61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
SOFTWARES COMO ORGANIZADORES PRÉVIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA
Ana Paula Sá Menezes 1
Josefina Barrera Kalhil 1
1. 1. Programa de Pós-Graduação e Pesquisa/ Universidade do Estado do Amazonas - UE
INTRODUÇÃO:
Muito se vem falando nas novas Tecnologias de Informação e de Comunicação – as TIC –, e seu uso no processo ensino-aprendizagem, mas pouco se fala de como esse recurso pode ajudar o professor de Ciências e de Matemática. Como as TIC podem ser usadas em sala de aula, em forma de organizadores prévios, favorecendo a construção do conhecimento no educando, particularmente no que diz respeito à História das Ciências e da Matemática, são questões que remetem à preocupação destas autoras em contribuir de alguma maneira para solucionar problemas que para muitos pode não representar importância, mas que sem dúvida afetam muitas vezes o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem de maneira significativa, sutil e não evidente. Com essa sensibilidade, as autoras propuseram uma Oficina Pedagógica sobre o uso do software Windows Movie Maker no Ensino de Ciências e de Matemática. Essa oficina se deu nas dependências da Escola Normal Superior (ENS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e contou com a presença de trinta professores especialistas da área de Ciências e de Matemática. Ao final das atividades, foi solicitado aos participantes que respondessem a uma enquete em relação à oficina proposta, ao uso de TICs e da História das Ciências em suas aulas.
METODOLOGIA:
Inicialmente, relatamos nossa linha de pesquisa – Meios Didático-Pedagógicos no Ensino de Ciências –, e o tema de nossa Dissertação, que aborda o uso da História das Ciências como Organizador Prévio nas aulas. Explicamos o que seriam as TIC e como elas poderiam ser utilizadas em sala de aula a partir do relato de nossa experiência. Apresentamos o tipo de produto que eles próprios iriam aprender a construir e que poderia ser usado em suas aulas doravante. O Windows Movie Maker foi escolhido por ser um software de edição de vídeos compilado juntamente com a instalação do Windows. É um programa simples e de fácil utilização, o que permite que pessoas com pouca experiência em informática possa adicionar efeitos de transição, textos personalizados e áudio nos seus filmes. O mais importante é ser criativo. É suportado pelos sistemas operacionais: Windows ME, Windows XP e o Windows Vista. Após salvo, pode ser visto pelo Windows Media Player, ou pode ser copiado em CD, pois o Movie Maker salva os vídeos em formato WMV e AVI. O software foi apresentado e fizemos um filme passo-a-passo: desde a escolha do tema e do público-alvo até a escolha do fundo musical. A Oficina teve duração de três horas, onde todos os participantes apresentaram um projeto de um vídeo de 1min.
RESULTADOS:
A Enquete se constituiu de sete questões abertas referentes à nossa proposta de usar a História das Ciências como Organizador Prévio, e ainda quanto ao uso das TIC em sala de aula. Os resultados apresentados foram: (i) 77% dos participantes declararam já conhecer o trabalho pedagógico através do uso das TIC; (ii) 100% dos participantes consideram as TIC de essencial importância enquanto estratégia pedagógica, além de ser uma proposta inovadora, eficiente e motivadora no processo ensino-aprendizagem de Ciências e de Matemática; (iii) Quanto à perspectiva em relação ao uso das TIC no processo ensino-aprendizagem de Ciências e de Matemática, todos concordaram que há necessidade de uma formação adequada para os professores poderem usar esses recursos em sala de aula; (iv) 77% dos participantes declararam que se utilizam da História das Ciências e/ou da Matemática em suas aulas; (v) Quanto ao uso das TIC no planejamento de suas aulas, 69% dos participantes raramente as usam, 23% dos participantes freqüentemente as usam e 8% as usam às vezes; (vi) Quanto ao requisito que parece ser o mais necessário para a implementação do uso das TIC em sala de aula, 100% dos participantes afirmaram que seria a formação do professor com noções básicas de Informática.
CONCLUSÃO:
Para quem não é sensível ao problema sutil de se trabalhar numa área dita Exata a partir de uma contextualização tão humana quanto a História, poderia estar se perguntando se só essa mudança já seria suficiente para motivar os estudantes. Acreditamos que não, pois, apesar de valorizarmos a história do conhecimento científico e sua ligação com as descobertas mais contemporâneas, se formos usar apenas a técnica da exposição dialogada em nossas aulas, recairemos no mesmo erro: aulas desmotivantes. Por isso, propomos o uso das TIC, pois ela pode contribuir no que diz respeito a chamar mais a atenção do aluno para determinado tema pelo fato de operar imediatamente com nossos sentidos, com o concreto. No caso do software escolhido, isso se evidencia mais porque ele proporciona um produto com imagem e movimento, combinando a dimensão espacial com a cinestésica, por ser em formato de videoclipes. O fato de aliar imagem, som, palavra e música integrados esteticamente dentro de um contexto, facilita e predispõe o aluno a aceitar mais facilmente os conceitos a serem apreendidos. E isso é o objetivo do Organizador Prévio: ser uma ponte entre o que o aluno sabe e o que ele irá aprender.
Palavras-chave: Organizador Prévio , Ensino de Ciências e de Matemática , Uso de Softwares no Ensino.