61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 7. Fisiologia - 5. Fisiologia
PARÂMETROS HEMATOLÓGICOS DE Colossoma macropomum (Cuvier, 1919) EXPOSTOS AO PETRÓLEO.
Sandra Maristher Azevedo Brust 1
Rafael Mendonça Duarte 1
Adalberto Luís Val 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia / INPA
INTRODUÇÃO:

O uso de biomarcadores na avaliação da toxicidade de compostos químicos de origem antrópica em áreas impactadas vem sendo amplamente utilizado nas últimas décadas. Alguns são indicadores dos primeiros sinais de estresse ambiental causado por contaminantes em diferentes níveis de organização biológica. O óleo cru do petróleo é formado por centenas de hidrocarbonetos que podem ser hidrossolúveis ou insolúveis em água. Eles podem ser introduzidos nos ecossistemas aquáticos de fontes naturais ou de fontes antrópicas. Peixes expostos ao óleo cru apresentam uma série de ajustes típicos de animais expostos à hipoxia, no sentido de maximizar a transferência de oxigênio do meio para os tecidos (Val, 1996). O tambaqui (Colossoma macropomum) é uma espécie nativa dos rios Amazonas e seus afluentes e insere-se entre as espécies de maior valor comercial na Amazônia. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo avaliar os parâmetros hematológicos como biomarcadores da contaminação do ambiente aquático pelo petróleo.

METODOLOGIA:

Juvenis de tambaqui (8,94±0,77g) foram colocados em câmaras plásticas pretas de 4L, com aeração constante. Após 48hs de aclimatação nas câmaras plásticas, os animais foram expostos às concentrações subletais. O experimento consistiu de quatro tratamentos: controle, exposições a 0,1%, 1% e 2% de óleo cru (n=10). Após 96hs, o sangue dos animais foi retirado por punção da veia caudal para determinação dos seguintes parâmetros hematológicos: hematócrito, concentração de hemoglobina e glicose, número de eritrócitos circulantes (RBC), constantes corpusculares e concentração endógena de produtos celulares oxidados (tbars). Os resultados obtidos estão expressos como média ± SEM. A análise estatística foi realizada por meio de análise de variância de um fator (ANOVA one-way), seguido de teste de comparação múltipla de Dunnett. No caso dos dados analisados que não atenderam as premissas para a utilização da ANOVA, foi utilizado o teste não paramétrico de Kruskal-Wallis, seguido do teste à posteriori de Dunn’s (Zar, 1984). Foi mantido o nível de significância de 95% em todas as análises para a discriminação das diferenças significativas entre as médias.

RESULTADOS:

Não foram encontradas alterações hematológicas nos peixes expostos a concentração de 0,1% de óleo cru. Nos peixes expostos as concentrações de 1 e 2% de óleo cru, houve redução na glicose, concentração de hemoglobina e nas constantes corpusculares hemoglobina corpuscular média (HCM) e concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM). No entanto, os peixes expostos a maior concentração de óleo cru também sofreram redução no hematócrito e no RBC. Oliveira & Val (1996) observaram que exemplares de tambaqui expostos por 24hs a uma lâmina de 0,32mm de óleo cru apresentaram os níveis de hematócrito, concentração de hemoglobina e RBC significativamente reduzidos, em relação aos animais do grupo controle, o que pode ter um considerável efeito sobre o transporte de oxigênio para os tecidos.

CONCLUSÃO:

As alterações nos parâmetros hematológicos observados nos exemplares de tambaqui expostos às maiores concentrações de óleo cru sugerem que a exposição ao petróleo por 96hs pode afetar o transporte de oxigênio às células nesses animais, sugerindo que estes parâmetros hematológicos, ainda que inespecíficos, refletem os efeitos da exposição ao petróleo.

Instituição de Fomento: CNPq, FAPEAM, INPA
Palavras-chave: Petróleo , Biomarcadores, Hematologia.