61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
AVALIAÇÃO CARDIOVASCULAR DE MOTO TAXISTAS DO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM
EDILON DOS SANTOS COELHO 1
LEANDRO BENTES DA SILVA 1
REGIANE CRISTINA DUARTE 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INTRODUÇÃO:

                        O agravamento da crise econômica mundial tem afetado diretamente o mercado de trabalho, com as demissões em massa e a falência de grandes empresas. Em conseqüência, cresceu o número de desempregos e surgimento de empregos informais inclusive nos setores de transporte, aumentando a frota dos transportes "alternativos", como as piruás, vans, etc., e para fins de delimitação deste estudo os “moto taxistas”.

                        A rotina de trabalho exaustiva sobre uma motocicleta obriga os moto taxistas permaneçam na posição sentada (posição não natural que produz a denominada má postura) e pouca exigência cardiovascular comprometendo a saúde física em função da postura exercida e inatividade física.

Uma comparação com outras profissões, trabalhadores que realizam atividades sentados, como costureiras, secretárias, motoristas etc., os moto taxistas também estão sujeitos a adquirirem problemas físicos relacionados ao desconforto da postura inadequada, como hérnia de disco, bico de papagaio, sobretudo as lombalgias como também riscos de doenças cardiovasculares semelhante a indivíduos sedentários.

                        Portanto este projeto objetivou investigar a influência de excessivas horas de trabalho e o nível de atividade física dos moto taxistas do município de Parintins/AM, identificando  possíveis problemas físicos.

 

METODOLOGIA:

A população estudada constituiu-se por Motos Taxistas de ambos os sexos, na faixa etária de 18 a 65 anos. Para fins de delimitação da população alvo, optou-se somente pelos cadastrados junto à Secretaria de Cadastro e Terra do município de Parintins-AM.

O Protocolo do projeto iniciou-se com anamnese identificando horas de trabalho, antecedentes hereditários para as doenças cardiovasculares e problemas físicos relacionados ao desconforto da postura. Para a obtenção de dados sobre a capacidade física formam aplicados o calculo do IMC, o questionário IPAQ (Questionário Internacional de Atividade Física) (Matsudo et al. 2002) e o teste de Cooper (Dantas, 1985).

O tratamento estatístico das informações obedece ao pacote computadorizado Statistical Package for the Social Science (SPSS), versão 7.51. Para análise das variáveis quantitativas recorreu-se aos procedimentos da estatística descritiva e, posteriormente, à análise de variância do tipo two-way. Empregou-se o teste de comparações múltiplas de Scheffe para identificação de eventuais diferenças específicas.

As variáveis qualitativas foram analisadas mediante tabelas de contingência, envolvendo testes de qui-quadrado para identificação de diferenças estatísticas entre os critérios de classificação.

RESULTADOS:

                        Em análise aos dados coletados, podemos afirmar que, comparados ao sexo feminino, os moto taxistas do sexo masculino se apresentam em maior número (91,4%), e que apesar do aumento da participação das mulheres, a profissão ainda é quase restritamente masculina.

                        A excessiva carga horária de trabalho para manutenção da renda familiar foi comprovada quando 26% dos moto taxistas trabalham de 20 a 40 horas por semana, porém 57 %  deles chegam a trabalhar de 41 a 60 horas semanais

                        Em relação aos principais sintomas para problemas relacionados à má postura identificados nos “motos taxistas”, 21 (vinte e um) citaram dores nas pernas, 19 (dezenove) dores nos braços, 25 (vinte e cinco) dores nas costas e pescoço, 14 (quatorze) relataram sentir falta de ar com esforço leve.

                        Quanto a capacidade aeróbica os valores comprovados no teste de cooper são que 89% dos entrevistados encontram-se com a capacidade aeróbica muito fraca e 11% capacidade aeróbia fraca, ou seja, todos sem exceção podem ser caracterizados como sedentários. Além desta caracterização, outro fator preocupante que aumenta a probabilidade de doenças cardiovasculares quando identificamos os índices elevados de massa corporal, ou seja, 29% dos moto taxistas estão em sobrepeso e 43% estão obesos.

                         

CONCLUSÃO:

O projeto pode inferir que a partir dos resultados já apresentados é necessário contrapor tais problemas físicos e cardiovasculares (sedentarismo, lombalgias, obesidade, etc.). Promover a melhorar da capacidade cardiovascular e fortalecimento de musculatura postural para que possa auxiliar na manutenção da qualidade de vida (saúde) destes trabalhadores. Sugerimos assim, a pratica de atividade física aeróbicas de baixa intensidade e a necessidade de orientação e seleção de exercícios físicos específicos para membros inferiores e tronco, locais com maior identificação de problemas relacionados a profissão moto taxista.

Instituição de Fomento: FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas).
Palavras-chave: moto taxistas, capacidade cardiovascular, saúde do trabalhador.