61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 1. Ecologia Aplicada
O PERFIL DO LIXO PRODUZIDO NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO PROF. ALBERTO CARVALHO/UFS/ITABAIANA/SE: CAMINHOS PARA UMA POLÍTICA UNIVERSITÁRIA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
BRENO MOURA DA CONCEIÇÃO 1
ALINE ANJOS MENEZES 1
AMANDA BARRETO XAVIER LEITE 1
AMANDA YUMI OTSUKA 1
ANTÔNIO FLÁVIO DOS SANTOS SANTANA 1
PAULO SÉRGIO MAROTI 2
1. Alunos do Curso de Graduação de Ciências Biológicas /Licenciatura/UFS/Itabaiana/
2. Prof. Adjunto/Núcleo de Ciências Biológicas/Itabaiana/SE
INTRODUÇÃO:

Este trabalho busca envolver a comunidade acadêmica do Campus Universitário Professor Alberto Carvalho/UFS/Itabaiana/SE, visando à discussão/sensibilização/prática quanto à implementação de medidas que visam mitigar impactos ambientais associados à produção de resíduos sólidos (RSs) pelo próprio campus e seus atores sociais. Este campus, não diferente das demais universidades criadas dentro do Projeto de Expansão das Universidades Federais para o interior do país e demais centros de pesquisa quanto ao relevante compromisso de formar profissionais para atuarem junto a sua própria realidade, tendo o importante papel de disseminar junto aos seu público discente/docente/funcionários a preocupação quanto ao manejo adequado dos RSs.

METODOLOGIA:

O trabalho foi dividido em duas fases: 1ª fase, caracterização do perfil dos RSs produzidos e manejados; 2ª fase,  caracterização sócio-econômica de catadores e “lavageiros” do município, buscando  a obtenção de um cadastro dos mesmos visando a implementação de atividades de sensibilização pautados em exposições destes resultados no próprio campus. Tais atividades de sensibilização foram alicerçadas principalmente em campanhas e palestras, para o público alvo amostrados. Para a definição deste perfil dos RSs, o campus foi dividido em três áreas e dentro de cada uma as lixeiras foram estrategicamente selecionadas para a a triagem. Esta atividade seguiu a conformação do check-list proposto por SÃO PAULO (1998). Após a separação dos RSs em categorias/quantidades os dados foram lançados em planilhas do programa MICROSOFT EXCELL para monitoramento. A triagem foi realizada um dia antes da serviço de coleta municipal.

RESULTADOS:

Dentre os resultados obtidos, notou-se que o perfil do lixo segue padrão relacionado ao  período característico das aulas no ano letivo, ou seja, durante os dias de provas e eventos pode-se observar diferenciação significativa do tipo de RS produzido (chicletes, existência de maior número de latas de alumínio; guardanapos e papéis de embalagem de doce; copos descartáveis e canudos). Outros resultados importantes referem-se a grande quantidade de papel (A4/sulfite) encontrado nas lixeiras nos três setores amostrados além da falta de cuidado na área de vivência com o óleo de cozinha usado para a preparação da alimentação.

CONCLUSÃO:

A hipótese admitida para os resultados referente ao tipo de lixo produzido em épocas de prova refere-se a maior ansiedade dos alunos/professores gerando aumento no consumo e preferência para produtos com alto teor de açúcar. Quanto à existência de grande quantidade de papel nas lixeiras pode determinar rumos quanto à política dos RSs no campus no sentido de implementar pesquisas/trabalhos de extensão visando a reciclagem desse papel.  Com relação a política de gestão do lixo no campus, se propôs uma nova disposição dos countainers em áreas isoladas e adoção de lixeiras coloridas visando a separação de material  assim como, a obrigatoriedade do apoio a projetos ligados à sensibilização para a prática dos 3 “Rs”, buscando a redução dos impactos causados na universidade pelos seus usuários e da universidade no ambiente onde está lotada (município de Itabaiana/SE).

Palavras-chave: Educação ambiental, Resíduos Sólidps , Universidade.