61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria
IDENTIDADE CULTURAL ATRAVÉS DA COMIDA: UM ESTUDO DO AÇAÍ VOLTADO PARA ATIVIDADE TURÍSTICA NA REGIÃO DE BELÉM DO PARÁ
Jeanne Sandrele Gomes da Silva 1
1. 1. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA/UFPA
INTRODUÇÃO:
É uma verdade universalmente conhecida que a comida durante a história da humanidade tem desempenhado papel relevante, exprimindo costumes, condutas, criando identidades e definindo modos de vida. As cozinhas no mundo todo são fruto da miscigenação da culinária que transformou a arte de comer em uma forma de vida e descobertas culturais. Ao tratar do assunto, DaMatta (1986) estabelece que “comida não é apenas uma substância alimentar mas é também um modo, um estilo e um jeito de alimentar-se.” O açaí é importante elemento da culinária paraense, se mistura, enraíza na cultura, é material, imaterial, dinâmico, estático, passado entre gerações. Buscou-se conhecer a percepção e o sentimento dos envolvidos no cultivo e venda do açaí, fruto típico da região paraense e elemento de grande valor cultural para residentes e visitantes de Belém, identificando de que forma o açaí poderá ser inserido no turismo, constituindo importante ferramenta para profissionais da área, este por se fazer importante na gastronomia, sugere um leque de possibilidades a ser utilizado pelo turismo, no contexto da culinária regional paraense, podendo ser inserido nos roteiros turísticos e gastronômicos na região das ilhas e na capital.
METODOLOGIA:

Buscou-se ter embasamento teórico necessário para um planejamento adequado no desenvolvimento do trabalho de campo, utilizou-se uma abordagem antropológica, (Hall - 1998) a partir do qual foi possível alcançar os objetivos mencionados. A metodologia utilizada para a coleta de dados aqui relatados foi a observação participante, através da interação espontânea com as pessoas da comunidade na região das Ilhas em Ponta de Pedra e em Igarapé Mirim onde é cultivado o açaí, como também nas visitas há cinco pontos de venda, no bairro da pedreira na cidade de Belém do Pará. Utilizando a técnica de roteiro para entrevista semi-estruturada, privilegiando a fala dos informantes para a construção do conhecimento, através da observação direta foi possível conversar com quatro produtores, cinco comerciantes e dez consumidores do produto, fazendo um acompanhamento com registro fotográfico. Desta forma, a pesquisa bibliográfica contribuiu para compreender a cultura enquanto produção de conhecimento para o coletivo e a historia da alimentação que constitui a identidade nas sociedades de acordo com Maciel (1998). O trabalho de campo possibilitou melhor aproximação com os sujeitos envolvidos, o que permitiu à descoberta de como a cultura do açaí está presente nas ilhas e ruas de Belém.

RESULTADOS:

Mais do que as técnicas, as maneiras de fazer a comida estão relacionadas aos significados atribuídos aos alimentos e ao ato alimentar, que vem a ser um ato culinário, de transformação. Assim, a maneira de misturar e transformar o alimento, de fazer a comida, a culinária própria de determinada cultura, demonstra estilo de vida, produz mudança que não é só de estado, mas de sentido. O açaí e uma fruta, típico na região paraense e importante na alimentação diária das populações locais por seus altos valores nutricionais. Apresenta variação na cor roxa e branca, o açaí está enraizado no modo de vida e nos costumes da população local, mesmo aqueles que visitam a região, experimentam a maneira de lá, adoçado ou fazendo pirão, acompanhado por peixes e carnes fritos. É necessário cuidado no manuseio do fruto, existe uma maneira certa de colher, separá-lo dos ramos, colocá-los nas razas (espécie de cestos) e transportá-las, é um trabalho fundamental e tradicionalmente passado de geração para geração, pois o processo de debulhar os cachos requer conhecimento, trabalho, agilidade e paciência. A forma de manejo é peculiar, aguçando a curiosidade dos visitantes em conhecer e interagir com a população e a realidade local.

CONCLUSÃO:
A identidade cultural de um povo age como sustentação e manutenção de suas tradições, traços peculiares e viver próprio, permite a produção, fomento e difusão do conhecimento. Através das percepções dos envolvidos na pesquisa, sobre o manejo e consumo do açaí foi possível aprofundar o tema ao perceber fatores ligados à cultura, a identidade construída a partir do consumo desta iguaria e na produção caseira. O açaí é importante, pois representa parte da cultura local, podendo estar inserido no turismo de forma planejada a partir do conhecimento de sua diversidade, significados e originalidade. Percebe-se uma identificação pessoal com a história de cada individuo, portanto, diante desse elemento da culinária local as pessoas aprendiam a cultura de um povo seja ao tomar, comer ou ao caminhar nas ruas e praças de Belém, onde a bandeira vermelha na frente das casas que vendem o açaí, tradicionalmente conhecida está inserida no cotidiano, também a degustação com exóticos acompanhamentos. É importante inserir na atividade do turismo esse produto, que apresenta características essencialmente locais, realizando o desejo dos visitantes que buscam encontrar nas suas viagens, o prazer em conhecer e participar da realidade e do cotidiano dos destinos receptores.
Palavras-chave: Açaí, Cultura, Turismo.