61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS.
Hélia Maria Barroso Braga 1
1. Universidade Federal da Paraíba
INTRODUÇÃO:

O início do século XXI se apresenta como um momento ímpar na história da humanidade. É possível atribuir esse movimento de transformação da sociedade, em grande parte, às inovações tecnológicas. Contudo, constata-se que esse desenvolvimento tecnológico por si só não pode dar respostas às complexas demandas sociais, necessitando-se da intervenção da educação como eixo norteador do processo. Assim, essa dissertação busca investigar a  formação inicial docente para utilização pedagógica das tecnologias da informação e comunicação, tomando como objeto de análise o Projeto Político-Pedagógico do curso de Pedagogia de universidades federais brasileiras. Define-se como categoria teórica cultura, formação docente e currículo para refletir sobre esse fenômeno e responder como a formação docente tem contemplado o uso das tecnologias da informação e comunicação como prática pedagógica na atual conjuntura social. Com essa pesquisa, à luz dos Estudos Culturais, procura-se ampliar as discussões sobre a formação docente, na perspectiva da construção de um currículo multicultural e da utilização pedagógica das tecnologias da informação e comunicação, visando a contribuir para a qualificação do futuro profissional da educação em consonância com a sociedade do conhecimento.

METODOLOGIA:

A pesquisa adota uma abordagem qualitativa do tipo descritiva e tem como objeto de análise o Projeto Político-Pedagógico (currículo e ementas) do curso de Pedagogia das universidades que responderam ao convite para cooperação, a saber: UFPA, UFPI, UFPB, UFPE, UFG e UFRGS. O PPP dessas instituições é analisado em busca de indícios de um currículo multicultural e da formação docente que contemple a utilização pedagógica das tecnologias da informação e comunicação. Os dados são cruzados relacionando as categorias de análise: perfil docente, composição curricular e ementas com as categorias teóricas: cultura, currículo e formação docente, utilizando para tal, a recorrência de elementos que se desdobram, tanto empírica como teoricamente, no conjunto dos PPP. O pressuposto da investigação é que o PPP e, principalmente, as ementas das disciplinas revelem que as tecnologias da informação e comunicação e a educação estão intimamente vinculadas, evidenciadas na leitura crítica da sociedade do conhecimento e na visão do computador como um elemento a mais para a construção de uma aprendizagem significativa, contextualizada e coerente com as novas demandas sociais.

RESULTADOS:

A pesquisa revela que a formação docente para os novos contextos educacionais e sociais tende à mudança de concepção teórico-metodológica, entendendo-se o professor como um componente fundamental em todo processo ao se utilizar as tecnologias da informação e comunicação na sua prática pedagógica. O docente destaca-se como um elemento chave na mediação entre os saberes do currículo escolar e as questões político-sociais do mundo contemporâneo. A reformulação nos PPP aponta para essa nova visão do profissional da educação (formação no interior da universidade; construção do conhecimento pela pesquisa; criticidade; prática reflexiva; autonomia; sólida formação inicial; trabalho coletivo). A reformulação do PPP do curso de Pedagogia das instituições participantes da pesquisa parece revelar a preocupação em preparar os egressos para lidar com os novos desafios da educação. Nota-se, também, que muito embora ainda tímidas, as questões tratadas ao longo da investigação (multiculturalismo, diversidade, flexibilidade, inclusão, tecnologias da informação e comunicação etc) são percebidas nesses documentos, os quais buscam se adequar às orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (2006).

CONCLUSÃO:

A pesquisa conclui que a formação docente para atender às demandas da sociedade do conhecimento requer uma formação sólida do profissional da educação no interior da universidade, considerando-se como pontos relevantes: interdisciplinaridade; flexibilidade; valorização do processo e não dos fins; descontinuidade; não-linearidade; formas visuais como representação de mundo; subjetividades. Diante do resultado da análise dos dados, pode-se afirmar que as tecnologias da informação e comunicação estão presentes na formação do professor, não só como técnica, mas, sobretudo numa perspectiva crítica, mas que devem ser reforçadas a partir de programas e políticas educacionais que se coadunem com a nova sociedade que se quer formar. Conseqüentemente, são imprescindível decisões políticas que aprofundem as discussões sobre o modo como as universidades estão formando os seus docentes, na perspectiva de utilização pedagógica das tecnologias da informação e comunicação e de um currículo multicultural, contemplando a inserção do futuro profissional da educação na sociedade do conhecimento.

Instituição de Fomento: Prefeitura do Recife e Governo do Estado de Pernambuco
Palavras-chave: Formação Docente, Tecnologias da Informação e Comunicação, Currículo.