61ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 14. Engenharia
ANÁLISE DO FLUXO DE AR AO LONGO DA TOCA DO ROEDOR Cynomys
Maria Clara de Lacerda Peixoto 1
Marcos Pinotti 1, 2
1. Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais
2. Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia da Universidade Fede
INTRODUÇÃO:
 

A biomimética é uma área da ciência que estuda estruturas biológicas e suas funções, procurando aprender com a Natureza (e não sobre ela) e utilizar esse conhecimento em diversos campos da ciência. De modo simples, a biomimética é a imitação da vida. O estudo da biomimética tem permitido o desenvolvimento de tecnologias alternativas em lugar de encarecimentos desnecessários em certas pesquisas.

A importância da multidisciplinaridade é evidenciada pelas pesquisas atuais. Algumas vezes, a resposta para problemas na engenharia não se encontra dentro da matemática ou do desenvolvimento de novos materiais, mas sim em uma mudança no conceito de projeto. A observação da natureza é uma das formas de inspiração para solucionar algum problema ou mesmo desenvolver novos produtos.

Este trabalho tem por objetivo estudar o cachorro do campo (gênero Cynomys), bem como seus hábitos, para entender a geometria de sua toca e como ocorre a circulação de ar dentro dela. A partir disso, pode-se aproveitar esse conhecimento para aplicações na engenharia mecânica ou em outras áreas de conhecimento.

METODOLOGIA:
 

A análise do escoamento do ar através da toca do cachorro do mato foi feita, primeiramente, de forma experimental e, posteriormente, através do tratamento de dados dos experimentos.

Foi construído um modelo, em escala reduzida, da toca do animal em questão, com base nas dimensões médias mencionadas na revisão bibliográfica. O cálculo da correspondência de dimensões, velocidade do ar, rugosidade da parede interna, foram feitos com base no Teorema Pi de Buckingham. O material utilizado foi o acrílico, pois permite visualização interna do modelo e tem rugosidade pequena, favorecendo a correspondência dos números Π.

Com o modelo em mãos, foram realizados testes, com escoamento de ar forçado, para avaliar quais parâmetros influenciam no aumento ou diminuição do fluxo de ar dentro da toca.

RESULTADOS:
 

Os testes demonstraram que ocorre a circulação de ar dentro do modelo independente da direção do ar insuflado. Pode-se observar que o fenômeno de Bernoulli ocorre da forma esperada.

O resultado favorece o aproveitamento do estudo para posteriores aplicações.

CONCLUSÃO:
 

A construção do modelo para os testes dinâmicos possibilitou visualização e estudo do escoamento. Com isso, pode-se concluir que a geometria da toca do roedor cachorro do mato (Cynomys) é favorável à circulação de ar e pode ser copiada para outras finalidades.

Os resultados deste trabalho podem ser utilizados para arquitetura e para modelagem de outros escoamentos.

Instituição de Fomento: CNPQ / FAPEMIG
Palavras-chave: biomimética, ventilação, engenharia.