61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 2. Serviço Social da Criança e do Adolescente
CONVERSANDO SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇA
Leila Chagas de Souza Costa 1
1. Universidade Estadual de Roraima/UERR
INTRODUÇÃO:
A Universidade Estadual de Roraima, engajada na problemática da violência sexual contra a criança, entende que tal enfrentamento não se deve restringir à denúncia dos casos identificados desta expressão de violência aos órgãos competentes, mas deve também considerar a prevenção como uma estratégia fundamental de enfrentamento. Assim, um grupo de docentes idealizou um projeto de extensão, tendo como diretriz a sensibilização e a capacitação sobre a Violência Sexual contra a Criança, a partir dos alunos do curso de Serviço Social. O principal objetivo foi o de fomentar o estudo sobre a violência sexual contra as crianças da escola Maria Miracelma e despertar junto à comunidade escolar do Município de Mucajaí (Estado de Roraima) o interesse sobre a temática, visto que a região é considerada rota da pedofilia e tráfico de seres humanos.
METODOLOGIA:
A metodologia consistiu na realização de oficinas pedagógicas com alunos e alunas das séries iniciais do ensino fundamental da escola pública de Mucajaí. Ao longo destas oficinas, as crianças ouviram a história “Conversando sobre Violência Sexual contra a Criança”, comentaram a história e produziram desenhos e redações sobre o tema que também foram socializados em sala de aula. A pesquisa ocorreu de forma natural, tendo os pesquisadores utilizado diálogos informais com a direção da escola, os professores e os pais (colhendo dados para o relatório e fazendo anotações em diário de campo). Por fim, as produções das crianças foram analisadas quantitativamente e qualitativamente, na busca de outros conhecimentos e vivências que elas possam ter sobre o tema em questão.
RESULTADOS:
Após aplicação do projeto, ocorreu uma mesa redonda com a participação de autoridades locais (Juíza da Infância e adolescente, Defensor público, Pastoral da criança, Professores da Universidade e a Comunidade Acadêmica) que militam em prol da causa da Criança e do Adolescente, quando aprofundaram e debateram a respeito dos diversos problemas existentes no município, voltados para a exploração sexual infantil, buscando estabelecer estratégias para o enfrentamento da questão através da continuação do projeto como proposta de intervenção na realidade local. Os discentes do curso de Serviço Social relataram que observaram o interesse por parte das professoras da escola e que as mesmas afirmaram que ainda não foram atendidas pelo projeto, demonstrando interesse de que o projeto possa se estender, pois segundo elas as auxiliará no combate à exploração sexual, e que esse tipo de iniciativa deveria ser estimulada pela Secretaria de Educação como proposta pedagógica para o município. Observa-se que as iniciativas voltadas para essa temática têm sido insuficientes para o combate a exploração sexual infantil e que ainda existe pouco esclarecimento por parte dos docentes das escolas de nível fundamental para o enfrentamento dessa problemática.
CONCLUSÃO:
A violência sexual contra a criança é um problema que atinge física, emocional e psicologicamente milhares de crianças em todo o Brasil. Em Roraima, tal expressão de violência materializa-se tanto nas relações interpessoais domésticas quanto no tráfico de crianças intermediado por redes de exploração sexual. Como professoras pesquisadoras e atuantes na realidade social do Município de Mucajaí (Estado de Roraima), sentimo-nos na responsabilidade de desvendar esse cotidiano de exploração sexual, maus tratos e a ausência de esclarecimento adequado para combater tal questão, com o objetivo de proteger o bem maior do Estado que são as crianças. Enfrentar essa problemática diz respeito às ações de denúncia dos casos identificados e de prevenção, pois se entende ser este o melhor caminho para o enfrentamento da exploração sexual infantil.
Instituição de Fomento: Universidade Estadual de Roraima/UERR
Palavras-chave: Criança, Prevenção, Violência Sexual.