61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE MEDIADA PELA PARCERIA UNIVERSIDADE E ESCOLA
Evren Ney da Silva Jean 1
Diego Macedo Almeida 1
Ana Amélia Xavier da Silva Campos 1
Alzira Marques de Oliveira 1
Carlene Barroso Caripuna 1
Fabiane Maia Garcia 1
1. INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - UFAM
INTRODUÇÃO:

A disciplina Prática Curricular I proporcionou a turma de Licenciatura em Ciências: Matemática e Física momentos importantes na formação acadêmica. Nela foram feitos grupos de estudo com discussões e orientações para acompanhamento das atividades escolares em um dia da semana. A instituição escolhida para a realização das observações concernentes a manifestação do plano nacional de educação - PNE, elaboração do diagnóstico e proposta de intervenção, foi a Escola Estadual José Carlos Martins Mestrinho que oferece o Ensino Médio no município de Itacoatiara, estado do Amazonas. A participação na escola foi feita a partir de uma carta de recomendação da coordenação, autorização prévia da gestora da escola que nos disponibilizou acompanhamento da técnica em educação com a finalidade de fornecer dados e informações necessárias ao alcance de nossos objetivos.

METODOLOGIA:

Em agosto de 2008, no primeiro contato com a escola, o secretário e a pedagoga deram algumas informações sobre o funcionamento dos aspectos pedagógicos e administrativos. A primeira atividade desenvolvida foi conhecer os funcionários, o espaço físico e selecionar os tempos de aula de matemática e física para acompanhar as aulas e organizar o diagnóstico. Após cada dia de aula observada, o grupo se reunia e discutia os pontos mais importantes e em seguida registrava-se no caderno de prática, esse instrumento servia para memória e avaliação do trabalho lá desenvolvido. Pelo registro indicamos os pontos positivos e negativos vivenciados na experiência para compor um seminário apresentado na Universidade. Pela discussão resultante do seminário, com o envolvimento de todos os atores da escola e pelas orientações recebidas formulou-se um projeto de intervenção no formato de atividade curricular de extensão-ACE, denominada “Dinamizando o ensino da matemática com o uso de softwares educacionais”. O projeto no inicio de 2009, recebeu aprovação e tem por finalidade aumentar a participação dos alunos nas aulas de matemática e física, e diminuir a evasão escolar no turno noturno.

RESULTADOS:

Após as observações realizadas, constatou-se que os professores de física não possuem graduação na área, favorecendo um desinteresse por partes dos alunos que percebiam a falta de domínio de conteúdo dos mesmos. Já os professores de matemática possuem formação na área, mas sentem dificuldades em inovar as suas metodologias. Tais problemas identificados contribuíam para que as aulas do último dia da semana fossem um pouco participativas, o desinteresse era visível, pois as salas de aula contavam apenas com cerca de 30% do total de alunos. A partir disto os acadêmicos juntamente com a gestão, a técnica educacional e o corpo docente começaram a esboçar um projeto de intervenção que dinamizassem as aulas de matemática e física e as tornassem mais enriquecidas. Os professores ficaram entusiasmados com idéia de trabalhar com os softwares educativos, que possibilitará um engrandecimento cada vez maior do processo ensino aprendizagem no intuito de minimizar os altos índices de evasão escolar no turno noturno.

CONCLUSÃO:

A proposta desenvolvida na disciplina Prática Curricular I propôs fundamentar a importância do uso de softwares educacionais como ferramentas conceituais e procedimentais para os professores de matemática da Escola Estadual José Carlos Martins Mestrinho, possibilitando a construção do conhecimento e estimulando a capacidade de associação de idéias através da observação e percepção de imagens para o enriquecimento das aulas. Os acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências: Matemática e Física da Universidade Federal do Amazonas serão mediadores do planejamento e da fundamentação teórica das atividades e estudos realizados entre Escola e Universidade. Isto visa desenvolver uma ação pedagógica, dando ao professor uma visão didática inovadora no uso de softwares, tornando assim as aulas dinâmicas e prazerosas, organizando encontros que propiciem a troca de idéias e experiências para a concretização do projeto em prol da potencialização do processo ensino-aprendizagem e redução da evasão escolar no turno noturno.

Palavras-chave: Escola, Dinamizar, Softwares educacionais.