61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 1. Ciência de Alimentos
ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DO MACARRÃO ENRIQUECIDO COM PROTEÍNAS DE PESCADO
Gelcirene de Albuquerque Costa 1
Antônio José Inhamuns da Silva 1
1. Departamento de Ciências Pesqueiras, Faculdade de Ciências Agrárias, UFAM
INTRODUÇÃO:

O macarrão é uma alimentação rápida e versátil, definido como um produto não fermentado, obtido pelo amassamento da farinha de trigo com água adicionado ou não de outras substâncias permitida (ANVISA, 2000). Destaca-se pela sua riqueza em carboidratos e deixa a desejar em termos de qualidade e quantidade protéica (NICOLLETI, 2007). Dentro do aspecto de qualidade nutricional, o pescado, apresenta proteína altamente digerível e rica em metionina e lisina, aminoácidos essenciais, com valor nutritivo superior ao das carnes vermelhas (OGAWA; MAIA, 1998). O concentrado protéico de pescado (CPP) é um produto obtido da secagem de pescados inteiros ou não para a obtenção de uma textura farinácea que suporta longos períodos de estocagem e segundo Castro (1994), apresenta na sua composição final, elevado teor protéico. Nesta pesquisa procedeu-se o enriquecimento do macarrão com proteínas de pescado, a partir do CPP de tambaqui-curumim (Colossoma macropomum), que além de agregar valor a essa espécie, pois é vendida a um preço mais acessível relacionado ao tambaqui comum, apresenta-se como uma alternativa viável, com a finalidade atingir o público em todos os níveis sociais, preferencialmente crianças em idade escolar.

 

 

METODOLOGIA:
Foram utilizados exemplares de tambaqui (Colossoma macropomum, Cuvier 1818) de pequeno porte (tambaqui “curumim”) adquiridos do projeto “Uso de Recursos Naturais para geração de renda na RDS/Tupé-AM”. Essas amostras foram trazidas ao laboratório de Tecnologia do Pescado – UFAM, onde foram armazenados e posteriormente processadas em Concentrado Protéico de Pescado. Foram elaboradas três formulações de macarrão enriquecido contendo 15%, 10% e 5% de concentrado protéico, variando os percentuais de ingredientes em cada formulação. Para a análise da composição centesimal dos produtos elaborados (CPP e macarrão enriquecido), foram  adotadas as Normas Analíticas do Instituto Adolfo Lutz (1985) e AOAC (1990), onde foram determinados os teores de umidade, lipídios, proteínas, cinzas e carboidratos, além de valor calórico total do produto. Nas análises físico-químicas os resultados foram expressos com médias aritméticas e desvio padrão.
RESULTADOS:

O Concentrado Protéico de Pescado produzido, pode ser classificado de acordo com Oetterer & Souza (1994), como tipo C, ou seja, uma farinha, não desodorizada, sem limites para lipídios, com mínimo de 60% de proteína e máximo de 10% de umidade. Quanto à massa de macarrão as três formulações foram analisadas e o teor de proteínas foi superior a massa de macarrão comum. Para a formulação de 5%, 10% e 15% de CPP, foram obtidos cerca de 15,88±0,63%, 17,18±0,71% e 19,89±1,06%, respectivamente. Quanto ao teor de lipídios os valores foram superiores ao da massa de macarrão comum em  5,95±0,35%, 4,66±0,25% e 5,19±0,21%, devido ao fato de haver uma concentração de gordura no concentrado protéico de pescado. Para o teor de cinzas foram respectivamente 1,65±0,12%, 1,53±0,03% e 1,99±0,04%. Em relação a umidade os resultados obtidos foram de 29,22%±0,70 para 5% de  C.P.P., 30,06±0,20% para 10% e 32,22±0,07% para 15%. A formulação do macarrão com 15% de C.P.P., em termos de quantidade e qualidade protéica de acordo com as análises físico-química foi a que apresentou maior desempenho. Quanto ao valor calórico total, variou de 124,36 kcal/100g a 147,83 kcal/100g, sendo a formulação de 15% de C.P.P. a mais calórica.

CONCLUSÃO:
As três formulações em termos de composição química e de quantidade e qualidade protéica  foram superiores a massa de macarrão comum.A formulação 15% de proteína de pescado pode ser empregada na merenda escolar, pois apresentam um valor calórico menor comparado aos outros tipos de massas. O macarrão pode também ser enriquecido a partir do concentrado protéico de outras espécies, principalmente as de baixo valor comercial.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Pesquisa
Palavras-chave: Macarrão, Concentrado Protéico de Pescado, Composição físico-química.