61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 14. Sistemas de Tempo Real
MONITORAMENTO REMOTO DE SERVIDORES EM SUBESTAÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DE EQUIPAMENTOS MÓVEIS
Luis Fabio Faccin 1
Ancelmo Grinke Trojan 1
Edson Luiz Padoin 2
Sérgio Luis Dill 3
Paulo Sérgio Sausen 3
Robinson F. de Camargo 3
1. UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ
2. Professor Orientador, Mestre em Engenharia da Produção – UNIJUÍ
3. Pesquisadores – Membros do GAIC – UNIJUÍ
INTRODUÇÃO:
A necessidade das empresas de obterem funcionamento ininterrupto faz com que haja investimento em equipamentos de alta tecnologia. Para reduzir a ocorrência de erros, as empresas também devem investir em pessoal qualificado para o devido monitoramento, forçando a presença de um profissional na área todo o tempo. Tal monitoramento pode ser feito à distância, desde que a empresa disponha de equipamentos para tal fim. O aumento de usuários de dispositivos móveis, como os telefones celulares e Personal Digital Assistant (PDA), com tecnologias que variam desde o Code Division Multiple Access (CDMA) até o Global System for Mobile Communications (GSM), tecnologias estas que disponibilizam a conexão de dados dos dispositivos. Também possuem a K Virtual Machine (KVM), que é uma versão simplificada da Java Virtual Machine (JVM), onde é possível executar aplicativos, jogos e acessar Web Services (WS) no próprio dispositivo móvel. O objetivo deste trabalho é apresentar um sistema que, usando dispositivos móveis, possibilite o monitoramento remoto das grandezas trabalhadas nas subestações de energia elétrica. A construção do sistema foi projetada com a característica de ter fácil manutenção, com custos baixos e também usufruir de benefícios dos padrões abertos da interoperabilidade entre aplicações.
METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento do trabalho e a realização dos testes, utilizou-se os recursos do Grupo de Automação Industrial e Controle (GAIC) situado no Departamento de Tecnologia da UNIJUÍ. Num primeiro momento foi efetivado um estudo a cerca do perfil Mobile Information Device Profile (MIDP), da configuração Connected Limited Device Configuration (CLDC) e Conected Device Configuration (CDC), bem como a concepção e utilização de Web Services. Utilizou-se o celular Nokia E65, pertencente à Série 60 3ª Edição por ser um telefone celular que suporta a tecnologia CLDC 1.1, na qual implementam a API Java Specification Requests (JSR) 139 Web Services. Este aparelho possui conexão a uma rede de computadores através da tecnologia Wi-Fi. Foi utilizado o software emulador S60 3rd Edition FP2 SDK para simular a execução do aplicativo MIDlet no celular. Foi desenvolvido o WS para realizar buscas no Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) DB2 da IBM. O NetBeans 6 foi o ambiente de desenvolvimento das aplicações MIDlet e WS, com os recursos das plataformas Java Enterprise Edition (J2EE) versão 5, Java Micro Edition (J2ME) e o servidor web GlassFish versão V2, todos estes da Sun Microsystems, Inc (SUN).
RESULTADOS:
O resultado foi o desenvolvimento de um sistema para um celular que utiliza um WS para consultar o SGBD, retornando o último dado armazenado no banco, podendo ser um registro de Tensão; Corrente; Potência Aparente; Potência Ativa e Fator de Potência lidos e calculados pela Unidade Remota de Aquisição de Dados (URAD). O telefone celular recebe os dados envelopados no padrão XML/SOAP remotamente. O dispositivo possui a tecnologia Record Management System (RMS), o que permite a gravação de parâmetros de configuração no aparelho. O monitoramento é realizado com a observação de gráficos em linha, medidas, e envio de alertas por SMS caso haja alterações fora dos limites estabelecidos. Outro resultado importante foi o emprego das tecnologias estudadas no estudo em uma aplicação real. Nos testes utilizou-se uma conexão Wi-Fi para a instalação e uso do aplicativo, mas em caso de aplicação deste sistema em ambiente real deve-se utilizar uma conexão Wideband Code Division Multiple Access (WCDMA) através de uma operadora de telefonia celular. Em caso de ocorrer uma variação elétrica anormal fora dos limites estipulados, uma mensagem do tipo Short Message Service (SMS) é enviada ao celular do técnico responsável pelo monitoramento.
CONCLUSÃO:
Os resultados são obtidos através da utilização do WS no desenvolvimento de um sistema para monitoramento e detecção de falhas on-line aplicado em dispositivos de potência. Sua utilização torna a tarefa de monitoramento flexível e dinâmica, pois permite monitorar remotamente uma subestação de energia, através de gráficos, enviando avisos por SMS ao técnico, caso haja alguma anormalidade ou falha nos equipamentos ou na distribuição de energia. As principais características deste sistema são a mobilidade, confiabilidade e custo reduzido. Uma aplicação real foi possível graças à disponibilidade de ferramentas gratuitas para desenvolver a aplicação para o dispositivo móvel, bem como o WS no servidor, proporcionando funcionalidades com baixo investimento financeiro. Através da utilização deste sistema torna-se dispensável a presença de um técnico em tempo integral para monitorar os equipamentos, onde o mesmo pode monitorar à distância, podendo até desempenhar outras funções.
Instituição de Fomento: PIBIC Unijuí
Palavras-chave: Web Service, Java Micro Edition (J2ME), Mobilidade.