61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 4. Conservação da Natureza
LABORATÓRIO VIVO: IMPLANTAÇÃO DE HORTA E VIVEIRO FLORESTAL NO AMBIENTE ESCOLAR.
Cybelle Laís Souto Maior Sales de Melo 1
Mayara Maria de Lima Pessoa 1
Danillo Lobo Jorge 1
Paulo de Tarso Leite da Silva 2
José Carlos da Costa 2
Marcos Vicente Batista Felix 2
1. Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Ciência Florestal
2. Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Agronomia
INTRODUÇÃO:

A educação ambiental e alimentar já faz parte do currículo de muitas escolas de educação infantil e fundamental, mas, na prática, os professores ainda têm dificuldades em lidar com esses temas. Para atingir essas metas a horta escolar e a relação desta com a participação comunitária se tornam um eixo articulador com ricas possibilidades de atividades pedagógicas.

A horta e o viveiro inseridos no ambiente escolar podem ser um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo.

O Projeto intitulado Implantação de Viveiro Florestal e Horta na Escola Estadual Professora Maria Alves Machado, Paulista-PE, teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar, sobre a importância das árvores para a melhoria da qualidade ambiental, bem como, despertar o interesse dos alunos pelo papel da agricultura, com a implantação da horta, proporcionando conhecimento através de técnicas de plantio, tratos culturais e colheita de diversos tipos de hortaliças, além do respeito às complexas relações existentes entre os seres vivos e o meio ambiente.

 

METODOLOGIA:

           A Escola Estadual Professora Maria Alves Machado, está localizada no bairro Maranguape II, no município de Paulista. Fundada em junho de 1985. O alunado pertence em sua maioria a comunidade local e áreas circunvizinhas e alunos oriundos das Escolas Municipais.

Antes da implantação do viveiro florestal e da horta, foram realizadas visitas semanais, que eram divididas entre aulas teóricas, que ocorreram com a utilização de transparências, exposição de algumas espécies, havendo também atividades práticas de capacitação, proporcionando assim, um conhecimento prévio de técnicas para produção de mudas, arborização e identificação das essências florestais a serem utilizadas.

A capacitação dos alunos para o planejamento, instalação e o cultivo de uma horta foi realizada nas aulas teóricas onde foram abordados os seguintes temas: A escolha das sementes e mudas, o manejo adequado do solo e o cultivo de hortaliças e produção de mudas de espécies florestais, o que são as pragas e doenças e como controlá-las; o valor nutritivo das hortaliças, frutas e legumes, a colheita, e a conservação destes produtos. O planejamento da produção foi realizado em grupo a fim de que os participantes sejam capazes de gerenciar o empreendimento sem a tutela dos integrantes do projeto.

 

RESULTADOS:

                                  Com a implantação da horta foram introduzidos hábitos alimentares saudáveis, além de estimular a produção e consumo de hortaliças. As mudas de essências florestais produzidas no viveiro irá proporcionar uma melhoria no ambiente e na paisagem da escola através da arborização quando forem transplantadas para os canteiros, além de estar fornecendo estas mudas sadias para escolas circunvizinhas e para a comunidade.

                                    Através de palestras e gincanas foi despertado o interesse dos alunos, bem como sua sensibilização ambiental.

 

CONCLUSÃO:

                                   Este trabalho, através da tecnologia agroecológica para produção de alimentos por meio de processo educativo, promoveu ações de educação alimentar para preservação e resgate da cultura gastronômica, combate ao desperdício e promoção da saúde, a arborização e paisagismo do ambiente escolar. Além de estimular a conscientização ambiental dos alunos da escola e de toda a comunidade.

Instituição de Fomento: Extensão Universitária, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: horta escolar, viveiro escolar, conscientização ambiental.