61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
UM ESTUDO SOBRE A DIVERSIDADE FLORÍSTICA NO BAIRRO DJARD VIEIRA EM PARINTINS/AM
Kelen Almeida Machado 1
Joeliza Nunes Araújo 1
1. Centro de Estudos Superiores de Parintins/UEA
INTRODUÇÃO:

As angiospermas são vegetais superiores caracterizados pela presença de flores e frutos. As flores contêm os órgãos sexuais (androceu e gineceu) que originam as sementes e frutos após a fecundação do óvulo. Apresentam o corpo diferenciado em órgãos vegetativos (raiz, caule e folhas) e órgãos reprodutivos (flores e frutos). As raízes formam o sistema radicular que fixa a planta e absorve água e nutrientes minerais do solo. O caule e as folhas formam o sistema caulinar no qual o caule sustenta os ramos e as folhas, conduz as substâncias orgânicas e inorgânicas e as folhas são órgãos adaptados para a realização da fotossíntese, respiração e transpiração. Esse grupo vegetal apresenta a maior diversidade de espécies e é considerado o mais evoluído. O bairro Djard Vieira onde o estudo foi realizado possui uma diversidade de angiospermas utilizadas pelos moradores para fins medicinais, ornamentais e alimentar. A realização da pesquisa teve o objetivo de identificar algumas famílias de angiospermas cultivadas nas residências do bairro em estudo e, a partir disso, fazer a caracterização botânica destas famílias. O estudo foi relevante por contribuir para o conhecimento da diversidade vegetal existente na área urbana do município de Parintins/AM e sua importância para a população local.

METODOLOGIA:

A pesquisa de campo foi realizada no primeiro semestre de 2008 no bairro Djard Vieira em Parintins/AM. Foram realizadas visitas a 10% das residências do bairro para entrevistas padronizadas a seus moradores. As entrevistas ocorreram através da aplicação de um formulário contendo perguntas que investigavam a existência de espécies floristicas com finalidades na medicina, alimentação e ornamentação. Realizou-se coleta de espécies florísticas presentes nos quintais das residências pesquisadas, herborização e identificação do material botânico. Cada material botânico foi coletado com órgãos vegetativos e órgãos reprodutivos. O material foi numerado e etiquetado com informações sobre o nome vulgar, local da coleta, data da coleta, hábito das plantas.  O acondicionado das amostras ocorreu em folhas de jornal dobradas e o conjunto de amostras colocado na prensa para preparação das exsicatas. As exsicatas foram desidratadas em estufa com temperatura de até 60°C e, após a desidratação, foi realizada a identificação taxonômica através da utilização de chaves para identificação de famílias botânica. Após a identificação realizou-se o estudo das características morfológicas das famílias e espécies. Os resultados foram organizados em tabelas e gráficos para melhor visualização e analise dos dados obtidos na pesquisa.

RESULTADOS:

O bairro Djard Vieira em Parintins/AM se destaca pela diversidade vegetal existente nos quintais das residências. Os resultados das entrevistas apontam que 39% dos moradores cultivam espécies vegetais para fins ornamentais, 35% para utilização na culinária, 22% para preparação de remédios caseiros e 4% para outras finalidades. Foram identificadas onze espécies pertencentes a dez famílias de angiospermas. As espécies identificadas foram Carica papaya pertencente à família Caricaceae, Psidium guajava da família Myrtaceae, Mangifera indica da família Anacardiaceae, Citrus aurantium da família Rutaceae, Persea americana da família Lauraceae, Musa paradisiaca da família Musaceae, Mentha arvensis da família Labiatae; Cymbopogon citratus da família Poaceae, Melissa officinalis da família Labiatae, Hibiscus rosa-sinensis da família Malvaceae, Rosa sp. da família Rosaceae. Dentre as espécies identificadas, as mais freqüentes são Mangifera indica com ocorrência em 35% dos quintais das residências em estudo, Citrus aurantium encontrada em 24% das residências, Persea americana presente em 17% dos quintais e Musa paradisiaca presente em 10% das residências. Percebe-se que as espécies frutíferas apresentam maior ocorrência em comparação com as espécies ornamentais e medicinais que apresentaram freqüências baixas de ocorrência nos quintais.

CONCLUSÃO:

O bairro Djard Vieira está localizado em uma área periférica da cidade de Parintins/AM e tem obtido crescimento populacional devido à implantação de centros universitários, escolas e comércio na região. Mesmo assim, impressiona pela quantidade de vegetação cultivada nos quintais residenciais com diferentes finalidades. O fato de terem sido identificadas neste trabalho dez famílias de angiospermas e onze espécies é um representativo da alta diversidade de espécies em área residencial. Percebe-se que, a maioria das angiospermas cultivadas tem finalidade na alimentação, são espécies de frutas comestíveis como Carica papaya (mamão), Psidium guajava (goiaba), Mangifera indica (manga), Citrus aurantium (laranja), Persea americana (abacate) e Musa paradisiaca (banana) utilizadas pelos moradores pelo sabor agradabilíssimo e pela sua riqueza em minerais, vitaminas e poder energético. Por outro lado, é importante considerar que a área estudada apresenta atualmente poucas famílias com representantes nativos da floresta Amazônica. Nesse sentido, este trabalhou buscou caracterizar as famílias botânicas cultivadas em um bairro da área urbana do município de Parintins/AM podendo ser ampliado para uma caracterização mais ampla das espécies presentes na cidade.

Palavras-chave: BOTÂNICA, DIVERSIDADE VEGETAL, ANGIOSPERMAS.