61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
    A CONSTRUÇÃO DE SABERES A PARTIR DE PRÁTICA DA PESQUISA ACADÊMICA INSTITUÍDA NA ESCOLA.
JORDANA LUZIA BARBOSA MOTA 1
FABIANE MAIA GARCIA 1
1. INSTITUTO DE CIÊNCIA EXATAS E TECNOLOGIA - UFAM
INTRODUÇÃO:
 

A produção de conhecimento tem sido objeto de interesse nos mais diversos campos de níveis e saber. A proposta visou analisar o desenvolvimento da pesquisa acadêmica com enfoque na autenticidade e relevância do conhecimento produzido nas escolas do Município de Itacoatiara. Dado o número escolas existentes foi coletada uma amostra em apenas duas, elas serviram para caracterizar como a pesquisa está sendo orientada, executada e difundida. Tomou-se como base duas hipóteses, a primeira relacionada à formação dos professores e funcionários das bibliotecas quanto a pesquisa. O segundo é a estrutura das bibliotecas e a precariedade de fontes de informações presentes nas famílias e nas escolas. Uma das motivações para o estudo foram os anúncios nos murais das instituições e jornais tornando a elaboração de trabalhos científicos por terceiros uma indústria. Estudar como é pensado, produzido e difundido o conhecimento cientifico nas escolas significou prioritariamente entender como se processa a prática educativa em questão. Nesse sentido, ela deixa de considerar o que Paulo Freire há muito já mencionava “Estudar é uma forma de reinventar, de reescrever, de recriar – tarefa do sujeito e não do objeto”.

METODOLOGIA:
Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, de campo, tendo como população alunos dos dois anos finais do Ensino Fundamental diurno e os professores que a eles ministram aulas nas escolas estaduais Dr. Fernando Ellis Ribeiro e José Carlos Mestrinho, constituindo-se num censo para abranger todo o universo desta população. O processo contou com a participação de um bolsista do curso química/biologia, que atuou na coleta, análise e interpretação dos dados. Os dados foram coletados nas devidas escolas, na qual o material de base da pesquisa foram os documentos arquivados pelos professores das atividades escolares ministradas aos alunos. Os documentos arquivados dos professores foram coletados para análise do processo de orientação, elaboração e apresentação dos trabalhos escolares, os dados levantados foram tabulados e categorizados e correlacionados aos objetivos. Para os professores buscou-se a identificação das estratégias usadas a fim de evitar a fraude acadêmica. Para os alunos, levantou-se as motivações que os mesmos alegavam aos seus docentes para explicar a fraude acadêmica nas formulações dos trabalhos escolares. Espera-se no segundo momento uma comparação entre as orientações técnicas para a realização de pesquisa e prática docente observada.
RESULTADOS:
A princípio foram feitas revisões bibliográficas com fontes voltadas para a área da pesquisa. No acompanhamento do processo realizou-se reuniões com os professores, pedagogos e diretores das escolas selecionadas, no decorrer da pesquisa observamos os alunos de oitavo e nono ano do ensino fundamental, foi também realizada um acompanhamento à feira interdisciplinar do município de Itacoatiara e visita a feira de ciências das escolas. Foram catalogados os instrumentos usados pela escola (planos, diários e outros formulários) assim como, alguns registros do acompanhamento do processo de pesquisa desenvolvidos pela coordenação pedagógica da escola. Registramos ainda constantes visitas as escolas (biblioteca, sala de aula, sala dos professores, corredores, laboratório de informática). Houve momentos de convivência e ambientação com os sujeitos e o espaço da pesquisa com participação em reuniões dos pais de alunos e com professores, participação na reunião voltada para atividades desenvolvidas nas escolas, colaboração na feira Interdisciplinar das escolas, fichamento das fontes lidas no decorrer das pesquisas e apresentações na forma de seminário para a comunidade e professores da Universidade Federal do Amazonas.
CONCLUSÃO:
 

Esse projeto foi uma experiência importante, não só para a equipe, mas também de grande valor para a sociedade, uma vez que, se aplicou a duas escolas estaduais que têm um referencial na comunidade itacoatiarense. A universidade e as escolas contribuíram para o desenvolvimento do projeto, seja pela disponibilidade de fontes bibliográficas, do laboratório de informática (internet), impressão de trabalhos ou ainda o espaço físico para os encontros de orientação. Quanto à escola, registramos a excelente recepção ao projeto, tanto pelos alunos quanto por professores, pedagogos e diretores. A princípio achávamos que teríamos dificuldades em desenvolver o projeto, alguns professores alegavam que não tinham experiência com a pesquisa, pela formação “inadequada” para estes fins, outros diziam que não trabalhavam com pesquisa, pois se limitavam a transmitir conteúdos na sala de aula. Mas, no processo começaram a mudar suas metodologias de ensino e contribuíram bastante para o desenvolvimento do projeto. Por tudo que foi dito, é evidente que não vamos parar por aqui, ainda temos bastante trabalho para desenvolver, pois acreditamos contribuir sem nos limitar ao que foi desenvolvido.

Instituição de Fomento: FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS - FAPEAM
Palavras-chave: Pesquisa, Escola, Educação.