61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 7. Serviço Social
A EXTENSÃO COMO FACILITADORA DA APRENDIZAGEM: DESAFIOS POSTOS À FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO CEULJI /ULBRA
Odete Rigato Mioto 1
Dulce Teresinha Heineck 1
Susana Maria Mana Aráoz 1
José Carlos Pereira dos Santos 1
Ivânia Prosenewicz 1
José Martins Santos 1
1. Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná - CEULJI/ULBRA
INTRODUÇÃO:

A extensão universitária se destina a aproximar a universidade daqueles que não se encontram diretamente ligados à vida de Universidade, dando, assim, maior amplitude e mais larga ressonância às ações para elevar o nível de cultura geral do povo. Desta forma, a Universidade necessitará de projetos de caráter permanente ou temporário, em função das peculiaridades de cada região ou comunidade. A extensão deve ser constituída de projetos que contemplem atividades de caráter educativo, cultural, artístico e/ou científico, desenvolvidos obrigatoriamente por docentes e discentes através de ações sistematizadas, voltadas à superação de problemas sociais relevantes. Nesse sentido a pesquisa objetivou saber o que levou os cursos a desenvolver atividades de extensão bem como seus benefícios à formação profissional e à comunidade.

METODOLOGIA:

Para atingir o objetivo proposto, optou-se como método de procedimento pelo estudo de caso (Yin 2005). Como técnica para a coleta de dados, utilizou-se a aplicação de questionário com os professores e acadêmicos que desenvolvem atividades junto à extensão universitária do CEULJI/ULBRA. Como método de análise, utilizou-se o dialético por este permitir analisar a questão nos aspectos tanto de ordem institucional, quanto educacionais e até mesmo sob o ângulo de retorno à sociedade envolvente.

RESULTADOS:

Ao perguntar o que levou o curso a optar por desenvolver atividades de extensão. Dos cursos questionados, 80% responderam que foi necessidade de contato dos acadêmicos com a prática e desejar contribuir com a sociedade. 20% responderam ser o compromisso com o ser humano e com a comunidade. Quando perguntado: Qual a importância das atividades desenvolvidas junto aos projetos de extensão na formação profissional do acadêmico. 100% responderam ser a relação teoria x prática e teceram comentários tais como: É a oportunidade de colocar em ação os conhecimentos. É nesse momento que se percebe estarem teoria e prática interligadas. Quando questionado: Você acredita que os trabalhos desenvolvidos, fazem a ponte entre a universidade e a sociedade local? Por quê? Responderam que sim porque oportuniza a experiência dos acadêmicos com a realidade a ser trabalhada em sua atuação profissional e que a comunidade mesma destaca que o aprendizado oportuniza a melhoria de vida. Quando perguntado: Efeitos positivos. 70% responderam que enseja a socialização entre grupos acadêmicos. 30% complemento teoria x prática. Quando perguntado: Efeitos negativos. 80% desconhecem. 20% desistência dos acadêmicos.

CONCLUSÃO:

A extensão universitária é uma ponte permanente de ligação entre a universidade e os diversos setores da sociedade, pois o conhecimento produzido na Universidade parte da comunidade e a ela retorna de forma sistematizado objetivando melhorias nos diversos aspectos, sejam econômicos, sociais, intelectuais. Considerando a extensão universitária como facilitadora da aprendizagem, cabe aos cursos de graduação intensificar e ampliar as atividades junto aos projetos de extensão para o envolvimento de um número maior de acadêmicos, promovendo, dessa forma, um alargamento dos canais de articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Por outro lado, cabe à instituição de ensino o apoio tanto de ordem econômica quanto de incentivo no sentido de que esses projetos se tornem referência na comunidade e que os profissionais em formação nos diversos cursos sintam-se preparados para atender de forma competente as demandas que se apresentam.

Palavras-chave: Extensão Universitária, Formação Profissional, Aprendizagem.