61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Ópera
MEMÓRIA E REPETIÇÃO: ELEMENTOS DA DANÇA-TEATRO EM UMA MONTAGEM TEATRAL
Aline de Abreu da Luz 1
Antônio Orellana Gonçalves 2
Daniela Minello 3
Luciana Hartmann 4
1. Autora - DAC - UFSM
2. Participante/Apresentador - DAC - UFSM
3. Participante - DAC - UFSM
4. Professora Doutora Orientadora - DAC - UFSM
INTRODUÇÃO:
A referida pesquisa foi realizada durante o ano letivo de 2008, apresentada enquanto requisito para conclusão do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas – opção Direção Teatral. Esta propunha a montagem teatral do texto dramatúrgico “Mão na Luva”, de Oduvaldo Vianna Filho, a partir da utilização da memória pessoal dos atores e da repetição dos movimentos, ambos elementos encontrados em criações de Dança-Teatro, em especial nos espetáculos da coreógrafa alemã Pina Bausch. A escolha por esse tema de pesquisa deu-se por uma identificação pessoal da aluna-diretora, condutora desta pesquisa, com as questões da vida cotidiana, da realidade e da rotina vivida enquanto pessoas comuns que somos. Os temas da pesquisa e do texto escolhido para auxiliar esta montagem casaram perfeitamente, possibilitando levar ao palco uma representação possível do relacionamento de um casal. Na realização dos trabalhos, foi feito um estudo acerca dos métodos utilizados pela coreógrafa na criação de seus espetáculos e, a partir deste, os dois elementos (memória e repetição) foram selecionados para o trabalho prático, com o qual deu-se início a criação das cenas e a sua efetivação na forma do espetáculo como foi levado à público.
METODOLOGIA:
A pesquisa realizou-se de forma teórico-prática. Na pesquisa teórica foi realizado um estudo acerca dos métodos através dos quais a bailarina e coreógrafa Pina Bausch cria seus espetáculos de Dança-Teatro, dando ênfase a dois dos elementos por ela utilizados: a memória e a repetição dos movimentos. Na prática, estes foram adaptados e então utilizados com os atores em ensaios de criação, aos quais eram oferecidos como estímulo algumas sugestões sobre situações que, independente da sua experiência, pudessem ser associadas às suas vivências e à sua memória emocional e/ou corporal. Construídas as partituras de movimento, foram selecionadas aquelas que melhor se adequavam ao texto iniciando-se assim, a fase de estruturação do espetáculo. Esta, deu-se a partir do texto e da pesquisa de repetição destas partituras e/ou de fragmentos delas, de forma que sua organização obtivesse sentido através do enredo oferecido pela dramaturgia.
RESULTADOS:
A finalização desta pesquisa aconteceu na forma de apresentação pública do espetáculo teatral “Mão na Luva” nos dias 25 e 26 de outubro de 2008 no Teatro Caixa Preta – Espaço Rozane Cardoso, na UFSM. A concretização desta pesquisa deu-se no momento em que conseguimos transformar simples partituras de movimentos, originadas através de improvisações relacionadas com a memória pessoal de cada ator e transformadas pela sua repetição, em ações concretas com as quais foram construídas as cenas e assim o espetáculo, estas se deram a partir da união entre texto e movimento, primando sempre pela coerência entre estes elementos.
CONCLUSÃO:
O resultado da apresentação pública demonstra que o espetáculo foi finalizado e apresentado na forma pretendida, ou seja, os principais elementos objetivados no projeto de pesquisa foram concretizados no trabalho prático, havendo coerência entre o método aplicado e o resultado final. As cenas foram compreendidas enquanto situações possíveis do cotidiano de cada um, tornando o ilusório da representação uma imitação de situações possíveis da vida real de um casal em crise, conforme a temática contida na dramaturgia escolhida. Observamos também, que durante o processo, os atores não apresentaram grandes dificuldades em lidar com as suas memórias pessoais e com a proposta de repetição dos movimentos para a criação do espetáculo, no entanto, por diversas vezes questionaram-se sobre algumas formas de ação e reação sobre o tema de alguma improvisação, o porque de alguns traumas e medos principalmente, o que tornou o processo criativo muito interessante e produtivo. É talvez por esse motivo que a representação é tão verossímil e passível de acontecer.
Instituição de Fomento: FIEX/UFSM
Palavras-chave: Teatro, Memória, Repetição.