61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
LEVANTAMENTO FLORÍSTICO NO CAMPUS MANAUS-ZONA LESTE (IFAM-ZL) E CRIAÇÃO DO HERBÁRIO EAFM
Rodrigo Moraes Hidalgo 1
Rosiney França Mendes 1
Anderson Medeiros Mota 1
Breno Bassiléo Maciel Lopes 1
Rogério Barbosa 1
Valdely Ferreira Kinupp 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Amazonas (IFAM)
INTRODUÇÃO:

 A Escola Agrotécnica Federal de Manaus (EAFM) foi criada em 1940, tendo denominações distintas ao longo dos anos. Recentemente, passou ao mesmo patamar das universidades federais, sendo denominada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Amazonas, Campus Manaus-Zona Leste (IFAM-ZL). A principal missão da instituição é a educação de qualidade visando o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Para isso a formação de recursos humanos qualificados para identificação e estudos da flora amazônica é um dos pilares mais importantes. Este trabalho vem contribuindo para a qualificação e treinamento botânico dos futuros técnicos agrícolas. Os objetivos do presente estudo são identificar as diferentes espécies de plantas vasculares ocorrentes na área do Campus IFAM-ZL, como um dos subsídios para a criação de uma unidade de conservação; treinar e qualificar botanicamente os futuros técnicos agrícolas; iniciar a formação do acervo botânico para a criação do herbário institucional e enriquecer outros herbários com amostras botânicas através de intercâmbio; formar um banco de fotografias digitais em alta resolução para a futura publicação de um guia de identificação da flórula local, bem como para o “herbário digital".

METODOLOGIA:

A área de estudo é de 164 hectares, dos quais cerca de 50 são de floresta nativa com diferentes graus de interferência, com fortes pressões da urbanização sem planejamento. Inicialmente, foi realizado um curso prático e rápido de técnicas de coleta de material botânico e herborização com os bolsistas do projeto. As coletas de campo estão sendo realizadas semanalmente, procurando através da metodologia do caminhamento percorrer o maior número possível de pontos nas áreas pertencentes ao Campus. Sempre que possível no mínimo três duplicatas de amostras férteis são coletadas. A herborização é feita conforme metodologia usual. O inventário florístico está sendo executado nos mais diversos tipos de ambientes e todos os hábitos e formas de vida dos vegetais vasculares estão sendo contemplados. As famílias das “Angiospermas” são circunscritas conforme a classificação proposta por Angiosperm Phylogeny Group (APG II). As famílias dos demais grupos são classificadas de acordo com a literatura específica do grupo. As identificações estão sendo realizadas através da literatura específica, por comparação com exsicatas do Herbário INPA e de consultas a especialistas. Fotografias digitais estão sendo feitas visando a formação do “herbário digital” e futuras publicações oriundas do projeto.

RESULTADOS:

O desdobramento principal do presente projeto foi a criação do Herbário do IFAM, Campus Manaus-Zona Leste, cujo acrônimo é EAFM, uma homenagem a Escola Agrotécnica, nome ainda vigente à época de sua criação oficial através da Portaria 277 de 16 dezembro de 2008. O Herbário EAFM foi credenciado junto a Rede Brasileira de Herbário, sendo o quinto herbário do estado do Amazonas registrado na Rede. Até o presente o acervo está composto por cerca de 560 exsicatas, distribuídas em cerca de 100 famílias botânicas, incorporadas pelo programa BRAHMS. Além das espécies oriundas do Campus, há coletas de outros municípios amazonenses e paraenses. Do levantamento no Campus até o momento foram coletados 179 exsicatas, sendo 54% (84 coletas) identificadas até o nível de espécie, 21% (37) até o nível genérico, 2% (3) somente até família e 20% (35) estão indeterminadas. Esta amostragem florística está distribuída em 64 famílias (53 “dicotiledôneas”, nove “monocotiledôneas” e duas “pteridófitas”), 106 gêneros e 84 espécies, com provavelmente duas espécies novas e/ou ao menos registros novos para o Amazonas. Sendo Fabaceae sensu lato a maior com 12 espécies, distribuídas nas três subfamílias; seguidas por Euphorbiaceae e Melastomataceae com oito espécies cada uma e Annonaceae com seis espécies.

CONCLUSÃO:

A implementação do Herbário EAFM está propiciando aos estudantes de nível médio e pós-médio da instituição treinamento e contato com a botânica. Devido à carência de taxonomistas residentes na Amazônia e a sua grande diversidade, a formação de recursos humanos jovens é um subsídio importante para estudos da flora. Este herbário tem como meta prioritária coletar e armazenar exsicatas de plantas de interesses econômicos diversos e coletas de material estéril, e.g., oriundas de projetos de etnobotânica ou de manejo florestal também serão aceitas, um diferencial aos demais herbários regionais. A carência de coletas botânicas na Amazônia é muito grande, como corrobora a presente pesquisa, onde foram coletadas até então, no mínimo, duas prováveis espécies novas e/ou ao menos registros novos para o Estado. Trata-se de uma Senna (Fabaceae-Caesalpinioideae), de hábito arbóreo, troncos e ramos sulcados, muito distinta das exsicatas existentes no acervo do Herbário INPA e uma Varronia (Boraginaceae), de hábito escandente. O conhecimento florístico desta área é importante, pois a mesma é um dos últimos remanescentes florestais da zona urbana de Manaus e abriga nascentes. Este estudo indica a grande riqueza florística dos remanescentes florestais do Campus e a importância de sua conservação.

Instituição de Fomento: IFAM-CAMPUS MANAUS-ZONA LESTE
Palavras-chave: biodiversidade, flora, recursos humanos.