61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 6. Ciências da Religião e Teologia
A RELAÇÃO ENTRE O CRESCIMENTO DO PENTECOSTALISMO E DA VIOLÊNCIA NA PERIFERIA DE SÃO PAULO
Manuela Henrique Nogueira 1
1. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP
INTRODUÇÃO:
Fenômenos tão díspares como o crescimento das igrejas pentecostais e os altos índices de violência em regiões periféricas podem estar relacionados pelo interesse de alguns indivíduos dessas comunidades em se protegerem da exposição à violência crescente. O objetivo desta pesquisa é investigar se é possível ou não relacionar a expansão das igrejas pentecostais e a violência urbana.
METODOLOGIA:
O trabalho baseou-se na leitura de bibliografia específica sobre violência e pentecostalismo, no levantamento de dados em institutos de pesquisa e num projeto social, na região do Jardim Ângela, que atende a mulheres em situação de violência doméstica e na conseqüente análise dos dados coletados. Foram levantadas informações, nas fichas das usuárias da Casa Sofia (cujas informações sigilosas foram cedidas pela mesma), acerca do perfil das mulheres que sofreram violência doméstica e de seus respectivos agressores; recolhemos dados como a religião a que pertencem, sua escolaridade e o índice de ocorrência de casos de dependência química entre os agressores.
RESULTADOS:
Esse levantamento possibilitou a elaboração de gráficos e a análise, a partir deles, das questões referentes à relação entre violência doméstica e religião.
CONCLUSÃO:
Constatamos que, entre os agressores pertencentes às religiões evangélicas, uma minoria era de dependentes químicos e, entre os pertencentes à religião católica, os dependentes químicos constituíam a maioria. Dessa constatação, pode-se inferir que, embora a dependência química seja um elemento relevante nessa questão, ela não é o fator exclusivo para a violência doméstica e que o controle exercido pelas comunidades evangélicas sobre os comportamentos relacionados a bebida alcóolica e outros tipos de substâncias químicas pode, eventualmente, ser inibidor da prática da violência.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq
Palavras-chave: Religião, violência doméstica, Pentecostalismo.