61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
SINGULARIDADES DOS FIXOS E FLUXOS RODOVIÁRIOS DO OESTE PAULISTA: REINCIDÊNCIAS E TENDÊNCIAS
Vitor Helio Pereira de Souza 1
Márcio Rogério silveira 2, 3
1. Universidade Estadual Paulista/ UNESP. Campus de Ourinhos (Graduando)
2. Universidade Estadual Paulista/ UNESP. Campus de Ourinhos (Orientador)
3. Universidade Estadual Paulista/ UNESP. Campus de Presidente Prudente
INTRODUÇÃO:
A partir da década de 1970, houve no estado de São Paulo uma política de desenvolvimento pautada na persuasão do empresariado (além das necessidades das demandas coorporativas) a migrar suas unidades produtivas para áreas com maiores vantagens comparativas, com destaque para as infra-estruturas rodoviárias. Cristalizou-se assim, de modo singular, a manutenção dos estoques de capital, conforme a espacialização das atividades produtivas pelo território. Já na atualidade as vantagens comparativas apresentam-se relativizadas e as vantagens competitivas ganham destaque, fator este que reforça a polarização das áreas com maior economia de conhecimento do Estado de São Paulo fronte ao país. Estabelece-se assim uma re-configuração dos estoques de capital do Oeste Paulista
METODOLOGIA:

Para a efetivação deste trabalho realizamos intensa revisão bibliográfica, que nos permitiram apontar que, a partir da década de 1970, houve uma tendência a reforçar certos estoques de capitais, porém na atualidade é reduzida a distância entre estes, pois o estado de São Paulo parece a voltar a exercer uma forte polarização em relação a outras áreas do país. Entrevistas, realizadas em órgãos governamentais como: Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), SP - Trans, Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Departamento de Estradas e Rodagens do Estado de São Paulo (DERSA), Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), Departamento Aéreo do Estado de São Paulo (DAESP), Porto de Santos e Porto de São Sebastião. Vale acrescentar ainda, o levantamento de dados secundários para a compreensão da dinâmica econômica que da área estudada e a utilização do Software Fiocarto para a confecção de cartogramas.

RESULTADOS:

Nos últimos anos houve uma repolarização do Estado de São Paulo em relação ao país e que a manutenção dos fixos é de responsabilidade do poder público, embora sua utilização não se restrinja às atividades produtivas deste estado. Logo, pode-se afirmar que houve a manutenção das áreas mais fluidas neste espaço nos últimos 40 anos, através da compreensão da atividade industrial, enquanto atividade que propicia maior arrecadação tributária, maior fluxo devido a sua cadeia produtiva mais horizontalizada e remuneração superior média das demais atividades econômicas no estado, proporcionando maior poder de consumo, fortalecendo a microeconomia e a manutenção dos fluxos para o abastecimento desses mercados.

CONCLUSÃO:

A distribuição dos fixos e fluxos rodoviários no Estado de São Paulo corresponde a seleção de determinadas áreas para o investimento em estoques de capital (infra-estrutura rodoviária), nos últimos 40 anos, que sofreu poucas modificações, todavia, implicam em áreas com melhor qualidade de infra-estrutura que tendem a se manter e ampliar. Já na atualidade há uma tendência a maior equidade na manutenção desses estoques de capital, devido à intensificação da polarização do Estado de São Paulo em relações aos demais estados do país, que intensifica a importância das rodovias radiais (faz a ligação do Oeste Paulista a capital), aumenta o fluxo econômico que a perpassa, consecutivamente, estas se tornam mais atrativas para a iniciativa privada que aumenta as possibilidades de concessão de rodovias localizadas em diferentes áreas pelo Estado.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Palavras-chave: Oeste Paulista, Rodovias , Reincidências e tendências.