61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
A utilização do software de cartomática Philcarto como ferramenta na análise do contexto regional: o caso da região Norte do Brasil
Richarlison da Costa e Silva 1, 2
Ricardo de Jesus Cardoso 1, 2
1. Universidade Federal do Amazonas / UFAM
2. Secretaria Municipal de Educação / SEMED
INTRODUÇÃO:

O trabalho em foco é resultado do relatório de pesquisa desenvolvido na disciplina “Análise Prospectiva do Território” ministrada pelos professores Hervé Théry (USP) e Eduardo Paulon Girardi (UNESP) no curso de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Amazonas. Teve como objetivo apresentar orientações para o uso do software de cartomática Philcarto, desenvolvido pelo geógrafo Philippe Waniez. As três características importantes em um programa de cartomática e que atribuem qualidade ao Philcarto são: a) total liberdade e versatilidade na elaboração/adaptação das bases cartográficas e de dados; b) diversidade de funções de mapeamento e análise dos dados; c) qualidade do mapa final, exportado em formato vetorial (GIRARDI, 2007). Com vista em avaliar empiricamente o emprego desta ferramenta, realizou-se esta pesquisa que consistiu na elaboração de bancos de dados estatísticos e na construção e análise de mapas temáticos sobre a dinâmica espacial da região Norte do Brasil.

METODOLOGIA:

A composição de um mapa no programa Philcarto requer o cruzamento de uma base cartográfica com uma base de dados. Construiu-se duas bases de dados em planilha Excel no formato “texto separado por tabulação” com dados do SIDRA (Sistema IBGE de Recuperação Automática) e do Anuário Estatístico do Transporte Aéreo da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A base cartográfica da região Norte com a divisão dos municípios foi delimitada a partir da base cartográfica do Brasil obtida no site de Phillipe Wanier. Utilizando um software de edição de imagem (Adobe Ilustrator 6.0), fez-se o recorte dos estados brasileiros que compõem a região Norte, além do acréscimo de duas camadas de tipo .L (linhas) para representar a malha rodoviária e os principais rios da região. Foi realizado o cruzamento das bases e a construção dos mapas no Philcarto, utilizando as diversas ferramentas disponíveis definidas apropriadamente de acordo com as seguintes variáveis: distribuição da população em 1970 e em 2000; tráfego aéreo interurbano em 2007; porcentagem do PIB em 2000; densidade demográfica em 2000; taxa de urbanização em 2000; produção na extração de madeira em tora, de castanha-do-Pará, de borracha e de açaí no ano de 2007.

RESULTADOS:

Foram construídos dez mapas distribuídos entre os temas: dinâmica populacional, transporte aéreo e atividade econômica. Nos mapas referentes à dinâmica populacional, nota-se o processo de urbanização da região, além dos padrões de ocupação. Antes da década de 1970, era um padrão predominantemente ribeirinho conjugado, décadas depois, com a ocupação de grandes rodovias construídas a partir de então. Além disso, constata-se a primazia das cidades de Manaus e Belém, cuja relevância reflete na configuração da rede de transporte aéreo, uma vez que as duas capitais detêm o maior volume de ligações na região. Cidades como Santarém-PA, Altamira-PA e Coari-AM possuem um relativo destaque neste modal. Os mapas referentes à economia da região demonstram o caráter seletivo das atividades. Optou-se por considerar o extrativismo, por sua relevância no contexto regional. A produção de madeira na região Norte permite observar a concentração dessa atividade no sul e nordeste do Pará e no norte de Rondônia. Por outro lado, o Amazonas é o maior produtor de castanha-do-Pará, produzindo, segundo o IBGE, 27.038 toneladas ao ano. Os estados do Acre e Amazonas se destacam na produção gumífera, enquanto a produção de açaí revela uma concentração acentuada na região nordeste do estado do Pará.

CONCLUSÃO:

As ferramentas utilizadas na elaboração dos mapas foram úteis na análise de diversas variáveis. Os temas escolhidos possibilitaram uma apropriada interpretação do contexto estudado, uma vez que deu visibilidade a alguns de seus aspectos mais relevantes. Por fim, este trabalho nos fez relembrar a importância da cartografia como instrumento de análise da realidade geográfica. Neste sentido, o instrumento avaliado pode contribuir na leitura e compreensão do espaço geográfico, além de oferecer subsídios para os mais diversos profissionais que fazem uso da cartografia, como professores, geógrafos, economistas, entre outros.

Palavras-chave: Cartomática, Região Norte do Brasil, Philcarto.