61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
A EFICIÊNCIA DA ESTABILOMETRIA E BAROPODOMETRIA ESTÁTICA NA AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO EM PACIENTES VESTIBULOPATAS
Marcelo Custódio Rubira 1
Cariel Benedita da Silva Denti 1
Nayara Giurizatto Gerlin 1
Maria do Socorro Echalar 1
Tatiana de Andrade Lopes 1
Ana Paula F. De Angelis Rubira 1
1. Departamento de Fisioterapia / Faculdade São Lucas
INTRODUÇÃO:

O equilíbrio corporal é fundamental no relacionamento espacial do homem com o ambiente e reflete uma complexa interação entre sistema sensorial e motor. Nas alterações de origem vestibulares a tontura, ou seja, desequilíbrio é o mais comum e o que mais afeta a qualidade de vida (Enderle MS, 2004). O sistema visual possui relações significativas com o controle postural amenizando as alterações de desequilíbrio devido a lesões dos órgãos vestibulares (Vander AJ, Sherman JH, Luciano DS,1981). As correções do eixo do corpo pelos mecanismos de controle postural conferem ao corpo pequenas e constantes oscilações quando em pé, com importante papel na distribuição da pressão nas plantas dos pés. A avaliação do comportamento das oscilações corporais pode ser analisada pelas oscilações do centro de pressão dos pés (CPP), variável estudada na estabilometria que consiste na resultante das forças aplicadas sobre a plataforma, no instante t, pelo corpo. O CPP reflete as orientações dos segmentos corporais, assim como dos movimentos para manter o centro de gravidade dentro da base de suporte (Bankoff ADP et al.,2006). O presente estudo comparou o equilíbrio de indivíduos normais e indivíduos vestibulopatas através da estabilometria e baropodometria estática.

METODOLOGIA:

O presente estudo foi realizado com 22 voluntários, normais e vestibulopata sem alterações osteo-mio-articulares e visuais, na faixa etária de 29 a 70 anos, de ambos os sexos e após serem esclarecidos a respeito da natureza do estudo assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Os voluntários foram divididos em dois grupos. Um grupo controle (GN) com 11 voluntários normais e outro grupo com 11 vestibulopatas (GV). Os dois grupos realizaram à estabilometria com olhos abertos e fechados e a baropodometria estática, com coleta de dados durante 30 segundos em sala acusticamente isolada. Os parâmetros calculados pelo programa Diagnostic Support Italy foram Área Elíptica em mm2, Amplitude de Oscilação Corporal em mm e Velocidade Média em mm/s.

RESULTADOS:

Na estabilometria observa-se que a velocidade média de oscilação (1,84±1,35 e 2,08±2,08, p<0,04) em mm/s e deslocamento de oscilação corporal Antero-posterior (1,46±0,68 e 2,13±1,48, p<0,03) em mm/s, ambos com olhos fechados, apresentaram diferença estatística significante entre os grupos controle e vestibulopata respectivamente. O deslocamento de oscilação corporal Latero-lateral (0,9±0,84 e 1,95±1,22, p<0,06) em mm/s com os olhos fechados apresentou tendência a serem diferentes nos grupos. Na baropodometria estática não houve diferença em relação à distribuição de cargas com valores no membro inferior esquerdo (51,8±6,03 e 50,9±3,5) e no direito de (48,18±6,03 e 49,09±3,5) no grupo controle e vestibulopata, respectivamente.

CONCLUSÃO:

Verificamos a eficiência da estabilometria e baropometria na avaliação, detecção e quantificação do equilíbrio de pacientes vestibulopatas principalmente nas condições de oscilação corporal Antero-posterior (A/P) e na velocidade média de oscilação.

Instituição de Fomento: Faculdade São Lucas
Palavras-chave: Vestibulopata, Estabilometria, Baropodometria .