61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 3. Saúde de Populações Especiais
 A RELEVÂNCIA DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DO ADOLESCENTE: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE LEONOR DE FREITAS EM MANAUS
Derli Albuquerque Fernandes 1
Lidiany de Lima Cavalcante 1
1. UNINORTE
INTRODUÇÃO:

O presente artigo tem como objetivo refletir a relevância da saúde sexual e reprodutiva dentro da Unidade de Saúde Leonor de Freitas em Manaus. A relevância do tema consiste na busca  de trazer uma reflexão e contribuição através de informações sobre a sexualidade não apenas aos adolescentes, como também aos profissionais que trabalham com eles, fomentando assim novas estratégias para desenvolver trabalhos direcionados a esse grupo populacional que vem crescendo nos últimos anos. Considera-se que a sexualidade sofreu diversos processos de fragmentação no decorrer de sua história, e que só passou a ser reconhecida como parte integrante da saúde a partir do Século XIX, com identificação de suas dimensões biológica, psicológica e sócio-cultural,  o que trouxe importantes contextos para a vida do ser humano. A partir desse ensejo, aponta-se a relevância de discutir não apenas sobre a sexualidade como um todo, mas também  a necessidade de se repensar maneiras de executar práticas interdisciplinares direcionadas aos adolescentes que freqüentam a Unidade de Saúde, uma vez que os mesmos estão em profundo processo de transformação psíquica, física e social, fato que merece um olhar diferenciado nas Políticas Públicas de atenção básica a Saúde.

 

 

METODOLOGIA:

           O presente trabalho obteve como parte dos procedimentos metodológicos a Observação Participante. O referido instrumental foi escolhido pelo fato de permitir um contato mais direto com os sujeitos em análise, os quais foram constituídos por adolescentes atendidos na unidade Básica de Saúde Leonor de Freitas, localizada na cidade de Manaus. A análise envolveu também os profissionais que atuam na unidade, haja vista a relevância do desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares que fomentassem o sucesso no atendimento ao público alvo de adolescentes. A investigação apontou as seguintes categorias de análise: Adolescente, Interdisciplinaridade, Direitos Social, Saúde Sexual e Reprodutiva. A análise utilizou como base também a Política Nacional de Saúde Sexual para Adolescentes, a qual ainda é pouco disseminada nos programas de Atenção Básica a Saúde no município de Manaus.

 

RESULTADOS:

          Certamente que diante do exposto e das experiências vivenciadas no campo de estágio através da Observação Participante, foi possível identificar a necessidade de se desenvolver trabalhos interdisciplinares junto aos demais profissionais de saúde. No contexto histórico e contraditório, formado a partir da sociedade capitalista que contribui para estabelecer o perfil dos adolescentes, percebe-se ainda a falta de preparo dos profissionais de saúde no atendimento a esse sujeitos sociais que olvidam ou desconhecem os direitos que os assistem diante da dinâmica da realidade social, histórica e cultural. As prerrogativas do Ministério da Saúde apontam que os adolescentes tem direito a ter acesso às informações e educação em saúde sexual e reprodutiva, ampliando assim os conhecimentos sobre meios e métodos que os auxiliem a evitar uma gravidez não planejada e a prevenir-se contra as doenças sexualmente transmissíveis respeitando sua liberdade de escolha.

 

 

CONCLUSÃO:

            Na reflexão das atividades de campo da UBS (Unidade Básica de Saúde) Leonor de Freitas verificou-se que faz-se necessário a interação de práticas interdisciplinares entre os profissionais, para que venha proporcionar melhorias de qualidade no atendimento aos adolescentes, pois somente através das junções e trocas de saberes pode-se favorecer um ambiente acolhedor para o grupo. Tal iniciativa construirá uma nova forma de trabalho e ampliação de conhecimentos, mediante novas possibilidades de trocas de saberes que favorecerão melhorias no atendimento aos usuários. A importância de articular conhecimentos é de grande relevância dentro da UBS, pois é através dessas articulações que se constrói configurações capazes de oferecer uma resposta efetiva no trabalho sobre a sexualidade de adolescentes, pois trabalhar a Saúde Sexual e reprodutiva de tais sujeitos ainda é um desafio no cotidiano do Serviço Social e demais áreas inseridas na dinâmica dos serviços de Saúde em Manaus.

 

 

Instituição de Fomento: UNINORTE - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE
Palavras-chave: Adolescente, interdisciplinaridade, direitos sociais.