61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TRANSCENDENDO A MERA INTRODUÇÃO DE BRINCADEIRAS E JOGOS PARA A EMANCIPAÇÃO NO TEMPO PRESENTE
Andrize Ramires Costa 1
Soraya Corrêa Domingues 1
Marcelo Rocha Radicchi 1
Elenor Kunz 1
1. Curso de Pós-graduação em Educação Física Mestrado/ Doutorado/ UFSC
INTRODUÇÃO:

Este trabalho está entre os estudos e pesquisa de Educação Infantil, Movimento humano e Formação de Professores. Ele representa uma reflexão critica da prática pedagógica da educação infantil e busca aprofundamento teórico na leitura e revisão das últimas reformas do sistema educacional brasileiro, como a LDB e as novas diretrizes indicando as evidências na ênfase para a Educação Infantil. A preocupação em desenvolver o ensino infantil reflete em todas as áreas propostas para atuação docente, indicando possibilidades teóricas e práticas para valorizar a infância na educação e desenvolvimento do ser humano. Neste cenário, o profissional da Educação Física pode oferecer boas contribuições para a educação infantil quando parte da compreensão da criança que pode aprender se movimentando, se conhecendo e conhecendo o seu meio. Identificamos que a atuação do profissional de Educação Física não atende as necessidades do mundo da infância. O objetivo é investigar o papel do Profissional de Educação Física na atuação da Educação Infantil, levando em consideração o que a criança, no seu tempo-presente, quer e precisa, indica-se, a partir desses estudos, como uma das possibilidades pedagógicas, o “brincar e se movimentar”.

METODOLOGIA:

A metodologia adotada por esta pesquisa é qualitativa e social. Através da comparação, avaliação e análise dos dados coletados na prática pedagógica e na revisão bibliográfica organizamos a pesquisa para descrever a realidade evidenciando os aspectos do desenvolvimento humano, especialmente da criança. Aproxima-se da abordagem fenomenológica, pois busca a compreensão da “coisa em si” percebendo a aparência e a essência pela percepção, pelo conhecimento sensível que valoriza a intenção e interpretação dos dados como possibilidades do ato de pesquisar. Os passos para desenvolver esta pesquisa foram os seguintes: aproximação da Educação Infantil, para compreender que a vida infantil se constrói no mundo e compartilha com toda a sua complexidade social; observação da fase inicial da criança às percepções e sensações e sua conformação na experiência; observações da percepção da criança em relação a totalidade corporal e o envolvimento afetivo; observar diretamente da ação pedagógica do professor de Educação Física destacando seus procedimentos teórico-metodológicos.

RESULTADOS:

Há possibilidades de atuação do profissional de educação Física na Educação Infantil a partir da compreensão de que o mundo da criança precisa ser respeitado em seu tempo-presente proporcionando ambientes de interação emancipatória, ou seja, todo o ser criança deve estar sendo percebido e valorizado no processo pedagógico, valorizando o se movimentar e o brincar como elementos essenciais da educação infantil. Os saberes das crianças devem estar presentes na educação, elas sabem, sentem e entendem muito do seu desenvolvimento e confrontos no mundo, elas querem que os outros as auxiliem para avançar e crescer. Se alguma coisa as impede de avançar podem facilmente agir de modo agressivo, hostil, irado, hiperativo. Poderão se recolher em seu mundo imaginário de sua própria fantasia. Poderão se calar por longo tempo. Por isso o espaço de livre movimentação é um importante elemento a ser valorizado pela educação infantil, nele a criança tem a possibilidade de se conhecer e conhecer o seu mundo, vivendo-o e experimentando-o, criando e recriando movimentos e linguagens a partir a interação e percepção.

CONCLUSÃO:

Concluímos que o profissional da Educação Física atuando na educação infantil, pode oferecer possibilidades pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento da criança. Neste trabalho indicamos o brincar e o “se movimentar” como um dos elementos pedagógicos essenciais da infância, já que nesta perspectiva é proporcionada a livre movimentação e aprendizagem a partir do brincar. Nas instituições de educação infantil o tempo e os espaços são limitados pelos adultos, o brincar passa a não ser mais espontâneo, visto que há diversas determinações que castram a liberdade das crianças. Uma vez a educação infantil institucionalizada e passa a ser oferecida nas creches faz-se necessário pensar o atendimento a estas crianças. Sendo que o brincar e o se-movimentar da criança é aqui considerado como de fundamental importância, para uma educação emancipatória. O ambiente escolar precisa proporcionar a criança condições de realizar o seu brincar e se-movimentar do jeito que ela já sabe, neste ambiente estão contidos de forma conexa: o espaço e o tempo que fazem parte de uma realidade relacional. Na educação Física isso é possível pela aproximação da abordagem critico emancipatória.

Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: Educação Infantil, Se movimentar, Profissional de Educação Física.