61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Centro Vasconcelos Sobrinho de Educação Ambiental: uma proposta da sociedade civil para Gestão Pública de Pernambuco – Recife – PE
Alexandre Jorge Pimentel Moura 1
1. Engº Agrônomo – Assoc. Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores - APIME
INTRODUÇÃO:

O professor e ecólogo pernambucano João Vasconcelos Sobrinho destacou-se por sua visão vanguardista sobre questões ambientais. Quando estudante do curso de agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE descobriu exemplar de Pau Brasil, considerado extinto na época. Criou a Estação Ecológica de Tapacurá – São Lourenço da Mata - PE e o então Horto Zoobotânico de Dois Irmãos no Recife – PE, sendo seu primeiro diretor. Estudioso sobre o processo de desertificação destacou-se nas discussões sobre o tema no Brasil e no mundo. Interveio junto ao Vaticano para nomear São Francisco de Assis como padroeiro do Meio Ambiente no Brasil. Em 2008, ano do centenário de seu nascimento, a Associação Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores - APIME que, desde 1998, mantém no Parque Estadual Dois Irmãos trabalho de educação ambiental utilizando-se de colônias de meliponíneos, propôs ao Governo do Estado de Pernambuco denominar de Centro Vasconcelos Sobrinho de Educação Ambiental o espaço do Parque destinado a essa prática. A proposta teve como objetivo proporcionar a divulgação dos princípios e ensinamentos sobre temas ambientais difundidos por Vasconcelos Sobrinho, além de homenageá-lo.

METODOLOGIA:

Foi realizada pesquisa bibliográfica sobre os trabalhos e estudos de Vasconcelos Sobrinho e coleta de informações que serviram para subsidiar a elaboração da justificativa para a solicitação da criação do Centro Vasconcelos Sobrinho de Educação Ambiental. Foram visitadas e consultadas as Instituições: Fundação Joaquim Nabuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Associação Pernambucana de Defesa da Natureza – ASPAN, além de entrevista com o filho do Ecólogo, Sr. Terêncio Vasconcelos. A APIME elaborou documento intitulado “Comemoração do Centenário de Nascimento de Vasconcelos Sobrinho 1908-2008 – Criação do Centro de Educação Ambiental Vasconcelos Sobrinho no Parque Dois Irmãos” o qual foi encaminhado, em abril de 2008, à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente – SECTMA, através do Ofício APIME Nº 001/2008.

RESULTADOS:

Em 28 de abril de 2008, dia do Centenário de Nascimento do Ecólogo, o Governo do Estado de Pernambuco assinou Portaria que denominou Centro de Educação Ambiental Vasconcelos Sobrinho o espaço físico destinado a Educação Ambiental no Parque Dois Irmãos. Em 05 de junho de 2008, nas comemorações da Semana de Meio Ambiente, foi inaugurado o  referido Centro, com o lançamento de exposição sobre a vida e realizações do professor, apresentada em 08 painéis e afixação de escultura (busto) do ecólogo. Resgatou-se o vídeo documentário denominado “Vasconcelos Sobrinho, Apóstolo da Vida”, da Fundação Joaquim Nabuco, atualmente disponível no Parque Dois Irmãos. O Centro passou a desenvolver suas atividades baseadas em uma agenda voltada para temáticas difundidas pelo ecólogo Vasconcelos Sobrinho, como: Dia de Combate à Desertificação, Dia da Caatinga, Dia da Proteção dos Animais, Dia de São Francisco de Assis e o Dia do Pau Brasil. Os visitantes passaram a procurar saber quem foi o ecólogo e conhecer seus trabalhos.

CONCLUSÃO:

A iniciativa de uma entidade não governamental, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco viabilizou a criação de um Centro de Educação Ambiental o qual, atualmente, oportuniza aos freqüentadores do Parque Estadual Dois Irmãos atividades educativas baseadas nos princípios ambientais, ensinamentos, preceitos e conceitos de Vasconcelos Sobrinho, numa construção de valores sociais e de conhecimentos voltados para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Palavras-chave: Vasconcelos Sobrinho, Educação Ambiental, Parque Dois Irmãos.