61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 5. Rádio e Televisão
A ADAPTAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS PARA O AUDIOVISUAL. CAMILO CASTELO BRANCO EM PAIXÕES PROIBIDAS.
Juliana Ciambra Rahe 1
Márcia Gomes Marques 2
1. Departamento de Letras - UFMS
2. Prof. Dra. - Departamento de Jornalismo - UFMS - Orientadora
INTRODUÇÃO:

A televisão desempenha, de maneira conjunta com outras instituições sociais, a função de produtora e distribuidora de conhecimento socialmente compartilhado. Essa função se realiza também dentro de uma categoria especifica, como a telenovela, gênero de maior apelo popular no Brasil e que possui grande receptividade. A telenovela proporciona à população acesso a saberes por meio do aproveitamento de diversos elementos históricos, sociais e culturais. A literatura pode ser destacada entre os elementos dos quais a telenovela se serve para propagar conhecimento cultural, por meio da adaptação de obras literárias. Assim como a telenovela, gênero audiovisual no qual a estrutura narrativa salvaguarda especificidades próprias, o texto literário pressupõe a presença de características particulares para sua configuração. Sendo assim, a adaptação de obras literárias para a telenovela implica em alterações em razão do suporte e do gênero no qual o texto será inserido. Este trabalho propõe analisar a adaptação das obras Amor de Perdição, Mistérios de Lisboa e O Livro Negro do Padre Dinis, de Camilo Castelo Branco, para a telenovela Paixões Proibidas, apontando e discutindo os pontos divergentes e convergentes apresentados entre os textos literários e telenovelístico.

METODOLOGIA:
Avaliaram-se os suportes dentro dos quais cada texto se insere e suas linguagens, assim como as características próprias da linguagem de cada gênero. Após a análise das características do autor português presentes nas obras literárias, foram avaliadas as divergências entre o texto que deu origem à adaptação e o produto desta, e as particularidades do gênero televisivo que motivaram as alterações. Para tanto, analisaram-se as obras de Camilo Castelo Branco utilizadas na telenovela Paixões Proibidas, suas personagens, situações e conflitos, assim como as particularidades do contexto inscrito nas obras - o romantismo português -, e os aspectos distintivos referentes ao estilo do autor. Ademais, foi realizada a análise socionarrativa da telenovela, comparando a narrativa audiovisual com as narrativas literárias que o geraram. Por fim, analisou-se a recepção de telenovelas, por meio da realização de entrevistas em profundidade com sete telespectadoras: Adriana, professora, 43 anos; Karolina, estudante, 16 anos; Elza, professora aposentada, 60 anos; Idalci, dona de casa, 64 anos; Gabriela, estudante, 20 anos; Maria Fausta, funcionária de limpeza, 39 anos; Lessandra, comerciante, 32 anos.
RESULTADOS:
Enquanto o discurso literário se caracteriza por um trabalho com a linguagem que a torna ambígua e exige atenção intensa do receptor, o discurso televisivo se caracteriza pela preponderância da função fática da linguagem, realçando o contato entre emissor e receptor. Permeiam tanto o discurso literário quanto o discurso televisivo as marcas relativas aos gêneros em que cada um se insere. As obras literárias camilianas tratam do sentimentalismo, do amor romântico e da morte como libertação. Entretanto, o amor que permeia as telenovelas reclama concretização em vida, adequando-se à necessidade do final feliz determinado pelo gênero. A apresentação das personagens por meio da divisão maniqueísta nas telenovelas dá lugar, nas obras camilianas em questão, a uma representação mais humana das personagens. Literatura e telenovela harmonizam-se no que concerne ao objeto de representação, o real, comprometendo-se com a verossimilhança e não com a verdade. Além disso, Mistérios de Lisboa e O Livro Negro de Padre Dinis contam a história de personagens comuns, indicando uma serialiadade, da mesma forma como se constroem as telenovelas. Distingue-se, entretanto, da forma literária de narrar a telenovela por fragmentar a narrativa em episódios e por contar com uma estrutura aberta.
CONCLUSÃO:
No amoldamento das obras camilianas mencionadas à telenovela ocorrem alterações nas personagens, no curso da narrativa, no espaço de representação, para que haja adequação aos protocolos exigidos pelo gênero audiovisual. Ocorrem alterações na caracterização dos conflitos, assim como supressão e inclusão de personagens e transferência dos fatos narrados a um período histórico diverso. No que tange à recepção, a identificação dos telespectadores com personagens portadores de bons valores na telenovela, implica que as personagens literárias sejam reduzidas valorativamente para facilitar a identificação dos telespectadores com modelos de comportamento a serem seguidos e, assim, aproximá-los da narrativa. Os conflitos apresentados devem estar de acordo com o contexto histórico e cultural no qual o receptor se insere, possibilitando o reconhecimento de temas coincidentes com a realidade social do telespectador e a comunicação dele com o produto. Além disso, as expectativas alimentadas pelos telespectadores em relação às tramas, concebidas a partir do conhecimento das especificidades do gênero, reduzem as possibilidades de desenvolvimento das narrativas de telenovela, levando à supressão ou alteração daquilo que frustaria as expectativas dos receptores.
Palavras-chave: Telenovela, Literatura, Adaptação.