61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
O ENSINO DA FÍSICA NA PRODUÇÃO DO VINHO DO AÇAÍ: UM MODELO DE AULA CONTEXTUALIZADA
Edésio Lobato de Souza Junior 1
Antonio Sérgio da Silva Braga 1
Élida Viana de Souza 2
Emanuel Thiago de Oliveira Sousa 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
2. UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ - AP
INTRODUÇÃO:

Em muitas regiões da Amazônia, o açaí ainda é amassado manualmente pelos vendedores, sendo que alguns utilizam até garrafas de vidro para amassá-lo. Na produção artesanal, o esforço físico é intenso e a produção do açaí pequena, o que torna o lucro também diminuto. A tecnologia trouxe o aumento na produção do açaí e diminuição do trabalho do vendedor, pois a máquina despolpa o açaí mecanicamente, criando uma relação de custo x beneficio mais favorável ao vendedor. Esta situação mudou o perfil dos produtores do açaí, que antes eram pessoas provenientes das classes mais baixas e agora temos produtores também na classe média. Até as grandes redes de supermercados entraram na disputa pelos consumidores do açaí. O funcionamento da máquina que mudou a estrutura social da produção do açaí é baseado em princípios da Física, que ao serem aplicados no cotidiano, produzem tecnologia barata e facilitam o trabalho do homem amazônico. A problemática de como dar aulas de Física para o Ensino Médio é enfrentada diariamente pelos professores da disciplina em todo o país. O objetivo desta pesquisa é apresentar uma aula de Física contextualizada, sem o uso de conceitos teóricos pré-concebidos e equações matemáticas prontas, que não despertam no aluno um interesse maior pela disciplina.     

METODOLOGIA:

Este estudo foi realizado com alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Amapaense, nesta cidade de Macapá., antes da turma ter estudado os conteúdos teóricos sobre o acoplamento de polias e engrenagens. No início das atividades, os alunos tiveram acesso a fotos, figuras e assistiram um curto vídeo sobre uma batedeira, uma bicicleta e uma máquina despolpadora de açaí. Após, os alunos foram divididos em grupos com 5 (cinco) componentes e foi apresentado o processo mecânico de obtenção do vinho do açaí. Após, os alunos deveriam enumerar seus questionamentos e produzir um pequeno texto respondendo a seguinte questão: O que uma batedeira, uma bicicleta e uma máquina de despolpar açaí têm em comum?

RESULTADOS:

É bastante comum nas escolas de Ensino Médio, encontrarmos professores de Física com dificuldades em construir o conhecimento junto com seus alunos de maneira prazerosa e funcional. A Física é tida como uma disciplina difícil de ser ensinada e com isso os alunos apresentam desinteresse e dificuldades na aprendizagem dos conteúdos. A contextualização do ensino da Física tem adicionado importantes contribuições na aprendizagem e construção do conhecimento, pois além de exigir do professor aulas dinâmicas e criativas, despertam sobremaneira o interesse dos educandos. Por exemplo, dentre os principais questionamentos levantados pelos alunos, podemos citar: Por que a máquina de despolpar o açaí não é como uma batedeira de bolo? Por que as polias têm tamanhos diferentes? Será que elas giram do mesmo jeito? Qual a função da correia na máquina de despolpar o açaí? O sistema de acoplamento de polias diminui os gastos com a energia elétrica? Que outras máquinas utilizam o acoplamento de polias através de correias?

CONCLUSÃO:

Pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira ( Lei 9.394/96), a Educação Básica  tem como principal objetivo desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação indispensável para exercer a cidadania e o fornecimento de meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Logo, o Ensino Médio deve ser planejado de acordo com as características sociais, culturais e cognitivas dos alunos já que a construção do conhecimento cientifico, tecnológico e cultural deve partir e a utilização de aulas contextualizadas tendem a propiciar condições para que os alunos percebam e principalmente tenham interesse sobre como chegamos ao atual estágio tecnológico.

Instituição de Fomento: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
Palavras-chave: despolpadora de açaí, aula de Física contextualizada, construção do conhecimento.