61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
EDUCAÇÃO INCLUSIVA:OLHARES DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Maria Marly de Oliveira Coêlho 1
1. UFAM/INC-BC
INTRODUÇÃO:

Este trabalho decorreu da participação da Universidade no Programa de Formação de Professores da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - SEESP/MEC/FNDE, realizado pela Secretaria Municipal de Benjamin Constant em novembro de 2008. Desenvolveu-se durante o Curso de Formação de Gestores e Educadores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, no módulo: Fundamentos e Princípios da Educação Inclusiva.

METODOLOGIA:

Aplicou-se um questionário com 10 questões abertas, respondido por 35 professores. Buscou-se identificar: o perfil dos profissionais da educação que estão inseridos no processo de Educação Inclusiva, além de conhecer a percepção que estes atores tem sobre a mesma; bem como sua visão sobre as Políticas de Educação Inclusiva e as dificuldades de sua aplicação.  

RESULTADOS:
Dentre os profissionais que responderam, a maioria é graduada e todos reconhecem a importância da formação continuada para desenvolver profissionalmente um bom trabalho. As maiores dificuldades apontadas foram: falta de formação e de experiência, falta de materiais pedagógicos adequados para apoio ao trabalho e as dificuldades de comunicação com alunos especiais.
CONCLUSÃO:

Para aprofundar os estudos, sugerem: formação sobre educação especial, cursos de especialização por área – teórico e prático, pesquisa, troca de experiências entre os professores, formação continuada e oficinas.

 

Instituição de Fomento: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL/MEC/FNDE
Palavras-chave: Educação, Inclusão, Especial.