61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
A CONTRIBUIÇÃO DO JOGO PRÉ-ESPORTIVO NO DESENVOLVIMENTO DE  CRIANÇAS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL  
Keli Mara Zanette 1
Víviam Santin Tremea 1, 2
1. Faculdade da Serra Gaúcha/FSG
2. Orientadora
INTRODUÇÃO:

Ensinar Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com Krebs (2000), é um desafio para muitos professores, por caracterizar-se como um ensino que atenda às necessidades de todos os alunos, considerando cada criança como um indivíduo único e, ao mesmo tempo, sujeito de um mesmo grupo social. Sob o prisma do paradigma bioecológico, a pessoa deve ser entendida pelas suas características físicas, biológicas, psicológicas e sociais em interação com o ambiente e podem apresentar-se como um importante fator no processo de desenvolvimento. Essas características são denominadas de denominadas disposições, recursos e demandas. O envolvimento das crianças nas atividades esportivas, de acordo com Oliveira e Paes (2004), deve ter caráter lúdico, participativo e alegre, a fim de oportunizar o ensino das técnicas esportivas, estimulando o pensamento tático. Todas as crianças devem ter a possibilidade de acesso aos princípios educativos dos jogos e brincadeiras, influenciando positivamente o processo ensino-aprendizagem. Diante do exposto buscamos investigar as contribuições do jogo pré-esportivo para o desenvolvimento de crianças da 3ª série do Ensino Fundamental, verificando as características de disposições, recursos e demandas das crianças.

METODOLOGIA:

A pesquisa caracterizou-se como quase-experimental, por não apresentar grupo controle, verificando o efeito que a variável produz no objeto em determinada situação. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Cattani, de Garibaldi-RS. Foram considerados participantes deste estudo, 22 alunos, da 3ª série do Ensino Fundamental. Como instrumento foi utilizado uma matriz de observação adaptada de Copetti (2001), contendo as características dos sujeitos (disposições, recursos e demandas), através de observação direta e indireta. Cada componente da matriz foi classificado como ruim (1), bom (2), muito bom (3). Após o consentimento da escola e dos responsáveis pelas crianças foi dado início a coleta das informações. Inicialmente foi realizado o planejamento do jogo pré-esportivo a ser aplicado através de indicadores e princípios dos jogos pré-esportivos: relação com o espaço e tempo, relação com o objeto e relação com o grupo. A aplicação ocorreu durante seis aulas de Educação Física no transcorrer de três semanas consecutivas.  As filmagens foram analisadas cuidadosamente pelo pesquisador e para a análise dos dados foi utilizado a estatística descritiva e o teste de diferenças de Wilcoxon, através do pacote estatístico SPSS 11.5.

RESULTADOS:

 A realização do Jogo dos Passes foi bem aceita pelos alunos; mostravam-se ativos no processo, um estimulando o outro na tentativa de melhorar o desempenho do grupo na realização do jogo. Pode-se verificar que a cada nova aplicação ou a cada nova regra imposta ao jogo, a motivação e a dedicação aumentavam. Pode-se observar características de disposições desenvolvimentalmente-geradoras (curiosidade, empenho na realização do jogo tanto individual como em grupo, iniciativa) e disruptivas (explosividade, distração e agressão verbal - pólo ativo). A disposição dos sujeitos estavam relacionadas com as manifestações das forças ambientais que também interferiram na participação, envolvimento dos alunos e na melhoria de suas condições para a realização da tarefa. A manifestação de disposições disruptivas tiveram uma melhora estatisticamente significativa, da 1ª para a 6ª sessão, demonstrando que quanto maior o envolvimento do grupo no processo de organização e realização do jogo, maior era a dedicação e a cooperação para alcançarem o objetivo do mesmo. Proporcionar aos alunos a prática do jogo pré-esportivo significou maior aceitação do outro no processo de aprendizagem (demanda) e conseqüentemente, melhora nas habilidades e no desempenho da tarefa (recursos), ficando evidenciada diferença estatisticamente significativa (p<0,05) da 1ª para a 6ª sessão. 

CONCLUSÃO:

Pode-se concluir que os jogos pré-esportivos podem contribuir para o desenvolvimento dos alunos, na aquisição e aperfeiçoamento das habilidades motoras (recursos), bem como, no desenvolvimento de disposições e demandas. São facilitadores no processo de aprendizagem dos esportes, fazendo com que os alunos adquiram habilidades para conseqüentemente aplicá-las nas modalidades esportivas. O processo de aplicação do “jogo dos passes” (planejamento, organização, aplicação) foi fundamental para o engajamento dos alunos na atividade, gerando disposições para a prática, melhoria nos recursos e conseqüentemente nas demandas. Sabe-se que durante toda a vida o ser humano passa por grandes transformações, principalmente quando crianças e se tratando das características pessoais, considera-se relevante que o professor conheça e entenda cada passo dessa transformação para compreender as necessidades da criança, estimulá-la e com isso auxiliá-la em seu desenvolvimento para que futuramente permaneça ativa nas atividades físicas. A criança necessita vivenciar contextos em que ela possa adquirir e aperfeiçoar suas habilidades, que a façam se sentir engajadas e motivadas na realização da tarefa.

Palavras-chave: Crianças, Jogo Pré-esportivo, Desenvolvimento Infantil.