61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 3. Medicina Veterinária Preventiva
UTILIZAÇÃO DO MÉTODO FAMACHA - CORRELAÇÃO COM VALORES DE HEMATÓCRITO
Felipe Augusto Argenta Sabbag 1
Cristina Sotomaior 1
1. Pontifícia Universidade Católica do Paraná/ PUC-PR
INTRODUÇÃO:
O controle da verminose, utilizando anti-helmínticos indiscriminadamente, provoca resistência aos vermífugos. O método FAMACHA© é uma nova alternativa, que visa reduzir o número de animais desverminados, diminuindo a resistência aos princípios ativos e os gastos na produção. O FAMACHA© baseia-se na identificação do grau de anemia dos animais, avaliando a coloração da mucosa ocular dos ovinos pela comparação com a cartela do método. O objetivo deste trabalho foi avaliar a sensibilidade e especificidade do método FAMACHA© para ovinos.
METODOLOGIA:
Foram utilizados ovinos de três parques da Prefeitura Municipal de Curitiba (Barigui, São Lourenço e Náutico). De Agosto/2007 a Maio/2008, a cada 45 dias, os animais eram avaliados pelo método FAMACHA© por pessoas treinadas e amostras de sangue eram colhidas para determinação do hematócrito (Ht). A partir da relação do Ht e FAMACHA© calculou-se a sensibilidade, porcentagem de animais anêmicos corretamente identificados (portanto desverminados), e a especificidade, porcentagem de animais não anêmicos identificados corretamente (sem desverminar). Para definição de anemia, dois critérios foram utilizados: Ht ³ 18% e Ht ³ 15%, assim como para definir animais desverminados: classificados como FAMACHA© 4 (F4) e F5 e classificados como F3, F4 e F5.
RESULTADOS:
No total foram realizadas 372 avaliações. A sensibilidade foi 66,7% considerando Ht ³ 18% e desverminando animais F3. Se os animais F3 não forem desverminados, a sensibilidade diminui para 33,3%. A especificidade foi de 97% e 100% respectivamente. Utilizando Ht ³ 15% a sensibilidade foi 100% desverminando F3 e 66,7% sem desverminar o F3, e especificidade 96,7% e 100%.
CONCLUSÃO:

De acordo com os dados, seria recomendado desverminar todos os animais que apresentarem FAMACHA© 3, para que se trabalhe com uma sensibilidade mais alta. A sensibilidade alta indica que todos os animais anêmicos estão sendo tratados. Portanto, incluir a desverminação dos animais F3 permite um melhor aproveitamento do método. A especificidade, em todos os casos avaliados, sempre foi alta, indicando que animais que não precisam ser desverminados, realmente não estão sendo tratados, o que também vem de encontro aos anseios das novas estratégias de controle de verminose, que buscam reduzir ao máximo o número de desverminações.

 

 

Palavras-chave: utilização do método FAMACHA, verminose , hematócrito.