61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
O ENOTURISMO COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO LOCAL EM LAGOA GRANDE (PE)
Maria Vanessa Nunes do Carmo 1
Carlos Vinícius Silva Vidal 1
Márcio Ricardo Abreu de Aquino 1
Michel Saturnino Barboza 1
1. Departamento de Ciências Geográficas, Universidade Federal de Pernambuco/UFPE
INTRODUÇÃO:
Em Pernambuco, um tipo de Enoturismo, turismo que se encontra em crescimento e se apresenta como um segmento da atividade turística, baseada na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e nas tradições e cultura das localidades que produzem esta bebida, destaca-se no extremo Sudeste do Estado de Pernambuco, sendo conhecida em todo o Brasil como a capital da uva e do vinho do Nordeste, Localizado no Vale do São Francisco, o município de Lagoa Grande, possui uma área territorial, total de 1.852 km², e está localizado a 661 km da capital, sendo sua população de 21.125 habitantes (IBGE, 2007), e o IDH de 0,627, atualmente é considerado um pequeno município de Pernambuco, mas em pleno desenvolvimento. Principalmente por essas questões, o município de Lagoa Grande se tornou o foco desta pesquisa.
METODOLOGIA:
Inicialmente realizou-se um levantamento bibliográfico, juntamente com a busca de materiais cartográficos, iconográficos e dados secundários, abastecidos principalmente por bancos de dados do IBGE, Agência Condepe-Fidem, EMBRATUR, Empetur e outras importantes bases de dados. Outra etapa da investigação foram feitos trabalhos de campo com o objetivo de conhecer a área de estudo e compreensão dos diferentes aspectos de produção do espaço geográfico municipal. Dessa forma, foi possível perceber a presença do enoturismo e as principais implicações que esse novo setor econômico trouxe para o município de Lagoa Grande. As variáveis selecionadas para a análise da produção do espaço possibilita a identificação do grau de evolução econômica, a mensuração dos impactos sociais e do comportamento dos fluxos e fixos turísticos para a cidade em questão.
RESULTADOS:
O município de Lagoa Grande é um dos pólos de vitivinicultura da região do Vale do São Francisco, sendo atualmente um dos mais importantes produtores de vinho de Pernambuco, com uma produção anual de cerca de 20,5 milhões de Kg de uvas e de sete milhões de litros de vinho (Assembléia Legislativa de Pernambuco, 2009). Algumas vinícolas do município possuem estrutura, possibilitando assim, o aumento do número de exportação (para Portugal) e também de importações ao longo dos anos, também para recepcionar os turistas interessados em acompanhar a produção dos vinhos, por exemplo, a vinícola da Vini Brasil, da Vitivinícola Santa Maria, que, embora seja a mais jovem produtora da região, vem se destacando no cenário nacional. Inclusive ocorre uma proposta de construir alojamentos dentro das instalações das vinícolas, colaborando para que os turistas não precisem se deslocar de Petrolina para Lagoa Grande, pois o município de Lagoa Grande não possui estrutura suficiente para instalá-los. Além disso, para um maior desenvolvimento econômico e geração de lucros, ocorre à chamada Festa da Uva, sendo um evento relacionado totalmente ao vinho e à uva que é realizada anualmente em meados do mês de outubro, assim o turismo vem ocasionando mudanças perceptíveis na dinâmica social.
CONCLUSÃO:
No contexto da globalização, onde os lugares sofrem com o processo de padronização espacial e a conseqüente perda de suas singularidades, é cada vez mais freqüente os estudos que buscam o desenvolvimento em escala regional ou local a partir de características próprias que favoreçam o desenvolvimento de certa atividade, que possa ser uma alternativa para o aumento da renda e dos empregos de um determinado local, promovendo assim, a melhoria da qualidade de vida. Vale ressaltar que o enoturismo, é um tipo de turismo que ainda carece de uma literatura mais aprofundada e especializada, e que por ser ainda bastante recente no Brasil, há a necessidade de ser mais divulgado entre os produtos turísticos que o país vende, principalmente, para o turismo interno. O estudo do enoturismo no município de Lagoa Grande mostra que o vinho e todas as suas fases de produção, baseado no turismo participativo, onde se procura integrar a comunidade à atividade turística local, possui a capacidade de mudar as realidades socioeconômicas desses lugares, ao mesmo tempo em que preza pelo desenvolvimento sustentável.
Instituição de Fomento: Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Enoturismo, Desenvolvimento, Lagoa Grande.