61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 3. Línguas Estrangeiras Modernas
A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DE ESCOLAS PÚBLICAS NO INTERIOR DO AMAZONAS.
Greiciele Rodrigues da Costa 1
Adriana da Silva Araújo Gama 1
1. Universidade do Estado do Amazonas/UEA
INTRODUÇÃO:

O ensino de línguas estrangeiras é parte essencial da educação no ensino fundamental e médio em uma sociedade cada vez mais globalizada. Uma boa formação em língua estrangeira pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional do educando. Por outro lado, as falhas nesse sentido podem gerar sérios problemas de formação e até impedir o acesso do aluno ao mundo acadêmico. Um ator fundamental nesse processo é o professor que ministra a disciplina de línguas estrangeiras (nesse caso o inglês) nas escolas públicas. Quem são esses professores? Eles têm formação adequada para a disciplina que lecionam? Têm acesso a formação continuada? Estão preparados para atender as demandas dos alunos quanto ao ensino de língua inglesa?

            Este trabalho busca delinear a identidade dos professores de língua estrangeira na rede pública de Tefé-Am e investigar como esse professor encara os desafios e dificuldades que encontra em seu dia-a-dia.

METODOLOGIA:

O nosso estudo é de cunho etnográfico e usou vários instrumentos de pesquisa como o diário de campo do pesquisador que conversou com professores, diretores e alunos; gravação de entrevistas com professores; consultas à legislação vigente e pesquisa bibliográfica do trabalho de teóricos e pesquisadores da área. Participaram dessa pesquisa oito professores informantes, em quatro escolas estaduais e municipais.

RESULTADOS:

Através de nossa pesquisa pudemos constatar um significativo despreparo desses profissionais. Percebemos que a maioria dos professores é despreparada, pois eles não têm curso de licenciatura em língua inglesa, e que a maioria desses profissionais são oriundos do curso de Letras com habilitação em Língua portuguesa apenas, curso este que não oferece a formação adequada para o magistério em Língua Inglesa. Um outro ponto notório é a carência de professores qualificados nas escolas, o que leva as mesmas a tentarem suprir essa necessidade preenchendo as vagas com professores cuja titulação é apenas o magistério e/ou licenciaturas diferentes da língua inglesa. 

            Um outro ponto que se sobressai na análise da identidade dos professores é a falta de motivação dos mesmos, pois as condições de trabalho não ajudam. Eles precisam lecionar também outras disciplinas, não tem afinidade com o idioma, a escola não dá equipamentos para ajudar nas aulas e a maioria dos alunos não dá o merecido valor à língua.   

            O que também percebemos através de nossa pesquisa são os vários conflitos que os professores de inglês passam nas escolas públicas, como o de ensinar uma língua que eles não falam e que não tem oportunidade de praticar, bem como as condições de trabalho e a falta de formação continuada, o que prejudica significativamente seu trabalho.   

           

CONCLUSÃO:

Através de nossa pesquisa constatamos que a prática de ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas em Tefé precisa ser urgentemente revista. Percebemos que a falta de professores de inglês e a falta de capacitação de muitos poderão ser supridas com o aprimoramento da qualidade dos cursos de formação de professores. Neste caso, é necessária a criação de um curso de Licenciatura em Língua inglesa, pois o mesmo não existe em nossa cidade, assim como o desenvolvimento de políticas educacionais que promovessem formação continuada, a fim de que o arcabouço pedagógico de nossos professores fosse revigorado.

Instituição de Fomento: FAPEAM: Fundo de Amparo à Pesquisa na Amazônia.
Palavras-chave: Professor de língua inglesa, Ensino de língua inglesa, Formação de professores de inglês..