61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 1. Ecologia Aplicada
Aquisição de proteína animal por comunidades rurais de terra firme localizadas às margens do Rio Solimões
Wellington Fernando Ribeiro Moura 1
Luis Enrique Gainette Prates 1
Marcella Pereira da Cunha Campos 1
1. Centro de Estudos Superiores de Tabatinga, UEA.
INTRODUÇÃO:

Os aspectos associados à dinâmica espaço-temporal quanto à aquisição de proteína animal nas comunidades rurais de terra firme, sobretudo sobre os parâmetros relacionados aos hábitos alimentares com estas populações amazônicas são muito incipientes e geralmente dominados por uma dicotomia simplista representada de um lado pelos ainda são estudos de abordagem sociocultural e, de outro, pelos de abordagens econômica e ecológica (MURRIETA, 1998). É importante considerar as diversas maneiras de aquisição deste tipo de alimento entre os povos amazônicos: sendo eles caçadores, pescadores ou até mesmo agricultores. Pois este último grupo, através do comércio intra ou intergrupal, obtém uma alimentação variada, inclusive com um considerável aporte de proteína animal (pescado, aves e mamíferos, etc). As relações de usos, as estratégias, os petrechos, e as relações sociais que envolvem a busca, a captura, a repartição e o comércio entre os homens da Amazônia Ocidental. O objetivo deste estudo foi buscar conhecimento atualizado, dentro do marco teórico da Ecologia Humana, através da análise das estratégias socioculturais de aquisição de proteína animal nas comunidades rurais de terra firme, Novo São Francisco e Capacete, localizadas às margens do Rio Solimões, no município de Benjamin Constant, oeste do Estado do Amazonas.

METODOLOGIA:

Através das atividades de campo, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. Todos os chefes de casa serviram como informantes. Em alguns casos, utilizou-se como informante mais de uma pessoa, a fim de não sobrecarregar o informante com muitas indagações. Em Novo São Francisco foram entrevistadas 12 casas, Unidades Domésticas, UD’s, das 14 existentes e em Capacete 21 das 27 existentes.  Os dados de preferência alimentar, aspectos socioeconômicos e culturais foram codificados e organizados em nas categorias: subsistência, UD, fonte de renda, preferência alimentar, religião e número de habitantes (famílias, UD’s), para as análises estatísticas foi realizado através do programa Bio.Estat 4.0. 

RESULTADOS:

As comunidades dentre os núcleos populacionais destacam uma proporção de aquisição de proteína animal. Embora o tempo varie com a sazonalidade. Em Novo São Francisco, as atividades de subsistência durante todo ano foi de 50% de pesca, 5% de caça e 45% de produtos comercializados como enlatados, ovos de granja, leite, frango, carne bovina e a caça. Há moradores e pescadores que tem como fonte de renda, a venda e a troca de carne de caça por outros alimentos como o café e o açúcar. Em Capacete os núcleos populacionais destacam uma proporção de aquisição de proteína animal, as atividades de subsistência durante todo o ano foi de 35% de pesca, 15% de caça e 50% de produtos comercializados como enlatados, ovos de granja, leite, frango e carne bovina, percentual maior do que a outra, pois implantou através da prefeitura de Benjamim Constant, um projeto de desenvolvimento agrícola do Instituto de Desenvolvimento do Amazonas, desde 2007 com plantio de maracujás, comercializado em Benjamim Constant e Tabatinga. A maioria das famílias sobrevivem com o auxílio do Governo Federal como: aposentadoria, bolsa família e seguro do defeso (desova) contribuindo para o ribeirinho fazer aquisição de proteína animal entre outros alimentos, tanto na cheia como na seca.

CONCLUSÃO:
A dinâmica das diferentes atividades para a aquisição de proteína animal está intimamente ligada às estações climáticas que foram bem distinguível em seca e chuvoso nas comunidades. Os dados sobre aquisição de proteína animal e sócio-cultural foi um processo de fatores limitantes, ecológicos e econômicos, traduzidos localmente em um número de variáveis restritas, em que opções e preferências movimentam-se, e foram articuladas emocional e culturalmente. Com a preservação e proibição da pesca em época determinada vieram como uma forma de controlar o acesso de pescadores comerciais à suas áreas colocando em risco a própria seguridade alimentar. O papel do café e açúcar pareceu reforçar e reproduzir uma dada rotina de trabalho e interações sociais, e ainda uma fonte fácil de energia para os períodos mais críticos. Da perspectiva evolutiva o dilema onívoro, seria o "medo” e a curiosidade sobre novos alimentos, representados no indivíduo pelo desejo pela familiaridade de alimentos, como um indicador de alimentos seguros, e um desejo oposto por variedade e reação contra a monotonia das dietas. O consumo de carne vermelha desempenhou um papel privilegiado na aquisição de proteína animal. A carne de gado, ao mesmo tempo em que quebra a repetitividade da estrutura dietética, incorporou uma condição social de status adquirido ou desejado por aqueles que a consomem.
Instituição de Fomento: FAPEAM e UEA
Palavras-chave: Comunidades rurais, Alto Solimões, aquisição de proteína animal.