61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
Projeto pre-vestibular Comunitario
Evelyn Fernandes Freitas 1
Natana dos Santos Castro 1
Fabiane Maia Garcia 1, 2
Margarida Carmo de Souza 1, 3
Ana Lucia Souza da Silva 1, 2
Nayana Cristina Gomes Teles 1
1. Instituto de Ciencias Exatas e Tecnologia - UFAM
2. Msc. Instituto de Ciencias Exatas e Tecnologia - UFAM
3. Dr. Instituto de Ciencias Exatas e Tecnologia - UFAM
INTRODUÇÃO:

A necessidade de formação universitária é uma demanda para o desenvolvimento regional. Relacionada a isto, a prática social em voga tem fortalecido a percepção de que a escola é o espaço absoluto para o processo de estudo. Normalmente o afastamento da escola ou de ações sistemáticas leva ao abandono de fontes, posturas e situações concernentes a aprendizagem. Logo, ao encerrar o Ensino Médio o jovem que não ingressa na universidade ou no mundo do trabalho, também não conta com mecanismos e propostas que possibilitem uma postura autônoma e continua do ato de estudar. A proposta do pré-vestibular comunitário partiu da problematização ao discutir as questões básicas exigidas nos processos seletivos para a universidade. Aos participantes do projeto foram oportunizadas vivencias e informações capazes de orientá-los na busca individualizada ou coletiva, dos fundamentos e conteúdos necessários ao processo de continuidade da vida acadêmica. Após a matrícula houve um pacto com o grupo voltado a assiduidade e disciplina na resolução de exercícios. Nesse sentido, o projeto prepara os jovens para essa fase crucial e muitas vezes traumática da vida, que é o vestibular. A ação não é isolada conta com a parceria com a Associação Cultural Nossa Senhora do Rosário oportunizou a oferta do projeto em uma comunidade periférica e carente, fato que consubstanciou a relevância social das atividades desenvolvidas.

METODOLOGIA:

A condução dos encontros de troca e busca do conhecimento foi feita por alunos do segundo período dos Cursos de Licenciatura na maioria das vezes formando dupla com outro menos experiente. A presença de dois alunos serve para evitar a falta de professores, além de preparar novos talentos para assumir o projeto nos semestres seguintes. Os alunos professores além das informações básicas obtidas nos períodos iniciais da graduação contam ainda, com a experiência docente da coordenação que os apóiam na questão didática e de conteúdo propriamente dita.  Pelo exposto, no projeto há a figura de alunos que juntos aprendem, dividem expectativas e trocam informações consubstancia a premissa de um conhecimento que “... é claro quando é suficiente para fazer reconhecer entre todos os outros o objeto que representa. É distinto quando todos os elementos que o compõem são conhecidos e discernidos pelo espírito” (PARRA FILHO, 1998, p. 25). O pré-vestibular é uma demanda identificada entre os jovens que desejam adentrar a universidade, nesse sentido a experiência é colocada em discussão, avaliação e revisão constante. Sua forma de operacionalização contou com no mínimo cinco encontros semanais com apresentação de conteúdos e exercícios que possam suscitar, fortalecer e mesmo embasar os conhecimentos exigidos nos exames de vestibular. 

 

RESULTADOS:

No primeiro semestre de 2008 o projeto atendeu cerca de sessenta jovens em situação de risco. No vestibular Macro-Verão foram aprovados onze alunos que corresponde a 18,4% dos alunos. Nesse percentual é válido ressaltar que os aprovados corresponderiam a um número maior, se considerarmos que os mesmos são os que foram assíduos e oriundos da primeira matrícula feita. Isto porque, como é característico dos cursos de pré-vestibular a alta rotatividade da clientela prejudica a observação fiel de tais índices, no caso dos dados apresentados, eles correspondem aos que integralizaram uma carga horária mínima de 75% de freqüência.  Dito isto, destacamos uma das características do projeto, a partir da avaliação bimestral disponibilizava-se novas vagas para a comunidade. O perfil da clientela explica a rotatividade evidenciada, pois no geral são alunos com precariedade financeira ou ainda trabalhadores. Os primeiros têm dificuldade para aquisição de material e alimentação, registramos casos de alunos que não se alimentavam adequadamente passavam mal durante as aulas. No segundo caso, o aluno trabalhador chega esgotado e também apresenta a mesma dificuldade para a aquisição de material, ele é arrimo de família e ao vir do trabalho para o curso pré-vestibular também tem problemas com a alimentação. A realidade exposta nos impulsionou a busca de novas parcerias para podermos, no caso do projeto aprovado, ofertar lanche e ainda o material didático necessários aos encontros.

CONCLUSÃO:
No Brasil, no século XXI, ocorre uma tendência ao diagnóstico e avaliação das universidades, tendo como parâmetro sua constituição e contribuições enquanto Instituição Social. Os diagnósticos caracterizam-se pelo desejo de implantar uma nova política que seja justificada socialmente a partir de índices negativos e ações de pouca relevância. A implantação dos novos programas significa de maneira geral uma ruptura com o que até então vinha sendo desenvolvido nas universidades. O pré-vestibular consubstancia o processo de expansão universitária. Em Itacoatiara 100% dos alunos oriundos da fase inicial do programa em questão, permanecem em seus cursos. Tal índice fortalece a política nacional de acesso e permanência do aluno no ensino superior. Os estudos demonstram que o governo tem ampliado o acesso aos mais variados níveis de ensino, porém a não permanência (entendida como evasão dos cursos) é um dos fatores que mais interferem na não obtenção de índices de qualidade aceitáveis na educação brasileira.
Instituição de Fomento: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM
Palavras-chave: Conhecimento, Parceria, Aprendizagem.