objetivo constatar os efeitos erosivos e conseqüentes danos às margens do rio.
RESULTADOS:
O final da Estrada da Emade, vem passando por várias transformações de seu relevo ao longo dos anos. Dentre estas modificações da configuração da superfície deste local, houve o aparecimento dos sulcos, ravinas e voçorocas em virtude da composição do solo que é arenoso e argiloso. Este é um tipo de solo propício ao surgimento dos mesmos, sua estratificação é composta de horizonte A e B, o qual não tem consistência, suas cores são bem definidas e o que o segura é o plantio de gramíneas. Partindo das análises dos processos morfológicos, que alteram o meio ambiente, esta pesquisa foi realizada com o intuito de se ter uma noção prática dos processos erosivos. O qual devido a grande complexidade Geomorfológica da ação erosiva das águas, ou seja, o intemperismo, modifica o relevo constantemente. Os processos erosivos provocados pela ação das chuvas iniciam-se com o escoamento superficial laminar, que ao concentrar-se formam sulcos, podendo dar origem a ravinas e, posteriormente, as voçorocas, sendo que as voçorocas se constituem no estágio mais impactante e o que causa os maiores danos, estabelecendo um impedimento ao processo de desenvolvimento sustentável de qualquer região. As voçorocas são formadas pela combinação de processo erosivos superficiais e subsuperficiais e demonstram um desequilíbrio do ambiente. Sendo causa bem conhecida: o desmatamento excessivo em volta de nascentes de rios e se deixada a cargo da natureza, haverá a transformação de voçorocas em uma nova feição de relevo, podendo formar até mesmo grandes cânions.
CONCLUSÃO:
Devido à erosão fluvial e pluvial ocorrida na região pesquisada, surgiram aberturas feitas no solo e que foram aceleradas pela ação antrópica, aberturas estas denominadas voçorocas. No local também podemos observar os aparecimentos das camadas de estratificação começando pelo mato e depois pelo barro, sendo o primeiro processo erosivo pela ação do intemperismo, o que vem causando uma grande mudança ambiental. Também observa-se que a formação das voçorocas no final da Estrada da Emade foi devido a derrubadas de árvores, deixando o solo desprotegido, onde o terreno arenoso facilitou o processo erosivo, que associado as características da região que possui o clima de estação seca e estação chuvosa, resultam em fortes enxurradas, facilitando o carregamento das areias e das argilas soltas, além de consequentemente, provocar desmoronamentos. Portanto, pode-se constatar também, que a intensidade das forças exógenas vêm ocasionando um crescente aumento no processo erosivo, onde o solo é arrastado assoreando a margem do rio. O ponto observado sofreu e continua a sofrer um forte processo de erosão e é um bom lugar para observarmos toda a ação do processo erosivo causado pelo homem e pela natureza, e onde o relevo se encontra em total transformação, o qual facilita a visualização de sulcos, ravinas e voçorocas.
Palavras-chave: Processos erosivos, erosão, Estrada da Emade.